LEITURA CRÍTICA

Talvez pouca gente saiba, mas sou revisora licenciada pelo MEC há algum tempo e faço revisões de livros como freelancer desde que comecei a universidade. E em 2015 comecei a fazer leitura crítica profissional, através do escritório Novinsky Guinsburg Serviços Editoriais, pois tenho vários anos de experiência no mercado editorial.

daqui.
Mas o que é Leitura Crítica?
É a leitura atenta realizada por um profissional, objetivando análise e avaliação do original de um livro à procura de falhas. Este profissional examina detalhes que passam despercebidos ao autor e ao leitor comum.

A Leitura Crítica é feita por um "leitor profissional", ou seja, alguém que está acostumado a encontrar detalhes nas obras que podem fazer toda a diferença. Nessa leitura, procuramos analisar o original examinando detalhes que podem não ser percebidos por um leitor comum.

Para quem deseja ser publicado por uma editora, é uma etapa muito importante pois o leitor profissional não apresentará sua opinião apenas para agradar o autor, pelo contrário, o profissional apontará tudo o que pode ser melhorado, fará sugestões para corrigir os problemas encontrados na obra - portanto, você deve estar aberto à críticas construtivas!

Ao final da leitura crítica, o profissional entregará seu parecer, por escrito.

Começamos com tópicos gerais, como os apresentados abaixo:

Tópicos gerais: Existem problemas? Onde: criação de personagens? Foco narrativo? Densidade do tratamento temático?
Perfil do leitor: O público-alvo é coerente com a massa textual?

E então focalizamos em alguns aspectos, entre eles:

Coesão e Continuidade: Existe integração entre frases, parágrafos, capítulos, tramas do livro? A linha narrativa facilita a leitura ou faz voltas que confundem o leitor?

Consistência: Em toda a obra existe a mesma voz? O mesmo tom? As mudanças de voz se justificam?

Coerência: O mundo criado pela obra é coerente com o texto apresentado? Os eventos e personagens da trama se encaixam na realidade descrita?

Concisão: O texto é conciso? Apresenta pontas soltas e divagações que não contribuiem para a narrativa? O texto evita rodeios? Possui excesso de detalhes que atrapalham a leitura?

Clareza: O texto é facilmente lido? Sim - por que? Não - por que? É um texto rebuscado, recheado de palavras eruditas ou detalhes que atrapalham a clareza da narrativa?

Cadência: Como é o ritmo do texto? Nesse caso, a cadência de um texto se relaciona com a fluidez e clareza do mesmo, com sua organização de eventos e capítulos, e está associada a outros pontos, como a concisão, coerência e a consistência.

Linguagem: Como é a voz narrativa? Há alguma característica específica da linguagem que se destaca no texto? Isso prejudica ou ajuda a leitura?

Suspensão da descrença: Somando todas as características do texto, ele consegue garantir a imersão do leitor na obra? Ou o leitor se sente fora da trama?

Se um texto atende de maneira exemplar todos os aspectos, ainda há um elemento essencial a ser avaliado: a essência da trama. A história vale a pena ser contada? É original, única, inspiradora? Consegue tocar o leitor?

Então, se você quiser que eu faça a leitura crítica do seu original, envie um e-mail para vitoriadoretto23@gmail.com que eu faço um orçamento sem compromisso.

E se você precisar de revisão, preparação de original, copidesque ou tradução, o NG oferece preços acessíveis e trabalho de qualidade. Acesse o site e saiba mais.

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe