Manifesto Irradiativo: Vamos irradiar por aí

quinta-feira, fevereiro 05, 2015

Quem me acompanha por aqui sabe que de tempos em tempos eu posto sobre alguma campanha que me chamou a atenção, pois bem, ontem estava passando pelo site da Babi Dewet quando vi um post sobre o Manifesto Irradiativo e, depois de passar no site, ler e assinar o manifesto, achei que você também deveria ficar sabendo sobre isso.

Foto de Joshua Rothhaas e arte de Alliah.

Manifesto Irradiativo: Por diversidade na literatura especulativa nacional

PORQUE consideramos ‘estrangeirismo’ um termo vazio e nonsense, e abraçamos o aspecto multiétnico e multicultural do nosso idioma com a inclusão de palavras e expressões de outros idiomas e dialetos em nossos textos; (Trecho do Manifesto)
Iniciativas como a de Jim Anotsu e Alliah são louváveis, pois expõem um problema extremamente atual da literatura, tanto nacional quanto internacional, que é a falta de diversidade nos livros e no mundo editorial. É através da literatura que muitas pessoas podem ter a chance de mostrar sua cultura, o que acreditam, quem são e onde vivem e não podem, não devem, ser deixadas de lado, num canto qualquer. O manifesto está no ar desde o início do ano e é do nosso interesse, como seres humanos, blogueiros, leitores, escritores e "funcionários do livro/mercado editorial" espalhar essa ideia - assinar, postar, divulgar e não deixar que nenhuma voz se cale.
Leia a carta, baixe o .pdf, irradie essa iniciativa! 
Para saber mais, acesse o site - leia, divulgue, assine. :)

PORQUE abraçamos os folclores, as fábulas e as mitologias indígena, iorubá, hindu, japonesa, chinesa, islâmica, malaia, maori, grega, egípcia, mesoamericana, e todos os mitos regionais de todos os cantos do mundo; (Trecho do Manifesto)

Até breve! 

You Might Also Like

2 comentários

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe