Estudos + Blog: como lidar?

Quando comecei nessa vida de blogueira ainda não estava fazendo graduação -- eu estava no ensino médio e fazia cursos de língua estrangeira (inglês e japonês) e cursinho pré-vestibular --, mas sempre tive muitos compromissos tanto para o estudo quanto para outras atividades (e também entrei na equipe do Up!Brasil poucos meses depois de abrir o blog).

Imagem: rawpixel | Unsplash
Ao longo destes quase dez anos de blogosfera consegui manter um ritmo frequente de postagens, balanceando a vida de estudante com a vida de blogueira literária. No começo não foi tão fácil e por isso tivemos vários períodos de hiatus nas postagens,  mas com uma dose generosa de organização e comprometimento, cá estou eu, firme e forte. Por isso, resolvi elencar dois hábitos [vitais na minha rotina] que me ajudam a manter o blog vivo e com um mínimo de controle. Vamos lá?

1. Tenha uma agenda e um dia fixo para planejar/agendar posts


A miinha agenda deste ano -- minha vida inteira está ali dentro haha
Pode ser um planner, uma agenda semanal ou  mensal, uma folha grudada na parede, um bullet journal, uma série de post-its pela tela do computador... Qualquer espaço, que fique visível e ao alcance das suas mãos, onde você possa traçar um planejamento semanal, com as metas, obrigações e compromissos. Há alguns anos percebi que, com a carga de leitura imensa que a graduação me trouxe, apenas aos finais de semana conseguiria um tempo de qualidade para sentar, pensar e escrever os posts que serão publicados ao longo das próximas semanas, dessa forma, todo domingo à noite tenho pelo menos três posts prontos para serem publicados -- eles ficam programados no blogger, mas, se ao longo da semana, eu tenho tempo e resolvo escrever sobre algum outro tema, posso reorganizar as publicações.

2. Tenha posts no rascunho


Imagem: Estée Janssens | Unsplash
É sempre bom ter um Plano B. Imprevistos acontecem e são mais comuns do que gostaríamos, por isso tenha sempre alguns posts prontos no rascunho do seu blog. Eles irão te salvar nas semanas em que tiver provas ou outros compromissos que te impeçam de gastar aquele tempo de qualidade que precisamos para sentar na frente do computador e escrever. Eu tento manter pelo menos cinco posts prontos (ou 90% prontos) regularmente. Geralmente são posts menos complexos, com uma carga de informações menor, mas ainda assim interessantes.

Atualmente, como tenho ainda mais conteúdos teóricos para ler, me programo sempre para [começar a] colocar as matérias em dia aos sábados e para preparar os posts aos domingos. Nas últimas semanas essa organização tem me ajudado muito a focar em uma coisa de cada vez, ainda que durante a semana eu sempre tenha ideias novas e comece a rascunhar vários posts que serão terminados nos dias subsequentes.

O que você faz para manter a sua frequência de posts? Você tem um cronograma? Me conte!

Até breve! 

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada por passar no Doki Doki! A sua visita é super importante para mim. Me conte, gostou de alguma coisa no post? Não gostou? Me ajude a produzir conteúdos cada vez melhores, a sua opinião é muito importante.

My Instagram