Doki Livros | A Garota do Cemitério - Livro I: Os Impostores, Charlaine Harris, Christopher Golden e Don Kramer

quarta-feira, fevereiro 22, 2017

Esse provavelmente é o livro que eu li mais rápido nesse ano -- possivelmente porque é uma história em quadrinhos e porque sua narrativa sempre recheada de ação e mistério.

resolvi fazer diferente dessa vez hehe
A Garota do Cemitério traz a história de Calexa Rose Dunhill, uma jovem que acorda um dia no cemitério sem se lembrar do porquê de estar ali ou, o que é mais importante, quem é. Dias se transformam em semanas e semanas em meses e Calexa, mesmo sem recuperar a memória, consegue sobreviver escondida no cemitério enquanto espera ou suas memórias voltarem ou um sinal de que alguém a está procurando. Mas é claro que o que já é complicado pode ficar ainda mais perigoso.

A narrativa de Charlaine Harris e Christopher Golden começa com ação e mistério, as questões de identidade de Calexa são o foco principal da narrativa, como era o esperado desde a leitura da sinopse. Por ser o primeiro volume da série também era esperado que houvesse mais mistérios e perguntas do que respostas. Afinal, esse é o papel dos primeiros volumes: apresentar a história, os personagens e despejar um balde de complicações para serem resolvidas no que vier a seguir. Sendo assim, Os Impostores cumpre seu papel e traz uma história secundária que ajuda a personagem principal a começar a se localizar como pessoa -- o que me leva a contar sobre essa "segunda história".

Enquanto acompanhamos Calexa sobrevivendo da forma que pode no cemitério (e um pouco fora dele), vemos um grupo de amigos tentando realizar um ritual bizarro (ao melhor estilo de Supernatural em seus dias menos conturbados) que não dá certo. São as ações dos integrantes desse grupo que trazem consequências inesperadas para Calexa -- e eu não contarei aqui o que acontece poruqe quero que você leia a história, é claro. A partir dessas consequências ela acaba encontrando ainda mais força de vontade e seu instinto de sobrevivência chega ao seu pico.

ai esse traço <3
O estilo da narrativa é um pouco diferente do que eu estava acostumada nas tramas da Charlaine, o que era mais do que esperado porque um romance é completamente diferente de uma história em quadrinhos, e por isso o ritmo também é essencial para que o leitor não perca o interesse. Assim, a parceria entre Harris e Golden deu muito certo: grande parte da narrativa são os pensamentos de Calexa e por estarem na medida certa, no tom certo, nos deixam ligados ao suspense e à preocupação da personagem. E é justamente essa característica o que eu gosto nessa história em quadrinho: os autores conseguem fazer com que nos solidarizemos com a personagem principal desde o início.

Com progressão narrativa bem construída, cenas recheadas de ação e momentos com personagens gentis e bondosos (e, por que não (?), inspiradores), Harris e Golden provam que sua parceria criativa dá mais do que certo.

Também não posso deixar de comentar sobre as ilustrações. O traço de Don Kramer é muito limpo e realista. Seu estilo de desenho combina muito com o estilo da narrativa -- e vale lembrar que Kramer possui grande experiência com graphic novel e HQs. E já que estou falando da parte bonita desse volume, a editora Valentina está de parabéns com a qualidade das folhas (como você pode imaginar, eu gosto muito do cheiro das páginas novas de um livro) e da impressão.

aqui a capa para você ver :)
Os Impostores abre caminho para uma centena de acontecimentos na vida de Calexa e para seus leitores. Para quem conhece a escrita da Charlaine esst é uma experiência nova e divertida. Para quem está chegando agora, venha sem medo e se deixe envolver pelos mistérios do passado dessa jovem mulher de fibra e força de vontade.

Até breve! 

You Might Also Like

6 comentários

  1. Olá!

    Apesar de não ser a maior fã do gênero, acho que eu arriscaria ler, a vantagem das hqs são a rapidez da compreensão da história, além de ter traços incríveis, em matéria de ilustração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kamila!
      Ai os traçso das HQs... Mas sim, essa é uma vantagem mesmo!

      Excluir
  2. Nunca tinha ouvido falar da autora antes do lançamento desse livro, mas achei bem legal ela se aventurar em um história em quadrinhos em parceria com um ilustrador. O traço dele é mesmo lindo, por sinal. Achei o enredo muito interessante, adoro histórias com perda de memória principalmente se tiver isso da personagem principal precisar descobrir tudo sobre ela, inclusive quem é. Gostaria muito de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju!
      Sim, achei bem legal ela se aevnturar pelo mundo das HQs também! Tomara que você possa ler em breve! :D

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    A Carina, da Valentina, divulgou bastante este livro e eu estou aqui super interessado nele! Parece ser uma obra bem bacana e além disso eu amo HQS e essas gravuras estão lindas demais! ❤ Gostei da sua opinião sobre ele, espero ler logo, logo!

    Beijos,
    Lu - @justificou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      hahaha siiim, a Carina vendeu bem o peixe desse livro! hahaha Opa, tomara que você possa ler em breve! :D

      Excluir

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe