segunda-feira, abril 02, 2018

Conheça: As virtudes do fracasso, de Charles Pépin


Vamos começar a semana com um lançamento bastante interessante. A dica de leitura de hoje é de As virtudes do fracasso, livro de Charles Pépin que traz em seu texto abertura para refletirmos sobre a forma como enxergamos nossos fracassos e as possibilidades de sucesso que podemos ter se aprendermos a lidar com as pedras nos nossos caminhos. Quer saber mais? Confira a sinopse abaixo:

Refletindo a partir de casos reais, sucesso do francês Charles Pépin chega ao Brasil

Nos 16 capítulos de seu best-seller AS VIRTUDES DO FRACASSO, Charles Pépin convida o leitor a lançar um novo olhar sobre a importância do erro. Para isso, ele alia a história da filosofia a casos reais para mostrar que o fracasso não é só uma parada inevitável no caminho para o sucesso: muitas vezes ele é essencial.

Examinando as biografias de personagens como Abraham Lincoln, Charles de Gaulle, Steve Jobs, Thomas Edison, Rafael Nadal, J.K. Rowling, entre outros, o texto explica as diversas formas como uma adversidade pode ser aproveitada: o fracasso pode nos oferecer informações valiosas sobre algo ou sobre nós mesmos, pode revelar um desejo ou oportunidade oculta, ou, simplesmente, pode nos tornar disponíveis para algo novo.

Pépin examina o seu objeto de estudo pelas óticas da filosofia, da psicologia e da pedagogia, convocando Sêneca, Hegel, Kant, Sartre, Nietzsche, Lacan, Freud e outros pensadores para auxiliá-lo, bem como recorrendo a suas próprias experiências como professor e conferencista. O autor também encontra munição para suas reflexões na história, nas ciências, na literatura e na música.

Na confluência do popular e do erudito, AS VIRTUDES DO FRACASSO é uma quebra do silêncio histórico da filosofia sobre as adversidades, uma crítica do atual culto ao sucesso e uma defesa apaixonada da ousadia, da resiliência e da originalidade.  

Sobre o autor
Charles Pépin é um filósofo, escritor e professor francês. Ele leciona ­filosofia e é apresentador do “Filosofia às segundas”, conferências semanais que lotam o cinema MK2 Odéon em Paris. Graduou-se no Institut d’Etudes Politiques de Paris, assim como na prestigiosa escola de negócios HEC, também na capital francesa.
Foi colaborador nos programas de TV Culture et Dépendances(France 3) e En aparté (Canal +), e escreve mensalmente colunas na Philosophie Magazine e na Psychologies Magazine. É autor de A alegria (Estação Liberdade, no prelo), Os filósofos no divã: quando Freud encontra Platão, Kant e Sartre (Sulina, 2011) e O planeta dos sábios: enciclopédia de filósofos e filosofias (com o ilustrador Jul, Claro Enigma, 2014), entre outros. Seus livros já foram traduzidos em vinte países.

Até breve! 
segunda-feira, abril 02, 2018 / by / 0 Comments

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)