Conheça: Fax de Saravejo, de Joe Kubert

sexta-feira, agosto 26, 2016

Sabe o que começa hoje? Isso mesmo. A Bienal Internacional do Livro de São Paulo -- e se você me acompanha no instagram e snapchat, vai poder ficar por dentro de tudo o que eu encontrar por lá! E para já entrarmos no clima do evento, hoje vou te contar um pouquinho sobre uma das obras que serão lançadas nessa edição da Bienal, Fax de Saravejo, de Joe Kubert.

imagem: divulgação
Feito pela lenda dos comics norte-americanos Joe Kubert, Fax de Saravejo é um raro registro de jornalismo em quadrinhos publicado pela primeira vez no Brasil pelas editoras Via Leitura e Levoir. O lançamento oficial da graphic novel ocorre durante a 24ª Bienal do Livro de São Paulo.

essa capa é muito legal, não é não?
Conhecido por trabalhar com personagens como Batman, Flash, Gavião Negro, Tarzan, Motoqueiro Fantasma e outros heróis famosos, Kubert registra nesta obra os horrores vividos pelo editor Ervin Rustemagić, sua esposa e seus filhos durante o Cerco de Saravejo, iniciado em abril de 1992. Ninguém podia deixar a cidade sem arriscar cair nas mãos de patrulhas ou franco-atiradores sérvios.

Depois de ter a casa nos subúrbios de Dobrinja bombardeada e de perder seu lar e seus bens – incluindo uma vasta coleção de originais de grandes desenhistas do mundo todo –, Ervin e sua família buscam a sobrevivência de abrigo em abrigo na cidade devastada. O editor de quadrinhos consegue se comunicar com o exterior apenas por mensagens via fax, nas quais conta o horror da guerra e do genocídio em solo europeu, que resultou na morte de milhares de bósnios.

Um dos destinatários desses faxes irregularmente enviados foi o laureado quadrinista Joe Kubert, que decidiu narrar, a partir dos relatos e das imagens enviadas, os dois anos e meio de privações e medo pelos quais passaram Ervin e sua família, que escaparam da guerra fugindo para a Eslovênia.

Publicada originalmente em 1996 pela Dark Horse, nos Estados Unidos, a HQ inédita no Brasil rendeu ao já renomado desenhista – que fez história com seus desenhos na DC e na Marvel – alguns dos maiores prêmios mundiais dos quadrinhos, incluindo o Eisner, o Harvey e o prêmio de melhor álbum internacional do Festival Internacional de Angoulême, na França.

Adaptada pelo editor e jornalista Sidney Gusman, um dos mais consagrados especialistas em quadrinhos no Brasil e ganhador de diversos troféus HQ Mix – maior premiação do quadrinho nacional –, a edição inaugura o selo HQ Quadrinhos Via Leitura e também é o primeiro resultado da joint venture entre a editora brasileira Edipro e a portuguesa Levoir.

Sobre o autor: Joe Kubert (1926 – 2012) é considerado um dos mais importantes artistas dos comics norte-americanos. O quadrinista fez história com seu trabalho em títulos como Tor, Tarzan, Sargento Rock e Gavião Negro, além de ter desenhado ícones dos quadrinhos de super-heróis como Batman e Flash, para a DC Comics, e Motoqueiro Fantasma e Justiceiro, para a Marvel. É reconhecido, ainda, como o primeiro artista norte-americano a ser convidado para desenhar uma história de Tex, fumetti italiano sobre o Velho Oeste que é, até hoje, um dos quadrinhos mais cultuados no mundo. Seus filhos, Adam e Andy Kubert, herdaram a profissão do pai atuando hoje como desenhistas das gigantes americanas Marvel e DC. Joe deixou, ainda, outro legado: a Joe Kubert School of Cartooning and Graphics, renomada escola de arte e histórias em quadrinhos dos Estados Unidos, que formou alguns dos grandes artistas de comics atuais.

Adaptação à edição brasileira: Sidney Gusman adaptou a tradução portuguesa para o português brasileiro. Ele é um dos mais reconhecidos jornalistas especializados em histórias em quadrinhos do Brasil, além de ser, atualmente, editor da Mauricio de Sousa Produções, responsável pelas HQs da Turma da Mônica. É também o editor-chefe do Universo HQ, o principal site especializado no assunto no país. Com seus livros e trabalhos sobre quadrinhos, já recebeu mais de duas dezenas de prêmios no Troféu HQ Mix, o maior reconhecimento dos quadrinhos nacionais.

Até breve!

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe