Doki Livros | Vacas, Dawn O'Porter

segunda-feira, novembro 13, 2017

Logo que li a sinopse de Vacas achei sua premissa incrivelmente promissora -- porque traz a história de três mulheres muito diferentes, Tara, Cam e Stella, e toca em temas contemporâneos e que precisam sim serem discutidos, como os perigos de ter um vídeo viral. Então, depois de ler e ficar apaixonada pela escrita dessa autora, posso resumir de forma breve que este é um romance sobre mulheres fortes muito bem escrito.


Eu não conhecia nada do estilo de escrita de O'Porter, mas sua linguagem durante a narrativa e as pequenas atualizações em forma de email que permearam a leitura foram um dos pontos que mais me cativaram. No começo pensei que, pelas personagens terem muito background, a autora fosse acabar perdendo a mão em algum momento, mas isso não ocorreu. O ritmo foi constante, e O'Porter conseguiu lidar com os detalhes de forma muito satisfatória. Como comentei anteriormente, o livro segue três protagonistas femininas -- Tara, uma mãe solteira que faz documentários online; Cam, uma feminista em seus trinta anos que escreve num blog de sucesso sobre ser mulher e os problemas femininos; e Stella, uma solitária e perto de ser solteira moça que além de estar lidando com a morte de sua irmã que teve câncer de ovário, precisa lidar também  com o fantasma dessa doença -- e todo o drama é amarrado a partir de um acontecimento que muda tudo.

O que mais me impressionou na trama foi a força da narrativa e seu tom feminista. A autora mostrou não ter medo de escrever sobre as diversas situações que as mulheres têm de lidar todos os dias -- e ainda que estes não sejam temas nunca escritos antes, me pareceu que ao falar sobre sexo, masturbação, orgasmos, menstruação, gravidez e aborto de forma tão aberta e genuína gerou a empatia que tantas outras narrativas procuram e perdem. A autora não esconde nada, ela trata de cada tópico sem aquele tom de desculpas, ela empodera suas persoangens, dá voz aos seus pensamentos e celebra suas histórias. Li várias resenhas falando que não entendiam o porque de todo o alvoroço com essa trama e que sua linguagem era escandalosa, eu simplesmente não consigo concordar com isso. O alvoroço está em dar voz para mulheres, em mostrar personagens cujas vozes têm histórias a serem contadas, cujas histórias trazem mais do que o romance esperado entre a mocinha e o mocinho. O alvoroço está em falar de tantos assuntos que nós só podemos conversar com poucas amigas. O alvoroço está em dismistificar temas que são cotidianos para uma mulher.

As personagens aqui são críveis, divertidas, engajadas, vívidas (ainda que em uma cena ou outra a credibilidade dos acontecimentos seja um pouco forçada, principalmente nos desenvolvimentos da cena de masturbação em público). Gostei muito de Cam, uma mulher forte e admirável que fez seu próprio caminho na vida -- o mesmo pode ser dito de Tara. Stella é, dentre as três a mais complicada, sempre nos preocupamos com sua saúde mental e esperando que ela melhorasse -- o que (mais ou menos) aconteceu perto do final da história.

Vacas foi uma leitura muito agradável com discussões importantes sobre as mulheres e a amizade entre elas. A autora conseguiu falar de todos os tipos de mulheres: das mais velhas, das casadas, das solteiras, das que não querem ter filhos, das poderosas, das bem sucedidas, das mulheres que se recusam a seguir o rebanho -- porque, realmente, nós não precisamos seguir o rebanho. Este livro traz um olhar abrasador e ao mesmo tempo sem medo sobre as escolhas que fazemos (nós, as mulheres), "apesar" de nosso sexo e sobre as consequências que vem com a escolha de falar sobre essas escolhas em um lugar público.

Vacas é um livro corajoso, não há como negar. É um livro atual com toda a discussão sobre mídia social e feminismo. É uma história que amei ler. São tantas mensagens em suas linhas que é preciso um tempo para regurgitar tudo e deixar que toda a trama ressoe no leitor.

Até breve! 

You Might Also Like

13 comentários

  1. Oi.
    Adorei a dica, principalmente com essa onda de pessoas querendo deslegitimar esse movimento tão importante que é o feminismo. Incrível como que tudo que se refere a intimidade da mulher é feio e sujo e não pode nunca ser mencionado em público.
    Pretendo ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?

    Estou adorando saber que vivo em uma época em que livros como esse são publicados. Mulheres fortes, decisivas e com histórias de superação estão aí para nos inspirar. Essa parece ser uma obra que eu vou amar ler e ficar encantada em conhecer essas personagens.
    Abordar o feminismo, trazer discussão sobre as mulheres e as suas amizades é algo promissor. E, ainda por cima, optar por trazer mulheres diferentes (e não só um tipo de esteriótipo) descreve a pluralidade existente no momento, o que pode inspirar muitas pessoas, por elas se verem descritas na narrativa. É um livro corajoso, realmente.

    Enfim, adorei a postagem, obrigada pela dica :)
    Abraços.

    https://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já li inúmeras resenhas sobre este livro, todas aclamando o mesmo, mas confesso que ele me assusta. Não gosto de nenhum tipo de ISMO, eles nunca são
    bons, sei de toda luta que enfrentamos por ser do sexo que somos, mas acredito que nada ao extremo faz bem. Não sei se leria, posso estar perdendo uma grande história.
    Quem sabe um dia.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. oieee
    essa é a primeira resenha do livro que leio, e pelo titulo nem sabia o que esperar, gostei bastante pois afinal é uma luta que merece todo tipo de reconhecimento e que as pessoas precisam entender do que se trata.
    adorei e espero ter a oportunidade de ler em breve

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Já tinha lido resenhas sobre esse livro.E sempre são resenhas positivas,estou louca para ler!
    É muito difícil encontrar livros que falem realmente da mulher e toque em assuntos tabus sem ser superficial.
    Por isso quero tanto poder ler esse livro.
    Adorei conhecer seu ponto de vista da história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oii!!!
    Achei o livro bem interessante, eu não conhecia ainda. Tenho visto muitos livros sobre empoderamento mas é a primeira resenha que eu leio sobre um. Nós mulheres temos que nos unir mesmo e livros assim tem que cada vez mais ser divulgados e conhecidos. Gostei muito da sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Esse livro está bem em alta né? Essa capa é magnífica.
    Espero poder ler em breve, pois a história me cativou demais, por tratar de temas tão importantes. QUERO LER! Vamos aguardar a BF e ver se consigo! Haha

    ResponderExcluir
  8. Hey, tudo bem?
    Estou lendo esse livro e encantada com a força das protagonistas, sério. A O'Porter escreveu com tanta propriedade sobre tudo que é fascinante e necessário.
    Fiquei muito contente por esse livro ter te agradado tanto assim e satisfeita por ele ter alcançado mais pessoas!
    Espero curtir como você curtiu.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    É muito bacana quando um livro surpreende o leitor e esse livro tem surpreendido muitas pessoas de acordo com as resenhas que já li até agora. Achei o título bastante curioso, mas não foi isso e nem a premissa que me chamaram a atenção para esse livro, e sim o quanto ele vem fazendo sucesso entre os blogueiros.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Soltei a rssenha hj de Vacas. A personagem que chamou minha atenção foi a Cam e o homem misterioso. A narrativa é muito boa, claro que algumas coisas foram romantizadas.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Já tinha lido uma resenha de Vacas e achei muito boa. A sua detalhou ainda mais a trama, o que ajuda a saber mais ou menos o que esperar desse livro. Vai para a lista de desejados.
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Acho que o nome um pouco incomum e o enredo corajoso que el traz, já são motivos mais que suficientes para todo mundo parar o que esta fazendo e começar a ler o livro. Eu inclusive.

    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Tenho visto esse livro por ai e fico cada vez mais curiosa para ver a forma como a autora está trazendo todos esses temas dentro da narrativa. Sua resenha me deixou ainda mais intrigada. Bjs, Tell me a Book

    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe