Doki Livros | O Verão da minha vida, Nova Weetman

sexta-feira, dezembro 15, 2017

Está será um resenha breve para que eu não estrague a experiência da leitura e entregue muitos spoilers para você, mas posso dizer que este volume da coleção Escolha o seu felizes para sempre me deixou inquieta por alguns dias, quer saber o porque? Então vamos lá.


O Verão da minha Vida é um daqueles livros onde o leitor deve escolher não só o final, mas também o desenvolvimento da história -- e isso, para uma libriana, é um martírio porque é impossível escolher apenas um. Ao todo temos duas possibilidades gerais de "caminhos" para a história que, com o decorrer dos acontecimentos, vão se subdividindo em novas possibilidades -- e, obviamente, novas possibilidades de finais felizes. É importante notar que quando escrevo "final feliz" não quero dizer, necessáriamente, que a personagem principal sempre vá terminar a história com um par romântico estabelecido e firme e forte, um final feliz significa que, de alguma forma, um dos conflitos da vida da personagem foi "resolvido" -- é importante notarmos que uma personagem feminina, uma garota, não precisa encontrar o seu feliz para sempre com um par romântico.

Se nós separássemos cada história, perceberíamos que são histórias curtinhas e fáceis de ler. Este é um livro bem escrito e com coerência, a autora soube dosar a leveza da escrita com o tom adolescente da trama. Segui cada um dos caminhos e finais e me apeguei em dois deles, um de cada uma das duas possibilidades gerais da personagem (para contextualizar, a personagem principal, Frankie, deve escolher entre ir para Londres com a mãe e ir para a praia com o pai). 


Achei Frankie uma persongem muito sensível. Ela é realmente uma adolescente, com todos os altos e baixos da idade e consegue lidar melhor do que o esperado com as novidades que caem em sua vida. Em qualquer uma das duas viagens que deve pode optar, ela encontra fatos novos e deve lidar com novas realidades que acrescentam e muito para o seu desenvolvimento. Definitivamente conseguimos ver que, em qualquer um dos finais, a persoangem é bastante diferente da mocinha que encontramos nos dois primeiros capítulos.

Sem citar nomes (porque são vários e se eu começar a falar sobre cada um deles, a minha proposta de escrever uma resenha curta não se realizará), os outros personagens contribuem muito para o desenvolvimento de Frankie e o leitor percebe que, em sua maioria, eles não estão ali apenas para servir de suporte ao crescimento da personagem principal.

Livros "interativos" como este geralmente me deixam com um pouco de receio porque sei que de uma forma ou de outra lerei todas as possibilidades apresentadas, mas a narrativa de Nova Weetman é perfeita para relaxarmos e aproveitarmos aquela felicidade das viagens de férias e das possibilidades amorosas da adolescência. Leitura mais do que indicada para aqueles que querem sair de uma ressaca literária e para um final de semana tranquilo.

Até breve! 

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe