Lendo: "Os Instrumentos Mortais" #1

quarta-feira, março 22, 2017

vamos lá, estou ansiosa!
Então vamos lá! Hoje é dia de te contar como tem sido a minha leitura até agora. Confesso que estou há alguns dias sem pegar Cidade dos Ossos para ler -- porque essa é a semana da calourada na federal e entre apresentaçãoes para os ingressantes nos cursos, a gincana promovida anualmente pela atlética e as aulas que voltaram para os veteranos, entre n coisas, a vida tem sido corrida.

Mas parei de ler na página 278 (que é mais do que estava esperando para este primeiro post), na metade do capítulo 15, Desamparados, com Clary e Jace fazendo um voo não muito seguro e divertido com a motocicleta dos vampiros. Até aqui a leitura tem fluído bem.
"desamparados"
O primeiro capítulo dos livros sempre são um problema para mim. Não sei o que acontece, mas se não consigo ler o primeiro capítulo sem parar, a leitura de todos os outros capítulos que seguem é travada -- aconteceu isso na minha primeira leitura, mas dessa vez foi tranquilo.

Tinha me esquecido de como os personagens são realmente adolescentes na trama. Com o filme e a série, ficamos com a sensação de que eles são adultos, maduros e super descolados. Mas não é bem assim. Os personagens estão ali, na volta dos 16 anos e lidando com a rebeldia do momento. O Jace do livro é muito diferente do da série. A Clary dos livros está em outro momento... Simon, Izzy e Alec também. Sinto que precisava relembrar isso.

As atitudes de Izzy, Jace e Alec são atitudes de adolescentes. A de Clary e Simon também. Quem não consegue se identificar ou lembrar de alguém com o jeito autossuficiente de Jace, ou com a atitude protetora de Alec, ou com o jeito descolado de Izzy? Acho que todos nós. Também é interessante ler esses meninos ainda tão imaturos passando por poucas e boas e crescendo, aprendendo, amando.

As melhores cenas ainda são as de Alec e Clary. Toda vez que ele "conversa" com ela, eu sei que algum diálogo cheio de ácido vai sair. São as cenas mais interessantes porque são dois personagens que tem muito a oferecer e muito a crescer.

Entretanto, meu problema com Simon continua. Ele nunca foi meu personagem preferido, e nesse primeiro volume mais me irrita do que qualquer outra coisa. Eu sei, Deus sabe que eu sei que ele é iimportante na narrativa, que tem o seu propósito, que melhora muito com o passar dos livros, que é um fofo, que representa muitas coisas (vou falar sobre isso no próximo post do Lendo), ainda assim... preciso de paciência nesse volume.

Nestes primeiros quinze capítulos também vale comentar que as relações dos personagens são bem demonstradas e começar a ter suas dinâmicas modificadas e assistir (ler) esses pequenos passos é sempre uma experiência muito boa.

Gosto muito do estilo de escrita da Cassandra, não tem muita enrolação apesar das descrições mais que necessárias da ambientação e dos personagens. E depois do terceiro capítulo, a narrativa fica firme no ritmo e na consistência e começa a envolver daquela forma que nós já sabemos como funciona: nos identificamos com uma personagem, começamos a entender suas motivações e nos encantamos com um mundo escondido que começa a se abrir diante dos nossos olhos.

Bom, por hoje é só. Espero terminar Cidade dos Ossos nos próximos quinze dias, mas vai depender muito do meu ritmo de leitura não só aqui, mas nos outros livros que estou lendo no momento. Espero que você tenha gostado, e nos vemos no próximo post.

Até breve! 

You Might Also Like

18 comentários

  1. Olá,

    Eu nunca fiz a leitura da saga e me lembro quando você anunciou o diário de leitura. Estou adorando acompanhar saber mais da história. Isso me anima muito em comprar a saga e fazer a leitura, mas até o momento irei ficar te acompanhando mesmo e saber como vai ser sua experiência com o desfecho co livro! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vitória!
    Li "Cidade dos Osso" há tempos e gostei bastante! Já a série, eu parei de acompanhar. ¬¬" Blé! Atuação e efeitos péssimos, prefiro o filme. Mas ainda pretendo continuar e ver se melhora.
    O Simon é bem chatinho mesmo. Acho que ele está ali só para atrapalhar o romance entre Clary e Jace, mas depois ele ganha um propósito. o/
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Sou bem suspeita ao falar sobre esse livro, enfim sobre a autora, sobre a série.. amo todos os livros mesmo ♥ Espero que você consiga finalizar a leitura, e confira os próximos títulos também. Vale muito a pena.. sobre o Simon, ele nunca foi meu preferido, preciso confessar.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Li os dois primeiros livros da série e amei !

    Também não gosto muito do Simon, nos livros e na netflix não me convenceu ! haha

    Adorei o post ! espero que consiga concluir a leitura no tempo que gostaria!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Nunca fiz a leitura dessa série mas já ouvi falar muito sobre, mas infelizmente não é um tipo de livro que costuma me agradar, então não prometo que irei ler mas fico feliz que esteja gostando!

    - Nicoli Alexandre, As Meninas que Leem Livros.

    ResponderExcluir
  6. Acho que já comentei com você que a escrita da autora não me envolveu e eu larguei este aqui, Cidade dos Ossos, ainda no inicio. Mas acompanhar sua leitura está me dando vontade de dar uma segunda chance para a autora.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie amore,
    Doei minha coleção de Instrumentos Mortais, porque é um gênero que não me atrai no momento. Até tentei me aventurar na leitura, mas não flui sabe.
    Que bom que você curta Cassandra, porque pra mim não funcionou.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  8. Essa série de livros está na minha lista de desejos já há algum tempo. Mas como ainda estou tentando terminar outras séries não sei quando chegarei nessa rs A sua resenha somente me deixou ainda mais curiosa e com mais vontade ainda de adquirir os livros que a compõe. Sei da produção inspirada neles, mas nunca assisti. Não gosto muito de produções do gênero, prefiro ler o livro antes por que assim sei de antemão como realmente ocorreu tudo. Parabéns pela resenha, gostchi!

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
  9. Isso do primeiro capítulo ditar o ritmo de leitura do livro todo é muito real, acontece muito comigo também. Por isso muitas vezes começo a ler e se logo de início não está fluindo, deixo de lado e parto pra outro. Quanto a coleção, nunca tive muito interesse em lê-lo, acho que hoje estou em uma vibe que não bate com a história. Porém, vi minha prima devorar ferozmente cada um dos livros haha

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Essa é uma série com a qual nunca tive nenhuma curiosidade, acredita? Não vi a série, não vi o filme e nem sei se pretendo ler algum livro dela. Essa questão da autora escrever sem enrolação me agrada, mas, essa fase de adolescência dos personagens não me anima. Vou esperar seu parecer final para ver se dou uma chance a essa série ><' Adorando esse estilo de post e a opinião sincera!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oie! Tudo bem?

    Sabe que com esse seu projeto pessoal de ler/reler Os Instrumentos Mortais, me deu uma ideia de fazer algo parecido para mim também? Assim, quem sabe eu consiga reler histórias queridas matar a saudade de alguns personagens, sobre essa coleção eu prefiro mil vezes esses adolescentes, do que os adultos da série/filme, sla eu li primeiro os livros e fiquei com isso deles amadurecendo e crescendo com o tempo e não abro mão dessa sensação! kkkk Sobre o Simon, amo ele! Ele é um fofo, mas não nego que irrita de vez em quando! Espero que suas leituras dos livros continuem indo bem! <3

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Oi Vitória!
    Que bacana o projeto de leitura que você está fazendo.
    Já li alguns dos livros, mas não quero ler mais nada dela. Sei que isso é bem radical. Acho que a escrita dela é enrolada, ao contrário do que você acha.
    Fico contente que você esteja gostando e espero que as próximas páginas e livros te agradem.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu sou apaixonada nessa série, e se tivesse tempo com certeza leria novamente. Adorei saber como está indo a sua leitura, e preciso concordar que o Jace do livro nem se compara com o da série. Espero que você curta e que fique super animada para continuar lendo os outros livros.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Vitória

    Que legal esse projeto, eu tenho vontade de fazer algo assim com os livros d'As Crônicas de Gelo e Fogo, porque só assim vou conseguir ler.
    Eu nunca tive muita curiosidade para ler essa séries da Cassandra, e depois que vi o filme e achei a história chata fiquei com menos vontade ainda. Espero que consiga terminar o livro no tempo estipulado.

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Essa saga é bem famosa, mas acredita que eu nunca tinha lido nenhuma resenha sobre ela? hahaha.
    Acho que algumas atitudes adolescentes dos personagens me incomodariam um pouco, não vou mentir, e também não é um gênero do qual eu goste muito. Então não me sinto muito animada para ler :/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que essa série nunca chamou a minha atenção, tanto que não tenho praticamente nenhuma curiosidade em conhecer a história e por essa razão não fiquei animada com a sua dica de hoje. Enfim, eu dispenso essa série, mas de qualquer forma foi bacana saber um pouco sobre.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Oi.
    Li todos os livros dessa série ano passado e fiquei apaixonada.
    Sou velha, tenho 26, mas gosto de fantasias voltadas para o público jovem. O livro não precisa ser um constante tapa na cara para passar uma mensagem legal. Pode ser leve e divertido e ainda ter conteúdo.
    Eles realmente são muito jovens e ainda passam pelos dramas da adolescência, aqueles sentimentos a flor da pele e aquela mania de achar que tudo é o fim do mundo. Mas isso não me incomoda, os personagens não precisam ter a personalidade parecida com a nossa para nos identificarmos com eles.
    Eu também achei o Simon bem chatinho nesse primeiro livro, mas ele realmente melhora nos próximos volumes.
    Gostei de relembrar essa história através das suas impressões.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Então, a idade dos personagens que me foi meu maior problema com as adaptações para a tv e para o cinema. Poxa, cataram atores velhões para interpretar personagens com crise de identidade! bah!

    Acho que já comentei que não continuei lendo a série, li apenas os dois primeiros livros. embora a escrita da autora seja como você descreveu, não me fez querer continuar loucamente lendo seus livros.

    Boa continuação em sua leitura!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe