Doki Livros | A identidade secreta dos super-heróis, Brian J. Robb

quarta-feira, maio 31, 2017

Alguns livros são completamente diferentes daquilo que pensávamos quando contemplamos suas capas ou lemos suas sinopses -- mas, veja bem, isso não significa que isso é uma coisa ruim. Este é o caso de A identidade secreta dos super-heróis: A história e as origens dos maiores sucessos das HQs: do Super-Homem aos Vingadores, de Brian J. Robb.

vai uma barra de cereal aí?
Antes de qualquer outra coisa, eu devo te avisar que sim, eu sabia que o livro possuia um aprofundamento mais histórico da "evolução" dos quadrinhos, mas além disso acho que esperava mais imagens icônicas das HQs, sabe? Existem diversos momentos que poderiam ter aparecido ao longo das páginas -- entretanto a falta deles não atrapalhou a leitura, apensa frustou uma expectativa pessoal desta blogueira que vos escreve. Então... vamos ao que interessa.

Me surpreendi bastante com a pesquisa que o autor deve ter feito para escrever este livro -- mesmo que ele tenha acompanhado muito da história dos heróis, eu posso apostar que foi preciso procurar pelos detalhes e curiosidades.

O livro traz a história dos heróis das histórias em quadrinhos desde o seu começo e até antes, para os considerados heróis originais: os deuses. Essa visão dos heróis do folclore e das fábulas nos faz ter um olhar com nova perspectiva quando chegamos aos heróis do século XX que conhecemos e amamos. A narrativa é cronológica e foca em momentos importantes da história das HQs, som comentários desde sobre como os heróis foram adaptados para a era nacionalista que a Segunda Guerra Mundial trouxe, até o surgimento da figura do anti-herói.

A escrita de Brian é bem concisa. Ele vai direto ao ponto e passa toda as informações que se porpõe a nos mostrar -- às vezes essas informações vêm agregadas a comentários sobre o contexto social, cultura e/ou político do momento para melhor entendimento da situação. Às vezes fiquei com vontade de saber mais sobre determinado tópico que aparece aqui, mas percebi que o intuito do livro é trazer o basicão para os fãs e justamente despertar essa vontade de descobrir mais, ir pesquisar e se surpreender com as descobertas.

<3
Foi uma leitura muito interessante e até mesmo detalhada sobre o crescimento dos heróis nas histórias em quadrinho -- teria sido interessante também ter uma visão mais global desse crescimento, mas entendo o foco ser os Estados Unidos. Este é o livro perfeito para se presentear um fã dos filmes da Marvel, por exemplo -- porque ele pode se tornar também um fã dos quadrinhos.

Ah! Antes de terminar esta resenha eu preciso comentar sobre a textura da capa! Ela é toda "granuladinha" e é super legal ficar passando a mão -- o trabalho gráfico foi incrível aqui! Eu posso ter esperado mais fotos, mas fiquei muito feliz em ver as artes referenciais no início de cada capítulo ou parte do livro. São esses detalhes que enchem o coração do leitor de felicidade, sabe? :3

Até breve! 

You Might Also Like

16 comentários

  1. Olá
    Eu gosto muito dessa capa, mas não tinha lido nada a respeito da história anteriormente. Não tenho dúvidas de que deve ser uma leitura bem interessante sim, em especial por conta do desenvolvimento das histórias dos heróis em quadrinhos. Legal que o autor fez uma pesquisa sobre isso, acho que acrescenta em muito. Gostaria de poder conferir também, adoro essa ambientação.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oiiii,

    Eu vi este livro no catalogo da Valentina e achei incrível a proposta, mas sabe quando mesmo você achando a leitura vai ser bem interessante não consegue se convencer a ler? Eu acho que deve ser maravilhoso pra quem é fã de HQ, o que não é meu caso. Apesar de eu gostar de histórias de super heróis eu sempre prefiro assistir aos filmes ou desenhos do que ler HQ, não sei dizer porque é algo que nunca chamou minha atenção rs, mas admito que fiquei curiosa pra passar a mão na capa kkkk.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Tenho que admitir que quando comecei a ler sua resenha pensei: aí está um livro que não me interessa.
    Mas cai do cavalo.
    Adoro historia e adoro contextualizar tudo que leio e/ou assisto.
    Então acho que eu adoraria fazer essa leitura e talvez passe a me interessar mais por HQs.
    Gostei e anotei a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. O design do livro parece ser incrível,outra coisa que me veio a mente é que eu provavelmente iria gostar dessa leitura,porque sou totalmente por fora desse mundo HQ mesmo querendo saber mais sobre ele.
    Quero já esse livro.

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bom?
    Ahh, eu gosto do trabalho completo, rs.
    Se vai dar curiosidade, coloca a informação completa, autor!
    Eu amei a capa, e ainda mais por ser texturizada, deve ser mesmo uma beleza pra se ter na estante!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu amo heróis e não sabia que tinha esse livro que trás informações aos fãs, então é lógico que já fiquei interessada. Eu também esperaria pelos quadrinhos e toda a ilustração dos quadrinhos, mas eu acho que essas informações podem ser bem interessante, fora o fato de despertar nossa curiosidade para o aprofundamento da coisa, como você disse. Eu amei essa capa, é muito linda e nos remete a muita coisa. Quero muito esse livro, vai para a lista!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  7. Olá! Que pena que teve frustração por falta de imagens icônicas das HQs! Apesar de ser — como você disse — “histórico da “evolução” dos quadrinhos”, acredito que se tivesse mais ilustração poderia ser mais próximo das HQs. Porém, que bom que você se surpreendeu bastante. Tenho vontade de ler e envolver mais com HQs, saber que esse livro é interessante, detalhando, tem uma cronologia das HQs e é indicado para os fãs da Marvel me deixou curiosa para ler também. Beijos'

    ResponderExcluir
  8. Oláa!
    Achei bem interessante a proposta da apresentação desses personagens que fazem parte da nossa vida hoje em dia... rsrs Acredito que a grande maioria dos fãs de super-herois não conhece a história de cada um deles, e muitas vezes não são grandes fãs de quadrinhos... Até porque, os filmes ajudaram muito a popularização desses personagens ne?
    Fiquei bem curiosa pra ler...
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu ainda não conhecia essa obra, mas me chamou muito a atenção porque curto muito histórias de super heróis, e esse me interessa particularmente por causa dessa pesquisa aprofundada que foi feita por parte do autor. Acho que seria um livro muito gostoso de ser lido.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oie! Gente, eu acabei de fazer um teste compartilhado pela Editora, onde eu tinha que escolher uma série e receberia uma indicação de leitura. E a recomendação que me deram foi justamente a desse livro. Eu fiquei embasbacada e louca de ansiedade para ler o mais rápido possível, pois sou apaixonada pelos filmes de super-heróis, principalmente dos heróis da Marvel, e talvez esse seja o empurrão que preciso para tomar vergonha na cara e ir atrás de hqs. Eu adoreeei a ideia desse livro e com certeza seria uma leitura bem-vinda. Achei essa edição muito linda, principalmente a capa, mas provavelmente concordaria com você sobre o fato de que poderiam haver mais imagens dos heróis. Amei sua resenha!

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart

    ResponderExcluir
  11. Eu aceito uma barra de cereal, obrigada! Hahahah
    Que pena que você ficou um pouquinho frustrada, mas o saldo foi positivo.
    Eu não leria porque não curto herois nem nada... o máximo que faço é ver os filmes pelo prazer do espetáculo. Hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie! Tudo bem?

    Estou louca para realizar a leitura desse livro e o tê-lo na minha estante! Amo quando encontro livros que me explicam e apresentam mais sobre esse universo das HQ, é ótimo para aprendermos mais coisas sobre o assunto! ótima dica e com certeza já está anotada!

    Bjss

    ResponderExcluir
  13. OI!
    Estou doida para ler esse livro, pois adoro os filmes da Marvel e DC mas nunca li nenhum quadrinho então não sei nada sobre a origem desses super herois que estão tão presentes no nosso universo hoje em dia.
    Apesar de o livro ser mais direto e 'didático' achei bem bacana e com certeza é uma leitura que farei quando tiver oportunidade

    ResponderExcluir
  14. Estou bem curiosa com este livro e achei o projeto gráfico do livro muito caprichado. Fiquei curiosa com os detalhes da capa que você citou
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  15. Que capa incrível, hein! Adorei a proposta do autor de promover um aprofundamento mais histórico da evolução dos quadrinhos. Creio que seja interessantes para os amantes dos HQs e para aqueles que não conhecem muito mas têm interesse em aprender um pouco mais sobre o assunto. Acho que é uma que vale a leitura e vale ter na estante.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  16. Oiee, tudo bem?? Amei a resenha! É a primeira que leio sobre o livro, e apesar de não ser uma leitura assídua de hqs me interessei pela leitura. Uma pena não ter imagens, seria realmente muito bom e tornaria a experiência de leitura ainda mais rica. Mas de qualquer forma, anotei a dica :)

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe