Doki Livros | Acampamento de Inverno para Músicos (nem tão) Talentosos, Clara Savelli

sexta-feira, agosto 05, 2016

Hoje eu vou falar um pouquinho sobre um livro super divertido que li no final de semana passado. Eu já conhecia a escrita da Clara Savelli desde Mocassins & All Stars, então fiquei muito feliz por ter a chance de ler mais essa história da autora.

esse título é muito bom, não é? :3
O título pode parecer um pouco grande demais, mas Acampamento de Inverno para Músicos (nem tão) Talentosos traz uma história divertida, com romance e toda aquela confusão sentimental adolescente que conhecemos tão bem. A trama nos apresenta Amanda, uma adolescente de dezessete anos que foi para um acampamento para músicos adolescenter por livre e espontânea pressão de sua melhor amiga, Lila, e é através da visão um tanto quanto desgostosa dos dias no acampamento de Amanda que conhecemos os outros personagens e acompanhamos as aulas e festas desses trinta dias.

O livro tem pouco mais de cem páginas e, de forma bem resumida para não deixar nenhum spoiler escapar, traz a história de Amanda, essa adolescente que sabe tocar poucas músicas na flauta e tudo o que mais quer na vida é fugir do acampamento, e Lila, a melhor amiga cheia de energia que sofre uma transformação (ou seria libertação?) na personalidade ao conhecer Gustavo, outro campista. Entre as aulas que não quer frequentar e a teimosia em não aproveitar as atividades do lugar, Amanda acaba se envolvendo com Bruno, o monitor de sua faixa etária, e descobrindo que Eduardo, o garoto que ela achava meio chato, não é tão chato assim.

Durante a leitura é possível perceber que mesmo Amanda sempre dizendo que Lila é sua melhor amiga, não pensa duas vezes ao deixar de contar sobre seu envolvimento com um dos monitores -- e o mesmo acontece com Lila, que não conta para a melhor amiga que estava saindo com Gustavo desde a semana em que chegaram ao acampamento --, o que, para mim, foi um ponto um pouco "fora da curva" na história. Melhores amigas que se conhecem tão bem quanto as duas não deveriam ter segredos. -- O que me leva ao outro ponto dessa amizade. Lila se envolve de cabeça com Gustavo (o costuma acontecer com adolescentes, normalmente), o que acaba deixando Amanda um pouco de lado, mesmo sem querer. É compreensível, sim, o comportamento dela, ainda assim... São coisas que acontecem realmente (o que dá um tom ainda mais real para a narrativa), mas não deixam de ser um tanto quanto incômodas durante a leitura -- eu, particularmente, senti um pouco de falta do companheirismo que melhores amigos devem ter. É claro que, com o passar da narrativa, é possível perceber que uma sempre estará ali para a outra, o que é muito bom e passa ao leitor a sensação de solidez nessa amizade. Fora isso, as duas personagens se completam, Lila é super animada e empolgada com tudo o que está relacionado ao acompamento, enquanto Amanda mal sabe o que está fazendo ali -- uma balanceia a outra.

a capa inteira do livro :)
Dos outros personagens, Bruno é o que menos me surpreendeu. Não vou contar as coisas que ele faz, mas vou te contar que desde o primeiro momento em que ele apareceu, eu sabia que ele seria um problema -- esse personagem é o tipo de homem que tem uma legião de garotas atrás por causa do seu charme. Gustavo, o namorado de Lila, não aparece sem que Lila esteja junto, mas é um garoto muito bom e que entende bastante de computadores, pelo o que deu para perceber. Eduardo, com certeza, foi a grande surpresa da trama! Aparentemente tímido, o garoto é cheio de talento, humor e personalidade -- ele ganha mais destaque a partir da metade da história e tem papel importante no desenrolar dessas férias. Outros dois personagens que me agradaram bastante foram Igor e Anna Julia. O primeiro, um garoto gay super fã da Lady Gaga, a segunda, uma garota hiper fã de Katy Perry. Os dois juntos são diversão na certa!

A história se desenvolve muito bem, seus acontecimentos são bem encaixados e o leitor é surpreendido em várias situaçãos, o que deixa a leitura mais especial e agradável.

Clara Savelli criou uma história bastante suave e divertida para falar sobre o final da adolescência e a descoberta do amor -- as cenas das aulas de canto são muito divertidas e apesar da falta de vontade de Amanda em se enturmar de verdade (como toda adolescente teimosa faz) e aproveitar tudo o que aquela experiência pode trazer, a leitura é bem fácil e leve -- e tem como pano de fundo um acampamento musical, o que é um atrativo e tanto, se você quer saber a minha opinião.

Ah! No final do livro há um spin-off maravilhoso com o Igor, que também é um dos personagens do outro livro da autora, Tiete!, que você pode acompanhar no Wattpad -- e o e-book de Acampamento de Inverno para Músicos (nem tão) Talentosos está disponível para compra na Amazon.

Até breve! 

You Might Also Like

18 comentários

  1. Oi Vitória! Tudo bem?
    Não conhecia o livro e a autora e fiquei super interessada! Parabéns pela resenha, ficou ótima e super convidativa. Adoro livros com temáticas adolescentes, principalmente livros que tenham humor. Dica anotada!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sophia!
      Opa, que bom que a resenha te chamou atenção para o livro! Espero que você leia e goste tanto quanto eu! :)

      Excluir
  2. Olá!
    Este parece ser um livro ótimo para se ler em um domingo à tarde ou naqueles dias que pedem uma leitura leve e divertida.
    No momento estou buscando outros tipos de leituras, mas anotei a dica para ler futuramente e conhecer a história de Amanda.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Sim, é uma boa pedida para dias que requerem uma coisa mais suave :) Opa, que bom que você colocou na lista! :D

      Excluir
  3. Olá!
    Parece ser um livro bem gostoso de ser lido em uma tarde preguiçosa de domingo rs' gostei da premissa e adoro esse clima de acampamento, onde conhecemos tantas pessoas legais e nos envolvemos nesses dramas. Já anotei a dica e espero ter oportunidade de ler!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tahis!
      Sim! Histórias de acampamento são tão legais né? O clima é diferente hehe :D

      Excluir
  4. Olá Vitória!
    Esse livro parece ser bem interessante de ler e o enredo me lembrou um pouco os filmes da sessão da tarde. Eu já ouvi falara a respeito da obra e fiquei bem curiosa para conhecer o trabalho da autora. Amo romances adolescentes e pela sua resenha acredito que vou gostar muito de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thalita!
      Opa, que bom! Tomara que você possa ler em breve :D

      Excluir
  5. Nunca tinha ouvido falar desse livro, adorei o título, gosto de títulos grandes. Mas não sou muito musical, então não fiquei com muita vontade de conhecer esse acampamento. Fora que acredito que sentiria falta de mais companheirismo entre as amigas também. Talvez um dia eu mude de ideia, mas por enquanto passo a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju!
      Opa, obrigada por passar no blog :)

      Excluir
  6. Oiii, como vai?
    Confesso que fiquei bem chocada diante da história, porque realmente não a conhecia e de certa maneira ela me atraiu tanto que me fez querer ler com toda certeza,sairia da minha zona de conforto.
    Beijinhhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgana!
      Que bom :D Tomara que você possa ler em breve ^^

      Excluir
  7. Olá, acredita que conheço a autora mas não conhecia o livro? Estou chocada haha Adorei saber que você gostou e ele é curtinho, ou seja, dá pra ler numa sentada só. Adoro histórias divertidas e sua resenha está ótima <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Ah eu também não conhecia haha e Siiim, dá pra ler num sentada!:D

      Excluir
  8. Vitória, eu já tinha ouvido falar do livro do Mocassins, mas não tive oportunidade de ler.
    Essa leitura parece ser bem leve e rápida.
    E parece que a Amanda passa por várias coisas.
    Já entrou para a lista de desejados.

    ResponderExcluir
  9. Olá tudo bem???
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas já gostei do título e da capa, com certeza vou dar uma passadinha na amazon comprar para ler!!! ótima resenha!!
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom que você ficou interessada em ler, Camila!
      :D

      Excluir

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe