Doki Livros | Originais, Jennifer L. Armentrout

quarta-feira, janeiro 03, 2018

Primeiramente, devo avisá-los que devorei esse livro no intervalo de festas de fim de ano e amei (e me descabelei e fiquei com o coração na mão e ri e chorei e...) cada página. E antes de começar a ler esta resenha, se você não conhece a saga Lux, aproveite a oportunidade e leia as resenhas de seus três volumes anteriores: Obsidiana | Ônix | Opala. Prometo que dessa vez tentarei escrever uma resenha sem spoilers e mais focada no que achei da narrativa como um todo -- e como parte de uma série.


Começamos Originais descobrindo o que aconteceu com Katy depois do final de Opala, e deixe-me te dizer, descobrir onde e com quem ela está não ameniza as nossas preocupações..Como continuo tentando não deixar spoilers da história, não vou te contar onde ela está, o que ela faz lá e quem são as pessoas que estão "lhe fazendo companhia", mas vou te contar que é bastante óbvio o amadurecimento da história e seu desenvolvimento -- que temos acompanhado ao longo da série -- chegou ao ponto alto neste volume.

Nesse lugar em que Katy é mantida, ela (e nós) descobre através de outros personagens que pouca coisa que aconteceu em sua vida desde que conheceu Daemon e os outros foi por acaso -- Blake (lembra dele? o garoto irritante que desde o começo tinha "problema" escrito em sua testa) é um dos personagens que volta a aparecer e é responsável por várias das cenas que nos trazem informações importantes. Não surpreendente, Daemon logo se junta a Katy e os dois passam por mais experiências capazes de mudar suas vidas -- e eu me sinto uma propagandista escrevendo isso na resenha, mas é a verdade --. Ao meu ver, a presença de Daemon ao lado de Katy a manteve lúcida -- mesmo sendo forte, a personagem não teria lidado com tudo o que aconteceu com ela [antes do Daemon chegar lá] se estivesse sozinha.

Praticamente dois terços do livro são destinados aos desenvolvimentos necessários para sabermos, de verdade -- acho que "de verdade" é um termo muito forte, talvez seja melhor usar "de foma mais profunda" --, algumas razões e desdobramentos que pudemos apenas imaginar anteriormente. É importante lembrar também que estes dois terços (na verdade, o livro inteiro) possuem não apenas passagens de Katy, mas de Daemon procurando por ela e posteriormente estando com ela e, finalmente, fugindo com ela, o que ajuda a deixar a trama bastante dinâmica. Aqui eu devo mencionar que o acréscimo de personagens novos, como Archer, que é um personagem ótimo e com bastante bagagem que me deixou extremamente feliz por ter sido encaixado na história de forma mais do que satisfatória, foi mais do que necessário pois são eles que fazem a história realmente "ir para frente" -- uma vez que se ficássemos apenas com os que já conhecemos, não teríamos uma história tão rica.

Falando da história de forma mais focada, os desdobramentos encontrados aqui foram não só surpreendentes, mas bastante enriquecedores. Me pareceu bastante claro o cuidado que a autora teve com este volume. Temos nós bem construídos, respostas bem preparadas, personagens que voltam a aparecer, personagens que surgem, personagens que são esperados para o próximo capítulo -- tudo converge, aqui, para termos uma boa experiência literária. Armentrout possui um ritmo de narrativa muito consistente e seu tom não se perde no meio das quase quatrocentas páginas que temos em mãos -- as vozes de Katy e Daemon estão sempre afinadas nas mãos capazes de sua criadora.



Particularmente gosto muito da opção da autora em intercalar a visão da Katy com a do Daemon por duas razões: *primeiro: era extremamente necessário que nós, leitores, soubessemos o que estava acontecendo com Daemon enquanto Katy não estava com ele -- para te contextualizar, Katy "some" depois que os dois e seus amigos tentam entrar num órgão do governo e as coisas não saem como o esperado --, já que sabemos pela sinopse que o personagem fará tudo [possível e impossível] para encontrá-la e salvá-la do governo; *segundo: nos livros anteriores ficamos muito tempo com a voz de Katy, por ela ser a personagem principal, e perdemos muita coisa acontecendo em paralelo (quem não gostaria de saber o que Daemon estava pensando lá no primeiro livro, na cena da cozinha? ~eu certamente quero saber e estou realmente radiante por saber que a autora fez outro livro com o que aconceu lá no começo sob o ponto de vista dele). Para mim funcionou extrememente bem esse ir e vir, o leitor pôde aprender muita coisa dos dois lados -- possivelmente todos que já estavam caídos de amor por Daemon ficaram ainda mais apaixonados depois de acompanhar seus pensamentos e ações mais de perto (algumas cenas suas são tão doces que me estragaram para outros personagens). E isso me leva a falar sobre o desenvolvimento dos personagens.

Em algum momento nesta resenha mencionei que o amadurecimento da história é bastante óbvio. Essa é a mais pura verdade. A história cresceu e ficou mais adulta, mais séria, em reflexo ao desenvolvimento de seus personagens. Claramente Daemon, Katy e Dee são os personagens que conhecemos em Obsidiana, mas tudo pelo o que eles passaram os mudaram (Katy mudou de várias formas, aliás) e é extremamente interessante acompanhar essa evolução. Daemon ainda é o mesmo homem com olhares sugestivos, Katy ainda é uma apaixonada por livros, Dee ainda tem um espírito leve [etc. etc. etc.], mas Daemon teve seu senso de urgência ampliado, Katy amadureceu e passou de adolescente para adulta, Dee ganhou seriedade -- todos eles mudaram, até mesmo Ash e Andrew. Aproveitando o gancho, foi com grande satisfação que observei [ou no caso, li] como Dee voltou a ser ela mesma neste volume e saiu do seu mundo de raiva e rancor.

É claro, antes de terminar não posso deixar de dedicar um parágrafo para Katy e Daemon como um casal. Como os dois personagens amadureceram como indivíduos, o relacionamento também amadureceu, ainda há aquele calor que me encantou no primeiro volume, mas é um calor constante. O sentimento entre eles foi aprofundado -- suas cenas juntos (e não só as amorosas) são sempre muito boas, a química entre eles é explosiva e neste volume eles estão afinadíssimos -- tão afinados que levam a relação para um novo nível (até tivemos cenas mais quentes!). Me pareceu que tudo ocorreu no tempo certo para eles, a paixão teve tempo de ser abrandada e aprofundada para amor, os traços que antes eram irritantes puderam ser entendidos e encarados de novas formas. Fiquei realmente contente com o desenrolar de seu relacionamento, a autora claramente soube como conduzir os dois e criar raízes de seu amor em nossos corações.

Obviamente estou mais do que ansiosa para colocar minhas mãos no capítulo final da aventura da minha blogueira preferida e seu alien amoroso (o que vai demorar um bom tempo), mas sinto que o que quer que Armentrout tenha escolhido como final para este casal e seus amigos [e familiares], será um caminho e tanto para chegarmos lá e valerá a pena. Se você ainda não começou a ler a saga Lux, eu altamente recomendo que você a adicione na sua lista de leituras deste ano que está começando.

Até breve! 

You Might Also Like

19 comentários

  1. Nossa, isso sim foi uma resenha mais do que completa sobre o que aconteceu no livro e mais ainda quando a pessoa gosta da história. Eu não sei porque não me apeguei nesta história, mas vi pessoas falando em outras resenhas que esta saga tem esta mesma definição dos personagens amadurecerem, o que é ótimo porque senão a coisa vai ficando na mesma chatice.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Bem, eu ainda não tive a felicidade de ler nenhum dois livros dessa trilogia, mas morro de vontade. Tenho o primeiro aqui em casa e de Fevereiro não passa. Gosto destes livros extras que nos explicam detalhes a mais que os livros originais não explicaram. Obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Blog Catarse Literária

    ResponderExcluir
  3. Apesar de gostar do enredo e gostar bastante no quanto a leitura foi fluída com você eu me assusto com séries, dou preferência a livros únicos.Mas pra quem acompanha com certeza é gratificante ver o amadurecimento dos personagens, ainda mais quando são bem conduzidos.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Quero muuuito ler essa saga! Fiquei encantada com a resenha, e não sabia que eram 4! Achei que era uma trilogia, haha. Amei a capa, é linda, e a edição parece ser maravilhosa. Tá na listinha só aguardando ser comprada <3

    ResponderExcluir
  5. Ola lindona, pelo visto esse livro terá grandes revelações que irão deixar o leitor inteirado com toda a trama da série, eu li o primeiro livro e amei preciso correr para ler os demais, essa capa está linda demais. ótima resenha. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  6. Olá, que bom saber que gostou tanto assim desse volume da série, eu ainda não comecei a lê-la, apesar de achar a premissa super interessante. Bom saber que há essa narração dividida entre os dois protagonistas, gosto bastante de livros assim.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu já li a respeito dos livros da série, mas nunca li a série propriamente dita. Achei que teria uma pegada mto teen, por isso não me arrisquei. Mas me animei com sua resenha, vou procurar os livros pra me inteirar melhor da série.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. ooi,

    Eu sempre vejo essa série nos blogs e fico curiosa para conhecer. Sua resenha ficou supr completa, deu pra perceber que você gostou bastante da história. Quando os personagens amadurecem torna tão prazerosa a leitura né?!

    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Menina não vejo a hora de ler esse livro. Estou esperando o meu chegar. Opala terminou de um jeito que me deixou angustiada e espero que Originais seja tão bom quanto os anteriores.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Eu tenho muita curiosidade e ler essa série, todos falam super bem da escrita da autora e dos personagens. Fico feliz que a autora não tenha perdido a mão e que os personagens vão amadurecendo no decorrer da historia, com certeza o primeiro da série vai ser uma das minhas leituras do ano.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Pela primeira vez fiquei com vontade de ler essa saga! Que resenha incrível! Adorei cada apontamento seu e agora quero conhecer esse famoso alien.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie!

    eu preciso começar a ler essa série, porque todo mundo tem falado muito bem dela, desde o primeiro livro. Apesar de ter ficado boiando com sua resenha, porque eu não li os outros livros, fiquei feliz que foi um livro ótimo para você e me deu mais curiosidade ainda para ler.

    Parabéns!

    beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Eu adoro essa série, mas ainda preciso ler o terceiro antes de ler este. Gosto muito da narrativa, do enredo e da trama. Estou bem ansiosa por esse livro. Vou tentar o terceiro o quanto antes e comprar logo este volume.

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Apesar de ter visto muita gente elogiando essa série, preciso confessar que não sinto tanta vontade de lê-lo. Talvez seja por causa do romance, ou até mesmo da premissa em si, não sei ao certo. Ainda assim, fico feliz em saber que gostou e que a autora desenvolveu bem os personagens - também adoro quando a narração é intercalada -, mas não sei se o leria agora.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2018/01/lancamentos-de-janeiro-editora-arqueiro.html

    ResponderExcluir
  15. Meu medo em começar séries é que ela em algum momento ela vá decaindo, ao que parece isso não aconteceu com essa saga e fico bastante contente, é uma delicia ver o personagem crescer e amadurecer aos nossos olhos, ver como eles eram e o que estão se tornando é fantástico.

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li nada dessa série, apesar de ver mtas pessoas falando dela essa é a primeira vez que vejo uma resenha dele. Não entendi mta coisa pois a história já está andando e fiquei super perdida...hihihi. mas gostei mto da sua empolgação com livro e fiquei bem curiosa pra comprar os anteriores.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Esse livro foi o melhor da Saga na minha opinião!
    Como você disse a autora está amadurecendo a história a cada livro, e ela preparou tão bem o terreno pras tretas desse livro que quando comecei essa leitura eu não consegui mais parar.
    Espero loucamente o próximo livro, com certeza será ainda mais incrível

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?
    Sou louca para conferir essa série! Saber que você gostou tanto do livro e desse amadurecimento dos personagens só me deixou com mais vontade ainda! Outro ponto que adorei foi intercalar a narrativa em dois pontos de vista! Adoro isso em livros ♥ Enfim! Sugestão anotada *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Eu estou louca para começar a ler logo essa série, mas não arranjo tempo. Gostei muito das suas impressões e fiquei muito satisfeita por ter visto que os personagens evoluíram como pessoas e como casal também. Eu acho que esse livro é muito interessante, então, vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe