Dois destaques de agosto na e-galáxia

quarta-feira, agosto 16, 2017


Dizem que agosto é um mês interminável, por isso neste mês estou te indicando vários livros para que o mês passe mais rápido. Seguindo esta meta, hoje trago para você duas indicações que são destaque no catálogo da e-galáxia, o primeiro é Profissão: poeta – perfil, poemas, entrevistas, de Armando Freitas Filho, e o segundo é Meios e finais – Conversas em Princeton, de Ricardo Piglia, Paul Firbas, Pedro Meira Monteiro e Fermín A. Rodríguez. Confira abaixo:

Profissão: poeta – perfil, poemas, entrevistas, de Armando Freitas Filho

Oito longas entrevistas com o poeta Armando Freitas Filho cobrindo um período de 15 anos estão no centro deste livro. Nas margens: uma seleção de poemas organizada pelo próprio Armando e um perfil biográfico do poeta escrito por Francesca Angiolillo.
Porta de entrada para o universo poético e íntimo de um dos nomes centrais da poesia moderna brasileira. Labirinto da mente e do coração do artista.
Prevendo a tentação de oferecermos este livro como uma espécie de “Armando por ele mesmo”, o poeta avisa: “Não se fie muito em quem introduz o seu próprio conteúdo nesses tempos contaminados e perigosos.” 
Fica o convite para que o leitor se arrisque nessas páginas de registros e tempos múltiplos.

Sobre o autor:
Armando Freitas Filho nasceu no Rio de Janeiro. Foi pesquisador na Fundação Casa de Rui Barbosa, secretário da Câmara de Artes no Conselho Federal de Cultura, assessor do Instituto Nacional do Livro no Rio de Janeiro, pesquisador na Fundação Biblioteca Nacional, assessor no gabinete da presidência da Funarte.
É autor de Palavra, Dual, À mão livre, 3x4 (Prêmio Jabuti de Poesia, 1986), De cor, Números anônimos, Fio terra (Prêmio Alphonsus de Guimaraens da Biblioteca Nacional, 2000), entre outros livros. Reuniu sua obra poética em Máquina de escrever, de 2003. Este livro faz parte do selo HB da e-galáxia.

Meios e finais – Conversas em Princeton, de Ricardo Piglia, Paul Firbas, Pedro Meira Monteiro e Fermín A. Rodríguez

"Meios e Finais – Conversas em Princeton" é muito mais do que um livro de entrevistas com Ricardo Piglia. Como afirma Paul Firbas (organizador da obra) no prefácio: “A conversa é um dos gêneros prediletos de Piglia para a interseção entre a crítica e a ficção, e para buscar, de alguma forma, escapar do lugar de enunciação da academia e das autoridades. Sendo assim, tais conversas, logo convertidas em textos de crítica, configuram também os capítulos imaginários de algum romance epistolar entre amigos.” 
A publicação surgiu a partir de uma roda de conversa, que aconteceu em novembro de 2010, entre o autor argentino e os professores e críticos literários Paul Firbas, Pedro Meira Monteiro e Fermín A. Rodríguez, sobre temas como cinema, política, tecnologia, leitura e controle social.
O título faz parte do selo Peixe-elétrico Ensaios, que apresenta ao leitor de língua portuguesa um conjunto de intervenções críticas em formato e-book.

Sobre a Peixe-Elétrico Ensaios:
Peixe-Elétrico Ensaios apresenta ao leitor de língua portuguesa um conjunto de intervenções críticas em formato e-book. Ensaios clássicos ao lado de textos contemporâneos para serem baixados no mundo todo e por preço acessível.
Com a mesma independência e disposição contra-ideológica da revista Peixe-elétrico, os ensaios aqui publicados pretendem estimular o debate crítico no país e responder às novas configurações do mercado editorial tradicional, afirmando o digital como espaço privilegiado para esse tipo de obra.
Principais áreas: crítica literária, psicologia, filosofia, história da cultura e sociologia.

Até breve! 

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe