Doki Livros | Os Molambolengos, Evangeline Lilly

quarta-feira, julho 20, 2016

Eu estou querendo fazer essa resenha desde a Comic Con Experience do ano passado -- mas precisava do livro para ler antes (hehehe). Mas vamos ao que interessa, ganhei Os Molambolengos há algum tempo (e se você me acompanha no snapchat deve ter visto os muitos segundos de felicidade por isso) e acabei deixando para fazer sua resenha depois que estivesse com tudo organizado na minha vida (o que, realmente, não vai acontecer nunca).

Ai esse livro... <3
Os Molambolengos (que, por sinal, é um nome ótimo) é uma fábula escrita por Evangeline Lilly -- sim, aquela moça bonita e super gentil que fez a Kate em Lost e a Tauriel em O Hobbit -- e ilustrada por Johnny Fraser-Allen, que trabalhou em As Crônicas de Nárnia (clique aqui para ver o seu DeviantArt). O livro possui uma edição muito rica em detalhes: a capa é dura, com tratamento especial na ilustração da menina na capa e na foto da autora na contracapa.

Em suas linhas rimadas, acompanhamos Selma, uma mocinha mimada, durante sua visita ao espetáculo de uma banda de marionetes, os molambolengos -- visita essa que tem uma reviravolta e culmina em uma lição de moral (que eu não vou te contar, para não estragar a história), como toda boa fábula deve terminar.

:3
Eu, particularmente, gostei muito. A narrativa, mesmo sendo para crianças, não tem medo de ser sombria e estranha (e excêntrica também, o que me lembrou um pouco das versões originais dos contos de fada), nem de fazer te sorrir com características específicas de um comportamento errado (por exemplo, com Gilda Gananciosa, que é uma ladra). E com isso preciso falar dos personagens. Quando Selma entra na carroça dos molambolengos e o show começa, cada um deles aparece e sua breve história é contada, sempre de forma rimada. Do Papai Pedante a Marta Muda, todos eles possuem em seus nomes e características alguma coisa que nos dá uma pista do que pode acontecer no final ("Eles têm seus defeitos, Mas ninguém é perfeito,") -- e, é claro, tudo faz parte da atmosfera um pouco macabra do lugar.

Sempre que leio livros traduzidos fico me perguntando o quanto de trabalho a tradutora teve para ser "fiel" ao original e fazer sua versão do texto para o nosso idioma, no caso de Os Molambolengos sempre me pego pensando uma e outra vez que deve ter sido um pouco mais trabalhoso traduzir, fazer uma versão e coincidir as rimas -- porque o resultado aqui foi muito bom!

Selma e seu ursinho de pelúcia
Outro ponto que não posso deixar de comentar são as ilustrações. O traço de Johnny Fraser-Allen é muito bonito, as cores que ele usou complementaram a atmosfera que a autora criou em suas linhas e o efeito de páginas envelhecidas e aquareladas me deixou apaixonada -- existem momentos em que abro o livro apenas para ficar olhando suas ilustrações.

Vou parar a resenha por aqui porque mesmo ainda tendo muita coisa para comentar, tenho a impressão de que se escrever mais, acabarei contando detalhes da história que podem tirar a diversão da leitura. Assim, me resta dizer que Os Molambolengos, com suas ilustrações, suas rimas, seu tom sombrio e aquela mistura de fantasia e realidade, envolve (e encanta) o leitor de todas as idades sem fazer muito esforço.

Até breve! 

You Might Also Like

24 comentários

  1. Não conhecia a história, mas que ilustrações são essas? que lindo!! O livro deve ser muito bonito. Eu adoro histórias com ilustrações, pareço uma criança, mas acho que enriquece a experiência da leitura :D Já quero esse livro pra mim :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique!
      Ele é lindão mesmo! Olha, super acho que histórias com ilustrações deixam a experiência da leitura mais divertida. Quando tiver a oportunidade, não deixe de ler Os Molambolengos :3

      Excluir
  2. Oi Vitória!
    Desde o lançamento desse livro que fiquei doida para comprar. Achei as ilustrações lindas demais, impossível não se apaixonar. E essa capa, então? Perfeita demais *-*
    Gosto bastante desses livros voltados para um público mais jovem e só leio elogios a essa história. Se meus alunos tivessem contato com Os Molambolengos, com certeza iriam amar! <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Neyla!
      Olha, deixa eu te contar, levei pros meus alunos mais novinhos no estágio e eles adoraram mesmo - contar a história e fazer discussões sobre ela fica uma aula super divertida! :3

      Excluir
  3. Oi, Vitória. Estou com esse livro aqui na minha estante e não tive a oportunidade de lê-lo ainda. Por ser uma leitura fácil, acabei deixando. Mas tô com muita vontade de ler essa maravilhosa, principalmente depois de sua resenha. De fato, o livro fisicamente é lindo. Espero gostar da história assim como você. Beijos!

    Http://PorreDeLivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jadson!
      Espero que, quando você ler, goste da história tanto quanto eu gostei! :3

      Excluir
  4. Tô babando por este livro desde que ele foi lançado, ficava vidrada no youtube quando algum blogueiro mostrava os detalhes dele, nossa, tenho duas filhas que iriam amar, mas acho que eu iria amar mais ainda!!! Quero!

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Van!
      hehe olha, super acho válido ter o livro tanto para as suas filhas quanto para você, porque ele é lindão <3

      Excluir
  5. Oi, eu já tinha visto uma outra resenha sobre esse livro mas ainda não tinha visto sua diagramação que é linda. Estou louca por esse livro é fico feliz que tenha gostado. Sua resenha só me empolgou ainda mais.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Opa, que bom que a resenha te empolgou! :3 quando puder, leia sim porque é só amor essa história e edição :3

      Excluir
  6. Oiii Vitória como vai?
    Menina que livro incrível é esse? Parece aqueles contos de fadas que eu lia na minha infância, realmente me apaixonei pela resenha e a obra <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgana!
      Esse livro é um amor mesmo :3 Que bom que você gostou! :D

      Excluir
  7. Olá. A capa do livro é realmente encantadora e, pelo que você conta, o enredo misto de fantasia e realidade não deixa a desejar. As ilustrações são lindas e essa parece uma edição para apreciar. Vou procurar para leitura.

    Beijos.

    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karla!
      Siiim a capa é ótima <3 E leia, sim! Se você ler, depois me conta o que achou! :)

      Excluir
  8. Olá. A capa do livro é realmente encantadora e, pelo que você conta, o enredo misto de fantasia e realidade não deixa a desejar. As ilustrações são lindas e essa parece uma edição para apreciar. Vou procurar para leitura.

    Beijos.

    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karla!
      Siiim a capa é ótima <3 E leia, sim! Se você ler, depois me conta o que achou! :)

      Excluir
  9. Que fofuuuuuuuuuuuura! Essa edição é lindíssima, fiquei muito curiosa quanto as ilustrações (adorei as de Nárnia). Estou comprando poucos livros físicos por conta do Kindle, mas esse é certamente um que a experiência de ter em mãos não se compara a experiência de tê-lo em ebook. Vou comprar assim que eu puder, deve ficar lindo na estante.
    Beijinhos!
    @Laymach_
    Blog Starbooks (http://www.starbooks.com.br/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Layane!
      Olha, nem fui ver se esse tinha em e-book porque fiquei apaixonada pela edição com capa dura :X Mas sim, fica lindão na estante! *O*

      Excluir
  10. Vitória, não conhecia o livro e adoro ler infantis de vez em quando, pois eles além de serem prazerosos me dão a oportunidade de utiliza-los no trabalho. Achei a ilustração que você mostrou e capa lindos. O título da obra é inusitado e me faz querer descobrir mais de Os Malambolengos.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  11. Oi Vitória.
    Já adorei o livro! Que edição maravilhosa! Não sou muito fã desse tipo de narração, da coisa rimada, mas pra esse eu abriria uma exceção, com certeza. Gostei de saber que relembra os primeiros contos de fadas que eram mais sombrios, sempre achei eles os mais legais rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathalia!
      Olha, esse é o primeiro livro com rimas que leio em eras hahaha mas sim, também acho os contos mais sombrios mais legais hehe :D

      Excluir
  12. Oi Vitória, sua linda, tudo bem?
    Adoro fábulas, as lições sempre são lindas. Não conhecia esse livro, mas por suas fotos, percebi que a editora caprichou na edução que ficou linda!!! Estou super curiosa para descobrir sobre cada um deles e sobre o que ela irá aprender. Dica mais do que anotada!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila!
      Opa, que bom que gostou da dica! <3 E sim, essa edição está suuuuper caprichada! :D

      Excluir

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe