Doki Livros | Os Viajantes e outras narrações breves, Ronald Polito

sábado, novembro 05, 2016

Desde que voltei a ler contos e narrativas curtas, voltei a gostar de me surpreender com essas histórias breves, por isso, a resenha de hoje é de um livro com narrativas rapidinhas do poeta e tradutor Ronald Polito.

essa capa é tão legal!
Em Os Viajantes e outras narrações breves, Polito nos apresenta quatro conjuntos de narrativas, Os Viajantes, De Outras Estrelas, Às Voltas e Cenas Circenses. Cada um deles possuem várias histórias curtas, que vão se relacionando uma com as outras dentro de seus conjuntos e fazem com que o leitor reflita sobre suas possiilidades na realidade.

Os Viajantes, conjunto que dá nome ao livro, traz narrativas curtinhas, e de forma "evolutiva" com tramas que vão progredindo dentro de um mesmo universo, sobre descobrimentos e desventuras de astronautas em outros planetas. A busca por um planeta semelhante à Terra, o encontro/não-encontro com outras espécies inteligentes... Todos os textos possuem um tom muito interessante que, ao meu ver, possui variações de uma ironia ácida bastante inteligente.

Um trecho que me chamou muita atenção é este das linhas finais de Terra, O Planeta Proibido: "Como era possível outra Terra sem humanos? O que teria dado errado (ou certo) naquela seleção? Mesmo fósseis de dinossauros foram encontrados e, claro, petróleo. Mas o ambiente "natural" mantinha-se intacto. Partiram de volta. Foi decidido que nunca mais ninguém deveria pisar lá." Li esse trecho em especial logo depois de ler terminar um livro sobre o universo, e os dois juntos me deixaram relfetindo por longas horas.

O texto Outra Terra também foi um dos que mais me chamaram atenção neste conjunto. É interessante perceber a dualidade do que os astronautas das narrativas procuram: querem encontrar um planeta que seja habitável, mas que não seja idêntico à Terra, com seus problemas e suas poucas soluções, querem encontrar seres inteligentes, mas essa inteligência não significa capacidade de conversação e contato.

De Outras Estrelas trata de outros temas -- provavelmente por isso o título do conjunto. São seis relatos de situações que parecem comuns, mas que não são tão-comuns-assim. A narrativa King, em especial, me tocou bastante por falar de sentimentos e indecisão -- e está é uma relação que me é muito conhecida, de forma particular e peculiar.

Às Voltas traz nove narrativas curtinhas sobre k, um ser que passa por transformações a cada dia. Cada capítulo (eu poderia chamar de capítulo?) possui uma forma de narrar, uma individualidade que combina com o que acontece (ou aconteceu) com o personagem. Talvez esse conjunto de narrativas seja o mais inquietante e ao mesmo tempo interessante de todo o livro.

Cenas Circenses possui três narrativas, todas com um tom mais triste e melancólico, com poucas esperanças, do que as outras. Ainda assim, possuem uma beleza incontestável. Esse conjunto fecha o livro deixando uma sensação de perda bastante incômoda.

Eu poderia dizer que as narrativas desse livro de Ronald Polito se encaixam em uma literatura experimental, mas depois de pensar um pouco sobre o assunto não acho que essa definição se aplique aqui. Os Viajantes e outras narrativas é um livro muito cálido. A experiência de sua leitura é muito interessante e válida para qualquer pessoa que se intutule leitor.

Até breve! 

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe