Doki Livros | Eu Destruí Aquela Vida, Victor Gomes

quinta-feira, janeiro 15, 2015

Se você acompanha o Literatortura provavelmente já leu pelo menos um artigo do Victor - meu quase chará, separado por um "c" - e deveria saber que ele lançou um livro no ano passado, mas se você não sabia não tem problema (afinal, você está lendo esse post, portanto agora sabe).

captura de tela com a capa

"Você não sabe de nada."
Enfim. Indo direto ao ponto, Eu Destruí Aquela Vida é um livro muito interessante, com uma forma de escrita muito inteligente que entrelaça os acontecimentos da história com a voz do narrador de forma coerente. Gostei muito do tom do livro - dado/feito através do narrador, uma voz sarcástica que tem como único interesse o seu próprio entretenimento, independente dos obstáculos que "aparecem" para o personagem principal.
"O argumento é simplesmente a-d-o-r-á-v-e-l."
Seus capítulos possuem o tamanho necessário para mostrar como está Roberto, o personagem principal que sofre um acidente e a partir daí tem sua vida transformada (e não de uma forma boa), ou para dar voz ao narrador que sempre tem um comentário de tom sarcástico e cru para passar ao leitor junto à explicações sobre filosofia. Ainda sobre Roberto, o personagem é como um boneco na mão do narrador - eu seria muito malvada se dissesse que, de certa forma, me diverti com os mandos e desmandos desse narrador? que de forma tão boa conseguiu me convencer de que ele era apenas um ser entediado que usa seus brinquedos como quer para melhorar o humor...
"Histórias são boas. Porque a vida ensina, sabe?"
Um outro personagem importante na construção da narrativa é Marcelo, um mendigo que aparece logo no primeiro momento e passa a ser figura carimbada tanto nos dias de Roberto quanto nos pensamentos do mesmo. Marcelo é como um profeta - e esse aspecto faz diferença, principalmente quando o narrador explica sobre o assunto.

Falando sobre explicações, o livro é permeado por correntes filosóficas e suas explicações - e até mesmo eu, que só estudei filosofia no ensino médio e lembro vagamente daquelas aulas, consegui entender e as assimilar com a história (porque, bem, você sabe que a minha área dominante é a língua portuguesa e sua análise discursiva), e isso, tem um grande peso no entendimento do que nos é contado - e também no que acontece com os personagens.

Victor Gomes consegue nos trazer uma história no mínimo refrescante, com um tom não muito usual (mas que deveria!) e ótimas estratégias para prender a atenção do leitor. Para aqueles que estão cansados de ler sempre o mesmo estilo de personagem, Eu Destruí Aquela Vida é um prato cheio para novas reflexões. (Em outras palavras: você deveria lê-lo [logo].)

Como li em eBook, não pude fazer muitas fotos (a menos que você queira fotos do meu ereader, mas aí é outra história), por isso:

"Próximo, por favor."

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe