Doki Livros | Simon vs. a agenda homo sapiens, Becky Albertalli

segunda-feira, março 26, 2018

Eu acho que já li esse livro mais vezes do que deveria. A questão é que sua história é tão bem escrita que eu simplesmente não posso me conter. Na minha leitura mais recente, para o clube Infinistante, me fez relembrar todos os detalhes dessa história linda antes de ir assistir à sua adaptação no cinema. E porque eu fiquei toda empolgada novamente e com aquele sentimento de coração quente, resolvi finalmente escrever uma resenha para ele (ou o mais perto de uma que eu conseguir).


Como eu tenho uma tendência a perder o foco e escrever como se não houvesse amanhã quando encontro um livro, serei breve e direta ao ponto: este livro é maravilhoso.

E eu tentarei não soltar nenhum spoiler e escrever esta resenha em dez linhas para não te cansar.

É uma história muito bonita [e divertida] sobre um adolescente. Simon, o nosso adolescente, é gay e ainda está se entendendo, se definindo, se descobrindo e passando por todo o processo de aprendizagem que é descobrir sobre si mesmo, sobre seus limites [e consequentemente amadurecer]. É uma história sobre aprender a não sentir medo de ser quem realmente é, sobre não ter medo de amar quem livremente mesmo que em meio a conflitos -- conflitos esses tão reais e perto dos leitores. Esta é uma história que mostra um mundo em que ser heterossexual não precisa ser o padrão, um mundo onde não há suposição de sexualidade e onde as pessoas LGBTQ+ não são pressionadas a "sair do armário", porque se assumir é uma coisa muito pessoal, uma coisa [ou seria uma escolha?] que não deve ser tirada de ninguém.

Sinceramente? Eu fiquei apaixonada por essa história de amor. É bonita e inocente e doce em um patamar que é difícil de se escolher criar -- porque doce demais pode enjoar (o que obviamente não acontece aqui). O amor que encontramos aqui é daquele tipo que faz o coração aquecer em cada página e nos deixa sorrindo como bobos, compartilhando daquele sentimento bom e delicado com o livro -- algumas cenas simplesmente te fazem pensar que vai entrar em combustão espontânea de tão bem escritas e doces.

E é muito interessante acompanhar o ponto de vista de Simon. Ele por si mesmo daria parágrafos e mais parágrafos de análise de personagem. Simon é um personagem hilário, com raciocínios ótimos e amigos maravilhosos. Me senti bastante feliz e satisfeita que sua história não acaba logo depois do clímax [graças a Deus] e que pudemos ver o que acontece depois do "ponto alto" da história.


Simon vs. a agenda homo sapiens é tudo o que eu poderia querer para uma leitura. É uma história fofa, engraçada, saudável. Uma leitura rápida com tema importante. Eu não consigo parar de panfletar este livro, é o tipo de história que todos deveriam ler.

Até breve! 

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe