Doki Livros | A Redenção do Anjo Caído, Fabio Baptista

sexta-feira, novembro 04, 2016

Você se lembra daquele post onde contei um pouquinho sobre a antologia de contos do autor Fabio Baptista (nesse post)? Pois bem, hoje é dia de te contar um pouquinho sobre o que achei de A Redenção do Anjo Caído, seu primeiro romance.

um dos melhores livros que li nesse ano, com certeza
Em A Redenção do Anjo Caído, como você pode inferir pelo título, temos a história do caminho percorrido por Lúcifer desde os primórdios -- no tempo em que havia apenas ele e Deus, passando pela criação dos outros anjos e pela criação da humanidade -- até a reviravolta em seu destino, mas não se engane ao achar que ficaremos presos em uma releitura da história que conhecemos da Bíblia. Nessa história, o autor ousa ao mostrar a batalha entre os anjos -- que culmina na expulsão do anjo -- e ao trazer uma guinada na vida desse personagem já tão explorado e contado (e recontado) -- aqui, Lúcifer cansou e agora quer voltar ao Paraíso, mas para isso, terá que andar entre nós e fazer algo de bom para os seres que tanto odeia.

Fiquei muito feliz quando o Fabio me procurou para que eu lesse seu livro porque foi uma ótima oportunidade de ver como sua escrita se sai em uma história longa, depois de saber o quão bem ele consegue lidar com narrativas curtas -- eu já esperava um enredo redondinho, bem amarrado e construído, mas me surpreendi muito com sua originalidade. Aquele tom sarcástico que tanto gosto de encontrar nas narrativas se fez presente em suas páginas e fiquei grudada no meu ereader e no celular até finalizar a última página -- o que, sendo bastante sincera, não demorou muito.

Um ponto muito importante que preciso te contar é que apesar de possuir cenas no céu e no inferno e passagens da bíblicas -- muito bem contextualizadas e que comprovam que o autor pesquisou bastante antes de colocar no papel --, a história não fica presa ao que está escrito na Bíblia. Ela segue sim sua cronologia e acontecimentos, mas o autor teve a autonomia de mudar certos detalhes e acrescentar outros, como o fato de Lúcifer querer voltar ao Paraíso. E assim chego onde queria comentar com você.

prólogo
Na Terra, Lúcifer -- agora Lucien -- é um mendigo no meio da cidade de São Paulo (você consegue imaginar isso?). Esse é o ponto alto da trama. Para mim, todas as páginas antes de Lucien começar sua jornada entre os humanos serviu como contexto para que o leitor não fique perdido -- mas, veja bem, isso não quer dizer que o que vem antes não tem importância. Assim, Lucien realmente quer fazer algo bom pela humanidade, mas a humanidade não o ajuda a ser bom. É muito interessante assistir de camarote as pessoas tentarem corromper/desviar a boa intenção de Lucien -- ele, que (em tese) era a razão e causa desse comportamento para começo de conversa.

Acho que não me divertia com um livro assim há muito tempo. Eu estava saturada de histórias sobre anjos e demônios, mas tive uma boa surpresa com a qualidade de A Redenção do Anjo Caído. Foi mais do que um sopro de ar novo.

Muito bem ambientado, bem escrito e bem amarrado. Eu não preciso dizer mais nada sobre essa trama, mas vou dizer mesmo assim. O ritmo do livro é muito bom, os personagens são bem construídos -- tão bem contruídos que às vezes até temos dó de Lúcifer --, com boas descrições, linguagem condizente com o tema e desfecho surpreendente.

Para quem gosta de livros de fantasia, esse é um prato cheio. Para quem adora uma história de bem contra o mal, esse é um prato cheio. Para quem gosta de histórias distópicas, esse é um prato cheio. Para quem gosta de romance contemporâneo, esse é um prato cheio. (...) O que eu quero dizer com isso? Quero dizer que você pre-ci-sa ler esse livro -- é um nacional gente, de um autor que tem muito potencial e sabe o que está fazendo quando se propõe a escrever uma história.

Por enquanto, A Redençã do Anjo Caído está disponível apenas em e-book (eu torço muito para uma edição impressa! ~imagina essa história incrível numa daquelas edições incríveis que existe por aí?), e você pode garantir o seu na Amazon, clicando aqui.

Até breve! 

You Might Also Like

20 comentários

  1. Olá!
    Já li algumas resenhas desse livro mas confesso que nenhuma conseguiu me cativar como a sua. Pra início de conversa achei a premissa sensacional e com uma ideia muito original (Lúcifer como um mendigo que vive em SP? Caramba, jamais imaginei algo assim!). O livro parece ser realmente um prato cheio, não só pela história mas por tudo que a forma como a boa ambientação, escrita e afins. Pra mim esses elementos são importantíssimos e fazem toda a diferença na hora da leitura; saber que o autor é bom em todos esses aspectos me deixa ainda mais curiosa por esse livro tão diferente do que costumo ler.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!
      hehe que bom que a minha resenha conseguiu fazer usa mágica com você o/ mais do que indico a leitura dessa história, a premissa é ótima e cara, Lúcifer é um personagem e tanto! :D

      Excluir
  2. Eu não conhecia a obra, mas fiquei bem empolgada para ler, pois li poucos livros com essa temática. Algo que me chamou a atenção e me empolgou ainda mais é saber que o autor fez uma boa pesquisa para escrever esse livro. Quero muito conferir!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dessa!
      Opa, quando puder, não deixe de ler! É realmente uma ótima história! :D

      Excluir
  3. Oi Vitória, tudo bem?
    Essa é a segunda resenha que vejo desse livro, a primeira vez que ouvi falar dele foi em um vídeo da Tatiana Feltrin e tanto você quanto ela me convenceram que o livro é de fato muito bom, é uma pena que está disponível só em formato digital, pois não costumo ler muitos e-books. Acredito que ao mesmo tempo que o livro nos leva a reflexão sobre muitos aspectos da humanidade ele é de fato bem humorado, enquanto lia sua resenha fiquei imaginando a reação de Lucien tentando fazer o bem, mas as pessoas o conduzindo pelo caminho do mal. Fiquei bem interessada em realizar a leitura e espero que seja lançado o livro físico em breve para assim apreciá-lo. Valeu pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anna!
      O vídeo da Tati é ótimo, né? Assisti ontem e fiquei muito feliz por ela também ter gostado da história haha Sim, é uma pena não ter em formato físico ainda =/

      Excluir
  4. Oi, Vi. Tudo bem?
    Eu conheço o autor pelo facebook então já conhecia a obra =D
    Mas ainda assim, adorei conhecer um pouco mais sobre ela aqui no blog :)
    Tenho bastante vontade de ler esse livro, pois tudo que envolve o capirotinho me atrai hhahahha. Mas a lista de livros para ler é tão grande que ainda não consegui realizar essa leitura :P Mas pretendo fazer isso e espero curtir a obra tanto quanto você :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gislaine!
      hahaha que bom! eu acho esse tema muito promissor, porque sempre tem a possibilidade de alguma coisa nova nas histórias :D opa, quando você ler, volta aqui e me conta o que achou! :D

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?

    É a primeira vez que vejo essa obra, eu curto obras de fantasia, então pegaria para ler, fiquei interessado em Redenção do Anjo Caido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Opa, que bom :D Tomara que você leia quando puder :D

      Excluir
  6. Achei o enredo bem original, e uma ótima ideia colocar Lúcifer/ Lucien como um mendigo. Imagino que isso dificulte bastante a vontade dele de fazer o bem, já que a maior parte das pessoas deve até evitar se aproximar. Não leria no momento porque a fila está imensa, mas anotei a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju!
      A sacada do enredo é ótima mesmo! :D

      Excluir
  7. Olá! Adoro quando pego um livro para ler e o devoro desse jeito, achando bom o enredo e com a escrita gostosa do autor. É bom saber que o livro, apesar de narrar cenas bíblicas de céu e inferno, não fica preso apenas ao que temos na bíblia. Amo personagens bem construídos! Infelizmente fantasia não é meu forte, mas darei uma chance a essa!
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karla!
      Opa, dê uma chance sim! É uma leitura muito boa! :D

      Excluir
  8. Realmente o enredo é bem cativante e diferente, apesar de contar com uma história até conhecida, fiquei interessada nessa questão do Lucien como humano, bem diferente mesmo e de fato curioso, somente a capa, acredito que possa ser melhorada, não dá uma impressão tão legal, eu mesma, se o visse na Amazon, antes de conhecer sua resenha, nem daria bola, pode parecer algo bobo, mas acredito que seria sim interessante uma repaginada na capa, pois a história tem muito o que oferecer pelo que pude notar na resenha, é um livro que vai encantar o leitor de inúmeras maneiras e gostei dos pontos levantados na resenha!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sammy!
      É, eu acho que essa capa faz mais sentido para quem já leu a história, bom ponto!

      Excluir
  9. Olá!
    Eu adoro histórias com anjos e a premissa me deixou muito curiosa, ainda mais sendo tão bem elogiada. Quando histórias envolvem algumas fatos da Bíblia eu fico receosa por que tem autores que extrapolam.. mas parece que esse é bem amarrado e construído. E achei mega curioso Lúcifer sendo desprezado pelo povo que ele mais odeia. Fiquei curiosa para essa trama. Estou torcendo para alguma editora publicar essa história!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tahis!
      Ah é muito boa mesmo! Quando puder, dê uma chance mesmo em ebook :)

      Excluir
  10. Olá,
    Sou apaixonada por tramas que contenham anjos caídos. Já li as séries Fallen, Halo e Hush Hush. Todas eu gostei bastante, porém ainda não li nada do tipo que seja nacional e isso me deixou extremamente curiosa e intrigada.
    Adorei saber que a escrita sarcástica do autor é visível aqui e estou bem interessada em ver como todos tentam corromper as boas ações que Lucien tenta fazer.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele!
      É, acho que vi poucos livros nacionais com a temática de anjos caídos... mas esse também é bem diferente da premissa de Fallen, Hallo e HH hehe Quando puder, não deixe de ler :D

      Excluir

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe