Doki Livros | Prelúdio do Ocaso, Fabio Baptista

quarta-feira, agosto 31, 2016

Hoje vou começar a resenha contando que fazia um bom tempo desde a última vez que li uma antologia de contos -- mais precisamente, fazia algum tempo desde a última vez que li uma antologia de contos nacionais --, e por isso fiquei bastante contente quando surgiu a oportunidade de ler Prelúdio do Ocaso.

:)
Prelúdio do Ocaso reune dez contos (A Queda de Lenora Endriel, Em nome do Pai, Pena de Fênix, O Beijo Prometido, O Dia da Convenção, Prelúdio do Ocaso - que dá nome à antologia -, Paladino, A Princesa Dragão, A Nova Vizinha e Mesmo que Custe sua Alma) dentro do universo fantástico criado pelo autor Fabio Baptista. Assim, encontramos elfos, orcs, goblins, trolls, ninfas, fênix, bruxas... e todos aqueles seres fantásticos que tanto gostamos de esbarrar vez ou outra pelas histórias da vida. Cada conto possui no máximo vinte páginas -- o que faz com que as histórias se desenvolvam de forma rápida e concisa, sem deixar a experiência desgastante para o leitor.

Como eu não quero escrever nenhum spoiler sobre os contos aqui, tudo o que vou falar sobre suas histórias é: de forma geral, todas elas contam sobre alguma mudança -- os personagens enfrentam situações que os transformam para sempre, mas se isso é bom ou ruim... não irei contar (você vai precisar ler para descobrir).

O interessante de se ler uma antologia é que temos a oportunidade de encontrar vários mundos dentro de um mesmo tema, sem precisarmos procurar vários livros. Dessas dez histórias, provavelmente a que mais gostei foi A Princesa Dragão -- sua narrativa não trouxe tantas surpresas quanto a de A Queda de Lenora Endriel, nem me emocionou tanto quanto Prelúdio do Ocaso, mas sua narrativa me agradou muito e me entreteu bastante.

Também achei interessante a escolha dos nomes dos personagens -- alguns bem diferentes como Sliäx -- e o fato de termos tantos seres diferentes em cada conto. Por serem contos fantásticos, esperava sempre encontrar mais ou menos a mesma coisa em todas as histórias, mas isso não aconteceu -- e foi uma boa surpresa. Cada história foi situada em um tempo e espaço diferente, com situações diferentes e problemas diferentes e essa variedade foi um dos fatores que mais me agradaram. Outro ponto positivo é o fato de as histórias terem sido construídas com mais diálogos do que descrições (por serem contos curtos, isso é o ideal) -- realmente são narrativas rápidas que passam a sua mensagem sem enrolações e trazem diálogos que contribuem para a construção das tramas. A linguagem utilizada pelo autor não possui segredos e ele conseguiu finalizar cada conto de forma pontual.

Se você gosta de contos ou está pensando em se aventurar nessas narrativas mais curtas do que os romances, indico Prelúdio do Ocaso por trazer um conjunto de histórias interessantes e que fogem do que comumente encontramos por aí.
Até breve! 

You Might Also Like

18 comentários

  1. Oiii, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou meu interesse e irei pular a dica, pois o gênero não é o meu ponto forte que possa me atrair, mas parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgana!
      Que pena =/ Quem sabe na próxima né? :)

      Excluir
  2. Olá!
    Eu não gosto muito de contos, mas como curto seres fantásticos, talvez eu dê chance futuramente a essa leitura.
    Gostei de saber que a narrativa é rápida e que os contos não são "iguais", que se diferenciam.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vicky!

    Gostei bastante da resenha e fiquei feliz (e aliviado!) que você tenha gostado.
    Realmente foi uma preocupação minha essa questão de não deixar os contos com a mesma cara. Havia outros para colocar na coletânea, mas preferi deixá-los de fora justamente por esse motivo.

    E Princesa Dragão é um dos meus preferidos também! hahuahua

    Grande abraço!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabio!
      Opa, que bom que você gostou da resenha! :D Foi uma sábia escolha fazer isso haha e ai, Princesa Dragão é ótimo! haha

      Excluir
  4. Oi Victória!

    É sempre bom quando a gente gosta de um livro, sabe. Mas por ser um livro de contos, eu certamente não leria. Nunca consigo me familiarizar bem com o gênero. Acho importante os autores não deixarem todos os contos todos com a mesma cara, acaba cansando a gente.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vitória!
    Gosto muito de ler contos justamente por ser uma leitura mais breve mas ao mesmo tempo satisfatória se bem construída, e antologias, então, gosto mais ainda, por mais que eventualmente eu separe os contos entre os que eu gostei daqueles que eu não gostei, mas faz parte, é diversificado assim mesmo, rs. Não conhecia essa antologia em especial, mas parece ser mesmo uma leitura bem interessante para quem curte fantasia, mas de forma não tão intensa, de repente. Vou procurar para conferir quando puder, gostei principalmente da sua observação sobre ter mais diálogos do que parágrafos propriamente, isso me anima um pouco mais, rs.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sammy!
      Opa, que bom que a antologia despertou o seu interesse! Eu seuper recomendo! haha bjs!

      Excluir
  6. Olá Vitória!
    Gosto muito de antologias e quando encontramos um livro que gostamos dessa forma é maravilhoso. Eu já vi comentários a respeito da obra do autor e fiquei muito curiosa para ler. Acredito que será uma leitura bem agradável. Dica anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thalita!
      Sim, é muito bom! A leitura é realmente agradável :D

      Excluir
  7. Eu não conhecia a obra ainda, mas como adoro contos, meu olhos já brilharam e quero muito conferir o livro, rsrs. Eu gostei do tema e dessa proposta de conhecer vários mundos em um só livro, gosto deste tipo de leitura.
    beijos
    http://www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bem??
    Gosto muito de contos, mas dessa vez não me interessei por esse, vou passar a dica!! ótima resenha!!
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Camila! Obrigada por passar no blog :D

      Excluir
  9. Oi Vitória!
    Eu sinceramente não sou muito fã de ler contos e antologias mais, meio que cansei porque sempre fico insatisfeita com a rapidez rs mas achei essa antologia curiosa, é um gênero que eu gosto bastante e os pontos que você destacou são bem animadores!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathalia!
      haha sei como é isso, demorei para voltar a me acostumar com a agilidade dos contos!

      Excluir

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe