Doki Livros | Acredite!, Andre Bello e Ana Helena Behring Bello

sábado, maio 21, 2016

Sabe aquele livro que você encontra por acaso e se encanta? Pois é, isso aconteceu comigo quando vi a capa de Acredite! e li sua sinopse. Desde que recebi o meu exemplar, não deixei de levá-lo comigo para todos os lugares -- ele foi comigo para o estágio, para as reuniões que participei, para as aulas e palestras que assisti, para o mercado (com suas intermináveis filas) e, claro, para a cabeceira da minha cama. E antes que eu te conte o porquê dessa empolgação toda, vamos começar com uma perguntinha: Você sabe o que é design thinking?

Essa capa ficou muito bonita, não é?
Eu, particularmente, tinha uma vaga ideia do que é design thinking até assistir algumas palestras sobre criatividade no TED Talks (você pode conferir uma lista delas clicando aqui e aqui) e entender direito o que é isso. Mas já que eu perguntei, vou responder: em linhas gerais, design thinking é um conjunto de métodos e processos práticos-criativos centrado no ser humano que acelera a inovação e resolve problemas complexos -- é uma forma de pensar focada em soluções, com um objetivo inicial, concentrando no presente e no futuro os parâmetros desse problema, assim suas soluções são exploradas simultaneamente. Ele identifica e investiga os aspectos conhecidos como ambíguos, buscando alternativas possíveis que podem até mesmo redefinir o problema inicial. (Para entender um pouco melhor, a Lê Rico fez um post bem completo sobre o assunto, que eu mais do que indico a leitura -- clique aqui para acessar) E o que isso tem a ver com o livro? Bom, todos as atividades e reflexões que compõem as páginas de Acredite! têm como base as metodologias que formam o design thinking -- e você consegue falar de maneira mais reflexiva sobre as atividades que o compõem depois que entende como funciona o que serve de base para elas. Mas vamos ao que interessa.

Acredite! é um livro de atividades criado a quatro mãos por Andre e sua filha Ana Helena, de dez anos. Ele chama a atenção por sua capa simples e criativa (e muito bonita também) e sua premissa interessante: as atividades do livro irão fazer o leitor repensar sua vida através do otimismo, criatividade e colaboração. Para isso, está dividido em seis partes, Introdução, Otimismo, Criatividade, Colaboração, Despedida e Recomeço, e todas elas apresentam atividades interativas que conversam com o leitor e o fazem pensar em suas práticas e pensamentos diários.

uma das minhas páginas preferidas
Eu tenho visto (lido e preenchido [?]) vários livros de atividades nos últimos anos, e o que diferencia Acredite! dos outros -- e o coloca na minha lista de favoritos -- é o fato de sua intenção estar bastante clara desde o início. É difícil, na correria do cotidiano, se manter sempre otimista, criativo e com espírito colaborativo, e as atividades propostas ajudam a despertar (ou despertar de novo) esses "três super-poderes" que todos temos.

"Todos juntos somos fortes!" me lembra o lema do Counterfeit ("Together we are stronger")
Mais do que atividades, os autores deixam dicas e mensagens que trabalham em conjunto com o que é proposto pelas atividades -- tudo de forma muito bem amarrada, sempre trabalhando com a ideia de que os três super-poderes podem ser despertos ou reenergizados, pois já estão dentro de nós.

Me parece muito importante ter no mercado um livro como esse. Não apenas para os adultos que precisam de uma lufada fresca em momentos críticos, mas também para os mais jovens -- que possuem todas as possibilidades em seu caminho e com o "pensamento certo" podem ser o que quiserem, conquistar o que imaginarem e terem sucesso em todos os aspectos da vida (e aí encontramos a importância de falar sobre otimismo, criatividade e trabalho em grupo com eles).

é um processo circular, sempre recomeçando
O capítulo sobre Otimismo é provavelmente o meu preferido, pois fala sobre o assunto de forma simples e clara, usando a já tão conhecida metáfora do copo meio vazio/meio cheio (que funciona perfeitamente) e outras mensagens que leva a possibilidade de relacionar otimismo com felicidade -- e às práticas que facilitam isso. Mas tanto o capítulo sobre Criatividade -- que pode ajudar naqueles momentos irritantes de bloqueio -- quanto o sobre Colaboração, que te lembra sobre a importância de se relacionar bem com as outras pessoas, são importantes e estão atrelados.

Acredite! possui conteúdo motivador e criativo, as propostas fazem o leitor refletir e começar a "pensar fora da caixa". É um livro mais do que indicado para todas as idade e todos os públicos.

E antes de acabar essa resenha, deixe-me falar sobre a diagramação. Gosto de livros interativos porque cada um deles traz alguma característica marcante em sua diagramação. No caso de Acredite!, as páginas amarelas marcando o início de cada capítulo novo e a fonte das letras é um diferencial, além de sua linguagem em tom de conversa entre amigos.

Gostou do livro e quer um para você também? Os leitores do blog têm desconto na compra pela loja da editora, clique na imagem para acessar o link.

Até breve! 

You Might Also Like

4 comentários

  1. Oi
    eu não conhecia esse livro de atividades, parece ser realmente diferente.
    Gostei de conhecer ele aqui.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele é bem diferente dos outros! Que bom que gostou :D

      Excluir
  2. Vc poderia indicar alguns livros nessa mesma estrutura. Diário de um banana "faça você mesmo" tb é assim mas direcionado ao público infantil. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Estela!
      Então, eu faço as indicações com base no que estou lendo... e acabo tendo poucos livros desse gênero na minha pilha de leitura usual, por isso não posto muito sobre. Mas vá acompanhando os posts aqui no blog, que vez ou outra aparece um livro mais voltado ao público infantil.

      Excluir

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe