Doki Livros | Hoje e Sempre, Nora Roberts

sábado, março 24, 2018

Antes de mais nada, preciso te dizer que foi com este livro que tive total certeza de que a Nora Roberts tem magia em suas palavras. Fazia algum tempo desde a última vez que realmente fiquei interessada em uma de suas histórias e aproveitei que este livro era curtinho para conseguir ler no final de semana.


Hoje e Sempre é o quinto e último volume da Coleção MacGregor e traz a história de Daniel e Anna, os pais de Alan, Caine e Serena, e pode ser lido como um romance individual pois, apesar de trazer informações sobre o futuro dos filhos, a história de amor entre Daniel e Anna obviamente vem antes de todo o resto -- e nós sabemos, de antemão, que todos terão um final feliz, o interessante é ler o caminho que eles percorrem até o felizes para sempre.

A trama aqui é bastante clichê, temos uma mocinha refinada que deseja seguir carreira médica e não casar e cuidar da casa como seus pais esperam e um mocinho teimoso que quer uma esposa e constituir família e, claro, escolhe sua mulher perfeita para o papel -- no caso, a mocinha que não quer casar. Obviamente nós já sabemos como isso vai acabar: depois que os dois se apaixonam e sofrem para encontrar uma forma de satisfazer as duas vontades, eles ficam juntos. Mas, veja bem, isso não impede que a leiutra seja extremamente agradável.

Como disse anteriormente: o caminho até o felizes para sempre é o interessante nos clichês.
E cabe ressaltar que é nesse momento que a mágica da Nora acontece.

Enquanto Daniel e Anna possuem duas personalidades fortes e ótimas para se acompanhar (vou falar disso mais tarde), é a escrita de Nora que prende o leitor do início ao fim. Sua forma cadenciada de narrar, com detalhes na medida certa, envolve o leitor em uma atmosfera romântica e de aquecer o coração durante as pouco menos de duzentas páginas da trama. Os acontecimentos são encadeados de forma consciente para deixar o leitor ansioso para descobrir o que acontecerá depois. E então temos os personagens. Uma história não conseguiria prender o leitor se não tivesse personagens minimamente interessantes de se acompanhar. Hoje e Sempre traz pelo menos três personagens complexos o suficiente para nos interessar, Anna, Myra e Daniel.

Anna, refinada, calma e serena, lutou muito para ingressar em medicina e se manter no curso -- na época da trama, era extremamente raro uma mulher cursar faculdade de medicina e se tornar cirurgiã --, por isso forá de tudo para manter seu plano em andamento e cursar o último ano da faculdade e começar a residência no hospital que escolheu. Ela estudou muito e trabalhou todas as horas que pode para isso. Essa é uma das razões para ela menter um pé atras com os desejos de Daniel. Sem mais ninguém para chamar de família, Daniel quer casar e manter o nome de sua família e ancestrais vivo; E ao se encantar por Anna passa a precisar dela, ainda que seja difícil para ele aceitar que tudo o que sua amada não quer é passar seus dias esperando por ele em casa. No meio disso tudo temos Myra, a melhor amiga de Anna -- exuberante e vivaz, é ela quem dá um empurrãozinho ou outro no casal. É Myra quem nos surpreende na metade do romance, sua atitude "não devo nada a ninguém" não nos prepara para o seu "felizes para sempre" -- mas agora que estou pensando nisso, não deixa de fazer parta da construção do clichê, também.

O principal ponto de conflito da trama é Daniel conseguir enxergar que tudo o que Anna quer é uma vida compartilhada -- os dois com seus sonhos, com seus projetos, mas sem deixar de contar um para o outro o que estão fazendo, como estão fazendo e se amando sem reservas... Ou seja, tudo o que Anna quer é uma relação saudável. E é claro que é preciso pelo menos cento e cinquenta páginas para que isso fique claro para o personagem cabeça-dura da vez.

Acompanhar os dois se apaixonando, no entanto, é bastante agradável, seus encontros em festas ou no teatro rendem bons diálogos. As descrições ficam a cargo de esclarecer detalhes básicos e (graças a Deus) não são exageradas nem enfadonhas. Apesar de explorar pouco a relação de Anna com seus pais, os vislumbres que temos no decorrer da trama são sempre enriquecedores e norteadores do que era esperado de uma mulher da época em que o livro foi ambientado.

Hoje e Sempre é uma leitura agradável, rápida e, para quem acompanhou os volumes anteriores (o que não é o meu caso) é a possibilidade de ver o Daniel casamenteiro em ação para fazer acontecer o próprio casamento. Fiquei com vontade de ler os quatro livros anteriores para ter certeza de que ele e Anna passaram suas várias décadas de casamento equilibrando o temperamento um do outro.

Até breve! 

You Might Also Like

18 comentários

  1. Oi Vicky, tudo bem? Eu não sou muito fã dos romances da Nora, apesar de gostar bastante do gênero, mas ando lendo muitas críticas positivas da obra e pela resenha percebi que a protagonista é muito boa. O bom é que dá pra ler de forma independente, até anima mais! E a capa é muito bonita!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Olá! Li Nora há muito tempo atrás, um daqueles romances de banca, e não li mais nada! Que bom que apesar do clichê, foi uma leitura agradável e gostosa. Achei muito legal ela ter colocado uma protagonista que quer vencer profissionalmente quando ainda não havia muito disso, e do protagonista ter preferido uma mulher inteligente e forte para amar. Que bom que a história pode ser lida individualmente, sem interferir ou ter interferências com outros livros.

    Bjoxx - http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    É incrível como até hoje eu não vejo uma resenha sequer falando mal da Nora ou da sua escrita. A sua colocação na resenha foi a mais perfeita que eu já li até hoje, a autora tem magia nas palavras!
    Eu desconhecia dessa série, mas esse quinto livro parece ser realmente formidável e encantador!

    Preciso ler!

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  4. Se tem uma coisa que amo nesse meio literário com certeza é a mágica de Nora Roberts. Os protagonista me parecem dois orgulhosos, por isso esse atrito para serem felizes juntos, mas claro que Anna e Daniel deve ser aquele tipico casal que me faz suspirar, até quando estão como cão e gato rsrs. Quero muito ler esse livro.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Helloo, tudo numa nice?!
    Essa é a terceira resenha que leio do livro dessa autora. Nunca li nada da Nora e até agora não me interessei por nada dela. Acho que a perspectiva de Daniel é um pouco antiquada e eu me incomodaria bastante durante a leitura. Também não sou muito fã de romances, acabo ficando cansada e não sou muito romântica. Mas acho que para quem gosta de livro assim é uma boa. Uma pena eu não curtir o gênero, porque definitivamente adoro uma boa escrita e pelo que comentam a autora é magistral nesse aspecto.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu li algumas resenhas desse livro e estou bem animada pra iniciar a leitura da série que já está na minha lista de desejados.
    Nora tem essa pegada envolvente dentro de um romance e sua escrita é bem fluida.
    Estou curiosa pra conhecer mais das loucuras desses MacGregors e me apaixonar por seus personagens.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Nora é só amor!
    Eu estou acompanhando as publicações da autora aqui no Brasil e m e surpreendo bastante com romance.
    A autora sabe deixar a história leve e de suspirar, onde eu não consigo parara a leitura.
    Muito bom!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Este foi o meu primeiro contato com a escrita da Nora Roberts e eu adorei fortemente. Achei o romance previsível, ams amei a protagonista decidida e me deixou com uma baita curiosidade para ler os volumes anteriores.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Gosto de livros que podem ser lidos independente do fato de estarem inseridos ou não dentro de uma série. Há tempos não leio as obras de Nora, mas estou bem inclinada a voltar a ler. As últimas resenhas que li sobre os livros dela me deixaram curiosa. Incluindo sobre esse livro, mesmo ele sendo clichê. De vez em quando clichê faz bem, distrai e cura ressaca literária. Bexus @leitoraconectada

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    socorro, eu não aguento mais ver coisas dessa autora e não ter lido nada! Cada hora é uma resenha boa diferente hehe Enfim, me parece ser um livro gostoso de ler, até mesmo por causa dos clichês, que foram bem trabalhados pela autora. Anotei mais essa dica, tomara que esse ano eu leia algo dela!

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie!

    Eu acabei de comentar em outra resenha sobre esse livro, como eu disse na outra essa série está me chamando para lê-la faz tempo, e agora que a editora está relançando eles então, minha vontade de lê-los só ficou maior, ainda mais com uma capa linda dessas!

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Já li muitas resenhas positivas sobre esse livro e superei todos os meus medos de que a leitura não me agradaria. Achei muito legal ser um livro clichê mas que contém algo que toca o leitor. Essa leveza da história também me atraí. Tenho preconceito com relação a autora, mas acho que preciso ler esse livro asap, devo amar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Adoro os livros da Nora, mas ainda nao lo os livros dessa série.
    Muito interessante ela ter contado a história dos pais no último livro.
    Com certrza é uma serie que pretendo ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem ?
    Vi muitos blogs falando sobre esse livro e a maioria fala muito bem. Achei interessante o fato de mesmo sendo uma série, esse livro pode ser lido de forma isolada, como aconteceu com você. Porque, de verdade, as séries vem me deixando cansada rsrs.
    Achei interessante o fato das passagens em que mostram eles se apaixonando, acho isso sempre muito gostoso de ser lido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, ótima a sua resenha de Hoje e sempre. Li ele há alguns dias, e é mesmo uma leitura rápida e agradável, foi meu primeiro contato com a escrita da autora e gostei bastante.

    ResponderExcluir
  16. Eu me sinto até um pouquinho culpada por não ter lido nada dessa autora ainda haha tentei uma vez mas não funcionou, no entanto, essa série em especial tem me chamado a atenção, todo mundo que acompanho amou ela demais!

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    acabei de lee outra resenha dessa autora, e simplesmente amei! Incrível como ela cativa a todos com as suas palavras. Eu amei a capa, e iria amar conhecer a sèrie!!

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo?
    Eu amo a Nora, adoro suas histórias e ainda não cheguei nesse livro da série. Quero muito conhecer o romance da Anna e do Daniel, como eles vão conseguir se encaixar com planos tão diferentes. Ela parece ser uma personagem incrível. Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe