Doki Livros | Não Fuja, F.M.L. Pepper

terça-feira, janeiro 31, 2017

Essa provavelmente é a resenha mais difícil de escrever desses primeiros meses do ano porque eu preciso me policiar para não escrever nenhum spoiler por duas razões: um, é o último volume da trilogia e você pode ou não já ter lido os anteriores; dois, eu ainda não postei as resenhas dos dois volumes anteriores (mas elas estão programadas aqui no blog, então irão sair em breve) porque resolvi fazer diferente e começar a postar pelo final.

essa capa é tão linda <3 -- e misteriosa também
Assim, neste volume, nossa personagem principal quer respostas. E é nessa busca por respostas que Nina descobre uma sucessão de fatos que são surpreendes tanto para ela quanto para o leitor. Empolgação, surpresa e choque são alguns dos sentimentos que perpassam a leitura desse final de trilogia muito bem amarrado e pensado -- e, confesso, em alguns momentos quis interromper a leitura para que a história não acabasse.

Existem detalhes muito importantes ao longo da trama -- um deles está mais ou menos no começo da leitura -- que o leitor precisa ficar atento para não deixar passar, pois esses detalhes fazem diferença no entendimento do decorrer da narrativa. E isso me leva a falar sobre Nina. Uma das coisas que mais me agradam nessa personagem é sua persistencia e neste volume seu amadurecimento fica muito claro nas linhas -- é claro, algumas de suas escolhas ainda não são as melhores, mas erros fazem parte da vida não?

Eu provavelmente deveria falar sobre os outros personagens também, por isso aqui vamos nós. Comecemos por Richard. Ele não é meu personagem preferido deste universo, mas não posso deixar de comentar o quanto seu crescimento ao longo da trama é consistente, ele fica mais forte e ainda melhor a cada capítulos -- o que deixa claro que este é um daqueles personagens perfeitos para deixar os leitores de plantão suspirando.

Particularmente gosto bastante do John (e sim, vou deixar essa frase aqui e continuar a resenha como se nada tivesse acontecido).
num fuja não, venha cá!
Os outros personagens secundários também são muito bem utilizados (cada um possui seulugar e função na trama, sem ficar apenas de figurante inútil) e as descrições dos ambientes contribuem muito para a imaginação e posterior criação dos cenários para as cenas da história. Com certeza é um mundo incrível. Além disso, a quantidade de ação nestas páginas é uma loucura -- quando você acha que acabou, tem mais.

Gosto muito do estilo de escrita da Pepper e da premissa dessa trilogia. A narrativa acontece de forma singular, sem problemas de fluência e ritmo por sempre colocar mais e mais ação no caminho dos personagens -- e devo lembrar que é preciso que o autor tenha coragem para fazer isso com seus personagens. Neste volume em especial a todo momento a carga de emoções ficava alta por conta de suas cenas, mas isso não impediu a fluencia da leitura nem seu aproveitamento (aliás, pensando bem, esse fator provavelmente ajudou a leitura a ser ainda mais interessante).

Ah! A diagramação também está maravilhosa, olha esse começo de capítulo que coisa mais linda!
Com certeza um final de trilogia muito bem feito. Amarrado do começo ao fim. Eletrizante do começo ao fim. Surpreendente e acima das expectativas.

Até breve! 

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe