Doki Livros | Garota Tempestade, Nicole Peeler

segunda-feira, novembro 27, 2017

Eu não sabia direito o que esperar de Garota Tempestade, mas sua capa me deixou um pouco curiosa -- porque, obviamente, mesmo depois de anos de seu lançamento eu li pouquíssimas resenhas sobre este livro. Então fiquei bastante surpresa quando encontrei uma narrativa com fluência cadenciada e linguagem distintiva no meio dos outros livros que estive lendo nos últimos meses.


Aqui temos um mistério, algumas mortes... e aquela introdução sobre o mundo paranormal em que a história se localiza que já esperamos dos primeiros volumes de séries. Então somos apresentados aos habitantes desse mundo e suas regras, mas tudo isso acaba por ser um pano de fundo para a história de Jane (o que é um recurso de criação/desenvolvimento de trama muito bom). Devo mencionar também o grande uso de referências a filmes, programas de televisão e video games, o que é bem interessante pois o leitor vai reconhecendo as referências e criando ligações emotivas com a personagem por causa delas.

Por o foco estar em Jane, o leitor aqui possui apenas duas possibilidades: ou gosta da personagem ou não a suporta. É aquela "coisa" que não podemos controlar, logo nas primeiras páginas já descobrimos se continuaremos ou não na leitura. Para nossa felicidade, essa pessoa que vos escreve ficou em cima do muro e continuou lendo até o final.

Jane é uma personagem interessante. Ela é divertida e ri de si mesma de uma forma bastante incomum (o que às vezes é um pouco preocupante), suas reações às situações que acontecem no livro possivelmente não são as mesmas que a maioria das pessoas teria, mas isso é o que a destaca no meio de tantos outros personagens. E há, ainda, os diálogos que ela trava consigo mesma que de uma forma divertida funcionam muito bem com a atmosfera da trama. Jane não é daquelas personagens que são essencialmente engraçadas ou forçam para isso acontecer, mas em certas cenas é inegável que as piadas que ela faz [com as piores coisas] são terrivelmente engraçadas -- e a personagem sabe disso, o que é ótimo e contribui o que citei ali em cima como "rir de si mesma".

Outro ponto que gostei muito em Jane é que ela não tenta ser a heroína da cidade (mas ela já é a ovelha negra mesmo sem querer), mesmo fazendo muitas coisas que a colocariam como tal. Ela faz o que pode e, quando sabe que não pode competir com outras pessoas ou situações, ela faz o que deve ser feito: ou seja, correr. E provavelmente essa seja a coisa mais legal na construção da personagem: ela tem um senso de realidade e racionalidade muito bom! (e que nem todos os personagens de romances paranormais possuem) Outra coisa que devo comentar é o grande crescimento e amadurecimento que Jane possui nesse volume, quando o livro acaba ela está em um bom momento (ou lugar, como alguns outros resenhistas se acostumaram a falar) para mais aventuras.

Ao finalizar a leitura, saí da história com a sensação de que tudo foi bem montado para introduzir eventos maiores no futuro -- o que pode ser considerado um planejamento muito bom. Estou curiosa para saber para onde Jane e companhia limitada irão nos próximos volumes.

Até breve! 

You Might Also Like

13 comentários

  1. Que bom que apesar de ficar indecisa leu até o fim e pelo visto valeu a pena. Goste de livros despretenciosos para se ler nas ressacas literárias. Uma boa dica, anotada!

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Que bacana que esse livro foi uma boa introdução para os próximos livros. Assim como você, também nunca vi muitas resenhas dessa obra, e não sabia do que se tratava. Mas é ótimo quando pegamos livros assim, sem pretensão e somos surpreendidos dessa maneira.

    ResponderExcluir
  3. Olá Vitória, tudo bem?
    Conheci esse livro após uma amiga me indicar e me apaixonei pela premissa dele. Fiquei muito contente por ler sua resenha e me deparar com uma história que envolve tanta coisa. A personagem parece ser muito cativante e espero me encantar com ela.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro mas só a sua resenha me deixou bastante curiosa, ele tem comentários bastante positivos no Skoob, outro ponto que chamou bastante a atenção é esse olhar peculiar dela é a capacidade de rir sobre as coisas.

    ResponderExcluir
  5. Achei a premissa muito interessante, o fato de ela ser a ovelha negra e não querer bancar a heroína, acho que vou me encantar pela Jane. Também gostei de saber que possui referencias.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    To morrendo de vontade de ler esse livro, acho essa capa linda e um pouco gótica, e sempre fico com vontade de lê-lo mas acabo deixando de lado
    Pela sua resenha deu pra ver que é um ótimo livro de introdução, espero gostar da personagem e também espero que a editora publique as continuações logo

    ResponderExcluir
  7. Oi, Vitória! Já li e inclusive resenhei esse livro na época de seu lançamento. rsrs
    Também gostei bastante da personagem, mas achei a história razoável, poderia ter sido mais legal - mas sendo um livro introdutório, só tende a melhorar, espero. rsrs
    Pena que esse foi lançado em 2013 3 até agora não vi sinal de continuação.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Oi! Que capa engraçadinha! Não conhecia o livro, mas acabei gostando da premissa. Acho legal quando tem essa parada sobrenatural e um bom humor repleto de referências da cultura pop. Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Vitória

    Essa capa é muito bonitinha. Curiosamente é a segunda resenha desse livro que leio essa semana, digo isso porque você mesma comentou que leu pouquíssimas resenhas dele.
    Achei legal ele ter referências, eu particularmente curto bastante esse artifício... mas a proposta do livro propriamente dita não faz muito meu estilo.
    Normal um primeiro livro ser mais introdutório, espero que os próximos sigam te surpreendendo! :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Aaa, adorei a capa! Já imaginei a personagem do jeitinho que você descreveu, e fiquei curiosa pra saber se o nosso santo vai bater, rs. Adoro histórias com distopias, então acho que irei amar essa leitura!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo Bem?

    Acho que vi esse livro, mas nunca li nenhuma resenha dele. A capa me lembra muito alguns livros infantis que vejo por ai. Não sei se a obra faz muito mei estilo, vou anotar o nome e ver se consigo ler depois.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?

    Eu já tinha visto esse livro em livrarias e a capa tinha me chamado a atenção. Mas como você colocou, eu também só vi poucas resenhas sobre ele, então nem me animei muito para procurar saber mais. Do que você citou, o que eu mais gostei é de saber que a Jane não tenta ser a heroína da cidade, pois sempre temos um personagem assim e pode chegar a ser irritante. Além disso, a construção dos personagens é uma das coisas mais importantes em uma obra, então é legal saber sobre o amadurecimento e crescimento dela no livro.
    Vou procurar saber mais dessa série antes de começar a ler, você me deixou curiosa xD

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Eu não conhecia esse título, mas devo dizer que estou simplesmente apaixonada pela capa e mais ainda pela premissa dele, adoro um mistério, rs. Sem dúvidas, irei anotar essa dica! Enfim, adorei conferir suas impressões a respeito dessa leitura. Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe