Dez anos de Doki Doki: 10 livros inesquecíveis

by - segunda-feira, abril 01, 2019


Hoje começamos oficialmente a olhar para os dez anos de vida deste blog - e estou tão ansiosa para rever tudo o que postei até hoje! São dez anos com postagens variadas - começamos aos poucos, com conteúdos que iam de poemas a notícias do mundo literário, passando por resenhas, indicações de músicas, comentários sobre séries e doramas... até chegarmos aqui, com as três postagens semanais.

Preparei uma série de posts com listas de temas variados, mas sempre com dez "alguma coisa" para podermos reler alguns conteúdos que me marcaram e entraram para a minha lista de favoritos. Então, toda segunda-feira, até chegarmos ao dia de criação do BDD, teremos um conteúdo especial de retrospectiva. Preparado?

No post de hoje, separei dez livros que se tornaram inesquecíveis para mim, confira a lista:

1. A princesa salva a si mesma neste livro, Amanda Lovelace
Os livros de poesia da Amanda Lovelace (juntamente com os da Rupi Kaur) me fizeram voltar a gostar muito de poesia e a encontrar outros poetas nacionais (como o akapoeta) e internacionais. Suas palavras realmente fazem sentido para mim e expressam muito do que eu não conseguiria com as minhas próprias, além de trazerem a certeza de que podemos sim passar pelos problemas.

2. Magônia, Maria Dahvana Headley
Este é um dos livros daquela lista imensa de obras que ainda não resenhei, mas que amo com todo o meu coração. Sua trama me surpreendeu muito e a fluidez da escrita da autora (e da pessoa responsável pela tradução e revisão em português) é muito gostosa de ler.

3. A Filha do Norte, Luisa Soresini (resenha aqui)
A Filha do Norte além de apresentar personagens ótimos (e que nos deixam ansiosos com suas próximas ações) e uma trama bem contruída, me trouxe a Luisa, essa pessoa maravilhosa que adora os gatinhos da vida como eu.

4. Vango - Entre o Céu e a Terra, Timothée de Fombelle (resenha aqui)
Vango foi uma leitura super divertida e deixou aquela vontade imensa de ter logo a continuação nas mãos. Não conhecia nada sobre a história e o autor antes de ter meu exemplar nas mãos, então a experiência foi ainda mais interessante.

5. Se eu ficar, Gayle Forman (resenha aqui)
A Gayle tem tantas histórias ótimas que fica difícil escolher apenas uma delas para entrar nas listas, então escolhi Se eu ficar por já ter escrito e postado a resenha por aqui. Com uma trama emocionante e sensível, Se eu ficar traz todos os ingredientes de um bom romance e sua continuação também é garantia de muitos apertos no coração.


6. Sábado à noite, Babi Dewet
A trilogia Sábado à Noite da Babi marcou o final da minha adolescência, ainda lembro de seus personagens quando estou lendo fanfics (porque obviamente ainda acompanho algumas) e fico muito feliz em ver que a carreira da Babi - e ver, hoje, o meu nome como revisora no expediente do terceiro volume é uma das melhores coisas que já aconteceram.

7. Ainda não te disse nada, Maurício Gomyde (resenha aqui)
A história de Ainda não te disse nada é simplesmente maravilhosa, seus personagens são incríveis e a ambientação é muito bem construída. Participei das ações de divulgação dele, o que me fez ter contato maior com a escrita do Gomyde e adorar ainda mais suas histórias.

8. Antes que eu vá, Lauren Oliver
Este é um dos livros que mexeu muito comigo - e que faz parte da lista interminável de livros que ainda não resenhei. A trama foi construída de forma redondinha e seus personagens conseguiram me conquistar completamente.

9. Dumplin', Julie Murphy (resenha aqui)
Este é um livro que não poderia ficar fora desta lista, não é mesmo? A história de Dumplin' é maravilhosa em tantos níveis que nem sei o que dizer aqui - este é um daqueles livros que simplesmente todos devem ler (e agora assistir sua adaptação).

10. Outras palavras para o amor, Lorraine Zago Rosenthal (resenha aqui)
Li este livro logo quando ele foi publicado nos Estados Unidos, fiquei apaixonada pela trama, por seus personagens e por todas as reflexões que ela suscitou. Ainda hoje fico muito contente quando lembro que sua versão traduzida foi publicada por aqui.

***É claro que na minha lista de livros inesquecíveis há muito mais títulos do que neste post, mas como são dez anos de blog, resolvi que todas as listas teriam dez itens, então livros como Balzac e a Costureirinha chinesa, Talvez um dia, Diga os lobos que estou em casa, Calafrio e tantos outros tiveram que ficar de fora.

Você se lembra de algum destes livros? Já leu algum deles? Nos próximos posts vou relembrar outros livros e também séries e doramas, aposto que será divertido.

Até breve! 

You May Also Like

0 comentários

Muito obrigada por passar no Doki Doki! A sua visita é super importante para mim. Me conte, gostou de alguma coisa no post? Não gostou? Me ajude a produzir conteúdos cada vez melhores, a sua opinião é muito importante.