Doki Livros | Amigos para a vida, Andrew Norriss

Eu vou ser muito sincera com você neste momento: quando solicitei Amigos para a vida para a editora Valentina eu não tinha ideia do quão fundo a história iria me impactar. Eu não tinha ideia de que o buraco seria mais embaixo. E eu meio que não sei o que escrever sobre esta história ainda - este talvez seja o motivo para esta ser a resenha mais informal que já escrevi (e com um uso exacerbado de "eu" que me deixou abismada).


Amigos para a vida traz a história de Francis, um garoto que sofre bullying na escola e que, num dia qualquer, conhece Jessica, uma fantasma que muda sua vida e abre um caminho de possibilidades para ele fazer novas amizades - com Andi e Roland. É uma narrativa sensível que consegue explorar temas sérios como bullying, depressão e suicídio com leveza através da amizade e celebração das diferenças de cada um dos personagens.

Alguns autores conseguem trabalhar a linguagem em uma história de uma forma que faz com que o leitor esqueça completamente de que está em um lugar que não o da narrativa, este é o caso de Andrew Norriss. Me senti dragada ao texto e muitas vezes perdi completamente a noção de tempo e lugar (o que me fez chegar atrasada em várias aulas) - e isso é uma coisa boa, porque é um sinal claro de que sua história funciona para o leitor (ou seja, faz com que ele acredite, seja imerso no universo criado).

Antes de continuar a falar sobre esta história, é preciso lembrar de um ponto muito importante: Amigos para a vida é voltado para o público jovem, para os adolescentes em formação, por isso suas 201 páginas possuem fonte com tamanho confortável e bom espaçamento para a leitura. E isso faz com que o ritmo de leitura de uma leitora mais velha, como eu, seja muito mais rápido em comparação com outros títulos. Mas não se engane, ser voltado para adolescentes não impede a história de ser profunda e relevante, pelo contrário, só deixa ainda mais a mostra o quão "naturalizados" certos comportamentos estão e como isso é ainda mais prejudicial a quem está em uma das duas pontas.


Temos então personagens que acreditam não se encaixar em nenhum lugar e que acabaram por se acostumar a ficarem sozinhos, isolados pelas outras pessoas [na escola] por serem "diferentes" . E este é o principal ponto que me marcou na história. Enquanto termos a improvável amizade entre um  garoto e uma fantasma é o que chama atenção no primeiro momento, é a forma como essa amizade (que vai se expandir a outras pessoas) mostra que se encaixar [em qualquer uma das categorias que tendemos a criar nas escolas, trabalho, etc.] não é o que deveria nos definir. A graça em ser humano é pode ser diferente de todos os outros seres humanos. E até mesmo sendo diferente temos pontos em comum com muitos outros indivíduos.

Todos os temas que Norriss lida - vale relembrar alguns muito importantes (e interligados), como suicídio e bullying - vão guiar o leitor para uma ideia clara: está tudo bem e ser diferente. E como ele faz isso: apresentando personagens que "fogem da normalidade" por causa de sua aparência, seus gostos e interesses, sua forma de se portar - que são as pessoas que mais sofrem durante a adolescência (porque a escola é brutal e todos nós sabemos/passamos por isso) -, mas que encontram na amizade uma mudança de rumo.

Eu acho que ficou claro que gostei muito da leitura e da fluência e leveza da narrativa, então vou encerrar este texto por aqui antes que não consiga me controlar e escreva algum spoiler. Preciso deixar registrado, no entanto, que este livro consegue ser ainda maior do que foi proposto por conseguir mostrar o que acontece com tantos adolescentes e jovens pelo mundo sem tornar a trama pesada e desesperançosa. Resumindo: Amigos para a vida é uma história terna, bonita e com uma mensagem importante que merece ser lido por leitores de todas as idades.

Até breve! 

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada por passar no Doki Doki! A sua visita é super importante para mim. Me conte, gostou de alguma coisa no post? Não gostou? Me ajude a produzir conteúdos cada vez melhores, a sua opinião é muito importante.

My Instagram