Doki Livros | A Playlist de Hayden, Michelle Falkoff

segunda-feira, outubro 19, 2015

Ouvi muita coisa sobre esse livro de Michelle Falkoff e confesso que tinha uma série de expectativas para suprir quando finalmente comecei a ler - e esse foi um dos fatores que me fizeram ler bem devagar essa história.

o livro de pertinho
A Playlist de Hayden é uma história muito boa, mas não é completamente original - eu acho que todos nõs em algum momento já encontramos narrativas sobre pessoas que cometeram suicídio e deixaram pistas para que o motivo fosse descoberto. *alguém aí lembra de Os 13 Porquês? - que eu realmente adorei* Me pareceu uma leitura bastante semelhante ao livro de Jay Asher, no nível emocional e no fato de os personagens principais terem que desvendar o mistério por trás do suicídio, mas ao mesmo tempo diferente - provavelmente por causa das músicas (sendo sincera, algumas páginas foram irrelevantes, mas...) -, e este foi um ponto positivo.

No entanto, tudo o que cercou a narrativa foi um pouco clichê - os garotos que intimidavam Hayden, o fato de ele não contar para Sam sobre uma garota que conheceu, as duas faces da cidade... São coisas que nós já vimos, são detalhes que têm sido repetidos exaustivamente. O ponto principal para mim, em histórias com uma premissa como essa, é lidar com o suicídio - adolescentes e adultos do mundo inteiro passam pelas mais diversas experiências e lidam com perdas e sofrimentos... e cometem suicídio. Para mim, é trabalho da literatura (que pode alcansar milhares de pessoas) falar sobre isso, mostrar o que leva uma pessoa a isso...

Enfim, a questão é que Hayden deixa 27 músicas como pista para seu amigo Sam ouvir e [talvez] entender o que o levou a cometer suicídio. É isso o que torna a trama complexa e emocionante, é o que também me manteve horas acordada lendo mais e mais capítulos para amenizar a minha curiosidade. Isso graças ao enredo que não poupou em eventos e capítulos intrigantes.

É uma história com desenvolvimento psicológico e personagem principal bem construído. Sam não esconde nada do leitor [obrigada por isso, Falkoff!], seus pensamentos eram como meus pensamentos e por isso foi fácil entendê-lo.

Não consegui suprir totalmente todas as minhas expectativas, mas A Playlist de Hayden é um romance bonito e se sua premissa tivesse sido mais desenvolvida... e explorada... eu poderia ter me apaixonado por essa história da mesma maneira que me apaixonei pel'Os 13 Porquês.

Dados do livro:
Título: A Playlist de Hayden
Autor: Michelle Falkoff 
Editora: Novo Conceito

You Might Also Like

1 comentários

  1. Concordo com você.
    Gostaria de mais detalhes sobre Hayden, mas no geral gostei da história.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe