Janela da Semana: A Mais Pura Verdade, de Dan Gemeinhart

quarta-feira, fevereiro 18, 2015


Mesmo a muitos quilômetros de distância, um amigo ainda pode segurar sua mão e estar ao seu lado.
Existem aqueles livros que apertam o seu coração de diversas formas, que te tragam para dentro de suas páginas sem que percebamos, que te emocionam antes mesmo de acabar e A Mais Pura Verdade parece ser exatamente esse tipo de livro.

Existe uma carga emocional nas palavras de Dan Gemeinhart que me pegou despreparada. Quando li a sinopse pensei ter me preparado para conhecer um garotinho fazendo uma viagem, a maior aventura de sua vida, em companhia apenas de seu cachorro, mas acabei por encontrar muito mais. Nestes poucos capítulos que a Novo Conceito me enviou de prova, me vi completamente envolvida pelas palavras, pensamentos, lembranças e contratempos de um menino pequeno, uma criança, que deixou tudo para trás para escalar uma montanha - e ter o momento da sua vida.

Senti medo por ele, Mark, ficar perambulando pelas ruas de cidades desconhecidas sozinho, apenas com a companhia de um cachorro, adulto, mas pesqueno, senti tristeza pelo sofrimento que seus pais e melhor amiga passaram nos interlúdios de cada capítulo. O que me leva a falar sobre os capítulos 1/2 que ficam entre os capítulos narrados por Mark. Nomeados como 1 1/2, 2 1/2, 3 1/2 e assim por diante e com tipo de letra diferente, esses capítulos são curtos e mostram ao leitor os pensamentos dos outros personagens envolvidos, como a reação dos pais ao perceberem que o filho estava desaparecido ou o sentimento de perda de Jess, a melhor amiga de Mark que não sabe como ajudá-lo, como salvá-lo, como deixar que ele continue e faça o que decidir.

Nos poucos capítulos lidos, percebi que a amizade é uma das forças que movem o menino - sua amizade com o cachorro Beau, sua amizade com Jess, que mesmo a distância o dá forças para continuar - e me pergunto se é realmente a morte que ele escolheu ao sair de casa. Para mim, parece mais que Mark escolheu viver, viver uma sequência de dias incríveis (não apenas no sentido bom), e que, no final, lhe faça sentir que faz/fez mais na vida do apenas existir, mas viver.

Me sinto mais do que envolvida por essa história e assim que terminar esse post irei procurar mais sobre Gemeinhart e sua escrita que tanto me envolveu.

Eu ainda não sei o final dessa história - e estou mais do ansiosa para isso -, mas A Mais Pura Verdade será lançado em 23 de março pela Novo Conceito e acho que você deveria ficar de olho para ler e acompanhar a maior aventura da vida de Mark.


Até breve! 

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe