Doki Livros | Herdeiros de Drácula, Richard Dalby

quarta-feira, dezembro 13, 2017

A primeira vez que vi a edição deste livro (uqe, falando a verdade, foi no dia em que ele chegou), fiquei apaixonada. Eu demorei uns bons dias para criar coragem e começar a ler seus contos porque simplesmente não conseguia parar de ficar observando como cada página era bonita. Essa é uma edição muito bem trabalhada e pensada, as cores se harminizam entre si, as páginas trazem contos não tão conhecidos e... vou deixar para falar o restante mais para frete.


Todos nós conhecemos o vampiro mais famoso de todos os tempos: Draculá (de Bram Stoker), mas este personagem não foi nem o primeiro nem será o último vampiro criado na literatura, pos isso, em Herdeiros de Drácula temos vinte e cinco contos raros (ou, como diria uma antiga professora: não tão conhecidos assim) escritos entre 1867 e 1940 (é um bom recorte de tempo, não é não?).

Eu, pessoalmente, gosto muito dos vampiros criados nos séculos passados (nada contra os atuais, pelo contrário, gosto da maioria deles também), por isso fiquei tão interessada nessa antologia. São vinte e cinco autores incríveis e com escrita muito bem trabalhada que provavelmente os leitores mais jovens não lerão em nenhum momento das suas vidas -- a menos que cursem Letras e tenham literaturas latina, americana e inglesa.

Como estou tentando escrever uma resenha sem spoilers, não vou contar a história de nenhum dos contos, mas vou comentar rapidamente sobre alguns dos que mais gostei. Então vamos lá, temos estes vinte e cinco autores: Algernon Blackwood, Alice e Claude Askew, Anne Crawford, Barry Paim, E.Heron-Alley, E.R. Punshon, Eliza Lynn Linton, Frederick Cowles, H.B. Marriot Watson, Horacio Quiroga, Hume Nisbet, Julian Hawthorne, Louise J. Strong, Mary Cholmondeley, Mary E. Braddon, M.R. James, Phil Robinson, Sabine Baring-Gould, Sir Arthur Conan Doyle, Ulric Daubeny, Vasile Alecsandri, Vernon Lee, Vicent O'Sullivan e William Gilbert. Dentre todos eles, você provavelmente conhece Sir Conan Doyle, certo? Pois bem, seu conto, A Parasita, foi um dos meus preferidos. A ambientação e o estilo de escrita de Doyle são sempre muito prazerosos de ler -- é uma boa indicação para os fãs do autor.


O conto do Quiroga foi uma boa surpresa. Meu repertório de leitura deste autor não é tão grande assim, mas realmente gostei muito de O Travesseiro de Penas. Em pouco menos de cinco páginas, o autor nos apresentou Alícia e nos trouxe uma sucessão de acontecimentos que pareceriam superficiais, à primeira vista, mas quando pensamos na época em que foi escrito... Neste conto o leitor pode perceber a beleza do gênero: uma história curta, breve, rápida, mas cheia de informações e desenvolvida sem um punhado de mistério para ganhar páginas e tempo.

Uma História Não Científica, de Louise Strong, teve um dos finais mais interessantes. A trama seguiu seu curso sem muitas novidades (neste conto conseguimos perceber seu caminhar de forma bem clara), mas seu final... Ainda que sua última linha tenha a atmosfera de todo o conto, tive a impressão de que poderíamos ter mais do professor, se ele não dormisse. [isso foi um spoiler? talvez...]

Outros contos que eu gostaria de mencionar são os de Nisbet, A Donzela Vampira, de Hawthorne, O Mistério de Ken, e de Blackwood, A estranha morte de Morton. São todos contos com personagens muito interessantes e com escrita muito fluída. O estilo de escrita desses autores é uma maravilha, sem dúvidas.

Esta antologia é uma das melhores que tive a oportunidade de ler. Suas duas dezenas de contos trazem a imagem dos vampiros ao longo desse século de literatura e comemora de forma incrível os 120 anos da publicação de Drácula. Ah! Antes de me despedir, não posso deixar de te aconselhar a não deixar passar o prefácio! Dalby faz um belo texto falando sobre a proliferação dos artigos e contos sobre vampiros.


Até breve! 

You Might Also Like

11 comentários

  1. Olá!
    Que história interessante. Não conheço muito sobre Drácula, mas só de ver a capa percebo uma obra de grande qualidade. Ainda não me decidi se pegaria para ler, mas certamente para os amantes desse gênero é uma dica e tanto.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Não curto muito contos, pois acho que se passam muito rapidamente e sempre falta um pouquinho, rs. Adorei sua resenha, e realmente essa edição está lindíssima, mas não daria uma chance no momento ^^

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Se eu já achei a edição linda pela foto, nem consigo imaginar como é pessoalmente! Não sou muito fã de vampiros, mas acho que isso se dá mais aos vampiros atuais, sabe? Na verdade eu nunca li (não que eu me lembre) histórias de vampiros mais antigas, então não saberia opinar a respeito. Fiquei curiosa para conhecer os contos, seria bom sair da minha zona de conforto um pouco.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi.

    Nunca li a história do Dracula, conheço de filmes, mas nunca chegrui a ler o livro. Adorei essa edição, todos esses detalhes e ilustrações que eu adoro. Fiquei bastante interessada na leitura desse livro. Quem sabe eu Leia junto com o livro do Vampiro mais famoso do mundo?

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Achei o livro lindo e maravilhoso também! Não sou grande fã de vampiros, já tentei, mas não consegui gostar das histórias que li. Obviamente conheço o Drácula e achei brilhante esta ideia de junta 25 histórias através do tempo sobre vampiros. Provavelmente, eu não gostaria tanto assim do livro, mas fiquei admirada. =)

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Confesso que não gosto muito de contos, pois sempre fico com aquela sensação de que está faltando algo na história, mas sempre anoto todas as dicas para poder conferir futuramente.
    Mais uma dica anotada para poder conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Oiee, tudo bem? Adorei seu post e conhecer esse livro em mais detalhes. Gosto bastante de vampiros e toda a mitologia dessas criaturas, apesar de não ter feito muitas leituras no gênero! Não sou a maior fã de contos, mas fiquei mega curiosa para conferir cada um desses, portanto já anotei sua dica e espero ter a oportunidade de ler logo <3 Ah, essa edição está mesmo deslumbrante!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Não curto a mitologia vampiresca, mas adorei a proposta do livro em reunir contos de várias épocas, mostrando a evolução do tema através do tempo. A edição está linda né? Curti e acho que seria a dica perfeita de presente para amigos que gostam do tema.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Só conheço Drácula pela adaptação cinematográfica, mas morro de vontade de ler a obra completa, que deve ser infinitamente melhor! Também adorei a proposta destes 20 contos, com autores e histórias não tão conhecidas, mas surpreendentes, com finais interessantes e que prendem o leitor. Com certeza vou dar uma chance a esses contos, amo histórias de vampiros!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Não sabia que esse livro era na verdade de contos antigos, que interessante! Adorei a indicação, com certeza entrou pra lista de desejados. Eu tb gosto dos vampiros mais classicos, bem como os atuais, mas os classicos tem algo que...
    Valeu a indicação!

    Beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe