Meio blogueira e meio acadêmica: vou fazer uma coisa diferente por aqui

by - sábado, abril 06, 2019


Escrever sobre alguma coisa sempre é um desafio. E escrever um conteúdo diferente do que tenho postado ao longo dos anos é um desafio ainda maior, porque me acostumei a um certo tipo de post e a receber um certo tipo de "resposta" aos posts. Mas como diria Alice, é preciso fazer três coisas impossíveis antes do almoço, então aqui estamos nós. Neste post vou propor uma coisa diferente aqui no blog: compartilhar com você alguns conteúdos com viés mais acadêmico.

Ao longo das próximas semanas, ainda sem um dia fixo (e provavelmente em dias que não coincidam com os dias de postagem já definidos), postarei aqui reflexões (ou comentários, análises, divagações...) sobre um determinado tema, com um determinado objeto como centro/ponto de partida. Por serem parte dos exercícios de uma disciplina que estou cursando, a linguagem e o tipo de abordagem dos posts podem se diferenciar um pouco dos outros conteúdos daqui, o que, logo de cara, pode ser uma surpresa para você. Mas todos os posts serão sinalizados com a tag "academiquês" (para combinar com a página que abri recentemente aqui no blog) e você pode simplesmente ignorá-los, se os posts não te chamarem a atenção. Combinado?

imagem: fanpage do Clube da Carina no Facebook

Antes de qualquer outra coisa, é preciso contar qual será o ~objeto~ de estudo destes posts. Se você acompanha o blog (ou o perfil do blog no Instagram) há algum tempo, sabe que adoro um clube do livro – e gostaria de poder assinar muitos deles –, por isso resolvi unir o útil ao agradável e escolhi olhar mais de perto (e a partir de uma base teórica) o Clube de Romance da Carina, clube do livro do Grupo Editorial Record com curadoria da escritora nacional Carina Rissi.

A escritora paulista Carina Rissi conta com mais de meio milhão de exemplares vendidos pela Verus Editora, sendo um fenômeno de popularidade entre adolescentes e adultos na faixa dos trinta anos,  que a faz ser considerada uma rainha do chick lit, gênero literário das autoras [internacionais] best-sellers Marian Keyes e Sophie Kinsella. Com a Record, a Carina lançou seu Clube de Romance da Carina. Clube de assinatura onde, nesta primeira temporada, a autora está escolhendo os doze títulos que serão entregues na casa dos assinantes ao longo do ano. Dois deles a cada dois meses, num total de seis caixas. Nas caixas sempre são enviados dois livros: um inédito – as assinantes receberão com exclusividade três meses antes da venda nas livrarias – e o outro será um romance do catálogo do Grupo Editorial Record (que inclui as editoras Verus, Bertrand Brasil e Galera Record). O Clube de Romance da Carina é o primeiro clube brasileiro com foco no segmento de romances chicklit e com a curadoria exclusiva de uma única autora. Os assinantes do Clube podem conversar e comparar impressões sobre os livros a cada mês em transmissões ao vivo (lives no Facebook) com a curadora, o que tenta resgatar o espírito de um autêntico clube literário, ao recomendar e promover debates sobre os livros escolhidos pela Carina Rissi.

Edição de colecionador de Melancia, enviada na primeira caixa do Clube. Imagem: Página no Facebook do Clube da Carina.

A primeira caixa foi enviada em janeiro e seus dois livros foram a edição de colecionador em capa dura de Melancia, de Marian Keyes, e Vem comigo, título exclusivo de Karma Brown, que será lançado durante o mês de abril, além de brindes - itens colecionáveis relacionados ao universo literário dos livros escolhidos/enviados. A segunda caixa foi enviada em março e teve o inédito Algo Maravilhoso, de Judith McNaught, e Um Dia em Dezembro, de Josie Silver (que foi lançado no ano passado), além dos brindes e cupons de desconto. A terceira caixa será enviada em maio.

Ao longo dos próximos meses (até julho, que é mais ou menos quando o meu semestre letivo termina) irei tecer reflexões sobre o Clube, abrangendo as três primeiras caixas da temporada 2019. Tentarei deixar mais claro o meu percurso metodológico no próximo post e (talvez) já compartilhar algumas reflexões.

As informações sobre o clube foram encontradas nos links a seguir:
Clube de Romance da Carina - Institucional (link)
Blog da Editora Record - Rainha do chick lit lança clube de livro por assinatura (link)
PublishNews -  Carina Rissi assina curadoria de seu próprio clube de assinatura de livros (link)
Blog da Editora Record - Clube da Carina realiza a primeira live (link)

Até breve! 

You May Also Like

0 comentários

Muito obrigada por passar no Doki Doki! A sua visita é super importante para mim. Me conte, gostou de alguma coisa no post? Não gostou? Me ajude a produzir conteúdos cada vez melhores, a sua opinião é muito importante.