Clube de Leitura

Há pouco mais de um ano, um grupo de leitoras se reuniu virtualmente (inicialmente por meio de um grupo no WhatsApp, e uma pessoa foi chamando outra e outra...) e criou o projeto #LeituraColetiva, com o intuito de ler livros clássicos juntas e discutir em grupos criados no Facebook. A ideia foi dando certo, dando certo... e elas acabaram formando um clube de leitura, ainda que tivessem notado.


Após quatro leituras coletivas, muitas discussões e sorteios entre os leitores participantes, o mesmo grupo de leitoras que se reuniu no início teve a ideia de oficializar o que já era uma realidade, dando nome ao grupo: Clube de Leitura – Amor por Clássicos. Foi o amor pelos clássicos, a vontade de conhecê-los ou mesmo o desafio (para alguns) de conseguir lê-los, que nos uniu, por isso não havia nome melhor para esse clube do livro.
Até o momento o clube é apenas virtual, mas não descartamos a possibilidade de, em algum momento, realizarmos encontros presenciais (organizados por todo o grupo ou individualmente). O importante é falarmos sobre livros e termos amigos leitores com quem dividir nossas experiências, né?!

As idealizadoras-membros-leitoras-organizadores do Clube de Leitura – Amor por Clássicos são:

Amanda - Confissões Femininas
28 anos. Canceriana dramática e trágica. Bacharel e mestre em Linguista de formação, blogueira por opção, leitora de coração e dorameira por compulsão. É do tipo que tenta fazer tudo sozinha, abraça o mundo com as pernas (quem não conhece essa expressão?) e “fala mais que o homem da cobra”. Compra muito mais livros do que dá conta de ler, tem mais namorados literários do que seria considerado aceitável e não troca um bom livro ou uma grande caneca de cappuccino por quase nada. A não ser que lhe ofereçam o Sam Heughan (nesse caso talvez ela tenha de pensar no assunto).

Bruna - Emoções à Flor da Pele
Uma autêntica canceriana que vive com as emoções à flor da pele (o nome do blog não é mera coincidência) e chora até assistindo comédia. Apaixonada por livros, não consegue imaginar sua vida sem as palavras. É eclética, mas tem uma queda especial pelos romances de época, os thrillers e os clássicos. Também ama História. Músicas e novelas são indispensáveis. Sua cor preferida é azul. Seu nome verdadeiro é Bruna, mas no mundo literário pode chamá-la de Luna.

Duda - Autora
Nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, mas mora na Grande Florianópolis desde os três anos de idade. Aos seis anos já tinha milhões de personagens e histórias em seus cadernos. Aos nove, escreveu seu primeiro poema e foi nesse momento que seu coração soube “o que ela queria ser quando crescer”. Hoje, com 28 anos, está sempre inventando novas histórias. Colorada. Slytherin. Nerd. Viciada em livros, filmes e séries de tv. Adora esmaltes, boas fotos e cantar no chuveiro.  Economista por profissão e escritora por amor, escreveu “Cartas para você”, seu primeiro livro, como uma forma de curar o coração e realizar o sonho de ajudar outras pessoas através de sua escrita.
Instagram: @dudarazzeraauthor

Franciele - Diário de Uma Leitora Compulsiva
32 anos. Taurina raiz, mas com um forte ascendente em leão. Lê desde os 6 anos, compulsivamente desde os 14, quando redescobriu a magia dos livros de romance e fantasia. Ama escrever em seu blog, falar sobre suas opiniões e fazer amigos literários (que geralmente leva pra vida!). Como uma boa leitora compulsiva, tem muitos livros não lidos e uma pilha que só aumenta... por isso, costuma ler uns três livros ao mesmo tempo. Esse ano, começou um novo desafio: mediar eventos em sua cidade, como membro do clube LiteraSorocaba.

Kelly - Paraíso das Ideias
Amiga e apaixonada pela vida e por animais. Encontrou no blog uma maneira de compartilhar sua opinião sobre os livros que devora (e são muitos!). Com o passar do tempo, mais que um hobby, o blog se tornou uma forma de conhecer pessoas e conquistar novas amizades.

Renata - Escuta Essa
Virginiana, Designer, Bacharel em Desenho Industrial e apaixonada por leitura. Não fica um dia sem ler pelo menos alguns capítulos ou, quem sabe, um livro todo de um vez, se a história for muito empolgante. Adora maratonar séries, assistir filmes (principalmente os franceses) e perde a hora jogando com seus amigos na internet. Com vontade de compartilhar cada vez mais o que acabou de ler ou assistir, criou o blog Escuta Essa, com resenhas e comentários diversos sobre o mundo da cultura, especialmente literatura, artes plásticas, cinema e games.

Vitória - Blog Doki Doki
Também conhecida como Vicky (ou Vic). É especialista em assistir mais de um dorama por vez e não confundir as histórias. Viciada em chá verde e eternamente apaixonada por mocinhos de livros, faz leitura crítica para ajudar autores iniciantes e é professora de português para estrangeiros na universidade onde estuda - e, no meio disso tudo, faz mestrado em estudos de literatura. Doki Doki é o som do coração ao ver alguém ou alguma coisa que ama... logo, o nome perfeito para um blog que reúne textos sobre tudo o que Vitória  mais ama e que lhe faz tão bem...

Leituras que já realizamos juntas (e chamamos uma galera!):

O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë
Norte e Sul - Elizabeth Gaskell
O Conto da Aia - Margaret Atwood
Jane Eyre - Charlote Brontë
O Fantasma da Ópera - Gaston Leroux

As discussões são realizadas no grupo Clube de Leitura - Amor por Clássicos no Facebook, clique aqui para participar do grupo.

Venha fazer parte desse clube!
Basta entrar no grupo que criamos no Facebook e ficar por dentro das próximas leituras!

Share
Tweet
Pin
Share