A gastronomia também tem espaço garantido na Bienal de SP 2016

quarta-feira, agosto 24, 2016

A Bienal de São Paulo começa na próxima sexta-feira, por isso, nada mais justo do que o post de hoje ser sobre esse evento tão amado pelos bookaholics de plantão. No post de hoje você vai saber um pouco mais sobre o espaço que a gastronomia tem no evento.
~ em todos os sentidos ~
A Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), chega à sua 24ª edição, com atrações multiculturais voltadas para celebrar a leitura. O evento que ocorre entre 26 de agosto e 4 de setembro de 2016, no Anhembi, reunirá as principais editoras, livrarias e distribuidoras, e trará ao público atrações exclusivas, com presença de autores nacionais e internacionais, lançamentos de livros, tardes de autógrafos, oficinas, brincadeiras e debates.

Para os amantes da gastronomia, o Cozinhando com Palavras chega à sua 4ª edição na Bienal do Livro. Com curadoria dos chefs André Boccato e Daniela Narciso, o espaço une culinária, literatura e cultura. A programação trará grandes nomes da gastronomia divididos em apresentações com lançamento de livros, palestras e em diferentes temáticas.

A latinidade será representada pelos chefs colombiano Dagoberto Torres, do Suri Ceviche e Bar, e da peruana Marisabel Woodman, do La Peruana. Juntos, os chefs trarão à mesa como preparar e montar um verdadeiro ceviche.

A culinária e cultura francesa terão destaque na Bienal. Os chefs franceses Erick Jacquin, do Le Bife, e Emmanuel Bassoleil, do Skye Restaurante, darão palestra com o tema “Como é gostoso o meu francês”.  O chef do Skye Restaurante também receberá os chefs franceses Claude Troisgros e Laurent Suaudeau para uma mesa de bate papo sobre o livro “Vive La Cuisine”. Além deles, o jornalista Alexandre Staut falará do lançamento do seu livro Paris-Brest em bate-papo com André Boccato, que apresentará o Guia de Paris para Brasileiros. Outra convidada direto da França é a sommelier Marina Giuberti que atua em Paris e falará sobre os vinhos franceses.

A cozinha nacional será bem representada pela chef Ana Luiza Trajano, do Brasil a Gosto. Com o livro Misture a Gosto - Glossário de Ingredientes do Brasil, escrito pela autora, a chef dará uma aula-show exclusiva sobre as matérias-primas do país.

Para os cervejeiros, um bate-papo com o chef alemão Stevan Paul, autor com mais livros de receitas alemãs vendidos no mundo, será mediado por Ana Rusche, escritora e sommelier de cerveja, e terá como convidados David Michelsohon, da Cervejaria Júpiter, e Luís Celso Junior, do blog Bar do Celso.

O chef Jefferson Rueda, do tradicional A Casa do Porco, dará uma aula show de gastronomia para crianças com presença de Mônica Sousa, filha do Mauricio de Sousa, e o personagem Chico Bento para o lançamento do livro do personagem. Já a chef Morena Leite, do Capim Santo, e convidados debaterão a cozinha baiana no cenário atual.

Aos adoradores de chocolate, a chef chocolatière Arcelia Gallardo transformará os grãos de cacau ao vivo, mostrando como se faz o chocolate. Enquanto isso, o mediador, chef e escritor Danilo Rolim discutirá o livro Macunaíma, de Mario de Andrade, que fala dos grãos de cacau usados como dinheiro, “o tesouro das Icamiabas”.

Ainda no espaço, o chef Luís Simões fará uma aula-show e bate-papo sobre a cozinha de países lusófonos. Depois de passar por São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste, o chefe de cozinha decidiu reunir no livro “Sabores da Lusofonia” exemplos da gastronomia desses países, que, acredita, ser “tão boa ou melhor” que outras cozinhas conhecidas mundialmente.

O espaço também trará: Angelo Sabatino Perrella, Myriam Castanheira Perrella, Patrícia Souto Maior, Raul Lody, Carlos Ribeiro, Tereza Paim, Paulo Machado, Ana Rita Dantas Suassuna, Alexandre Staut, Charlie Carving, Joyce Cavalcante, Flavia Costa, Cristina Senna, Bruno Cabral, Paulo Turziani, Carolina Brandão, Ricardo Maranhão, Mauricio Schuartz, Márcio Silva, Adolfo Schaeffer, André Fischer, Luna Garcia, Ivan Achcar, Lucas Corazza, Rebeca Chamma, Eudes Assis, Gabriella Barreto, Anna Elisa de Castro, Sandro Ferrari, Bianca Paulino Chaer, Graziella Marraccini, os participantes de reality shows Denise Guerschman, Marcos Baldassari, Jiang-Pu, Mohamed Hindi Neto, Arthur Sauer, Lorenzo Ravioli, Jéssica Isac e Bianca Folla.

Em sua última edição, em 2014, a Bienal do Livro se reinventou, trazendo para o público um evento democrático, diverso e multicultural, indo muito além da “feira de livros”. Com o tema “Histórias em Todos os Sentidos”, este ano o evento reafirma esse posicionamento e convida o visitante a vivenciar as muitas histórias que a Bienal do Livro pode contar, de acordo com seus interesses.

Programação completa e credenciamento pelo site: www.bienaldolivrosp.com.br               

Sobre a CBL
Fundada em 20 de setembro de 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) congrega editores, livreiros, distribuidores e creditistas de todo o Brasil com o objetivo maior de valorizar o livro e, assim, desenvolver e ampliar o mercado. As ações para difundir e estimular o hábito da leitura e a democratização do acesso ao livro são as maiores bandeiras da entidade.
A CBL organiza alguns dos mais importantes e tradicionais eventos do setor editorial brasileiro, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Prêmio Jabuti, o Congresso Internacional CBL do Livro Digital e a Escola do Livro, além de participar de feiras nacionais e internacionais. Em 2016 a entidade completa 70 anos.

Serviço
24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
26 de agosto a 04 de setembro de 2016
Pavilhão de Exposições do Anhembi                    
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana
02012-021 São Paulo – SP
www.bienaldolivrosp.com.br

Ingressos
Os visitantes podem fazer a compra antecipada pelo site http://www.bienaldolivrosp.com.br, ou pontos físicos da Tickets For Fun. Até 25 de agosto, serão disponibilizados três pacotes com descontos especiais:

·         15% de desconto = 12 de Agosto (sexta – 0h até 23h59)
·         10% de desconto = 17 de Agosto (quarta – 0h até 23h59)
·          5% de desconto = 22 de Agosto (segunda – 0h até 23h59)

Compras pelo site: http://www.bienaldolivrosp.com.br
2ª feira a 5ª feira: R$ 20,00
6ª feira a Domingo: R$ 25,00
Meia-entrada: Estudante / Funcionário SESC SP e matriculados no SESC SP credencial plena
Menores de 12 anos e maiores de 60 não pagam ingresso

Até breve!

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe