Operação Big Hero: Minha opinião

quinta-feira, janeiro 22, 2015

No último final de semana eu finalmente consegui assistir Operação Big Hero - a primeira animação da Disney inspirada nas HQs Big Hero 6 da Marvel - e já tenho meu primeiro filme favorito do ano (aliás, aposto que nesse ano a lista ficará bem grande porque só tem lançamento bom, incluindo Caminhos da Floresta e Cinderela).

Lembro vagamente das HQs de Big Hero lançadas em 2008 numa edição especial (as únicas HQs que continuam a ser produzidas, são produzidas apenas no Japão, pelo que andei lendo por aí, em sites especializados) e por isso fui assistir sem esperar nada - eu já tinha certeza de que seria um filme muito bom apenas pelo Baymax, que era um show de fofura já nos trailers -, mas se você ficou muito curioso para saber o que mudou dos quadrinhos para a tela (perceba que existe um "inspirado" aí e não vá esperando que a animação seja uma cópia, uma transposição do papel para as telas), você pode fazer o download da HQ nesse link. Se você quiser comprar... bem, boa sorte porque será uma missão quase impossível.


Voltando a falar sobre a animação.
Para mim, Big Hero 6 é uma das animações mais inteligentes já produzidas pela Disney. Sua história é bem amarrada, seus personagens são cativantes tanto para o público infantil quanto para o adulto, seu tom de humor é bem dosado e sua mensagem é clara o suficiente para todas as pessoas. É uma característica bem conhecida do estúdio passar mensagens sobre família, amizade e conduta, e enquanto acompanhamos Hiro e aqueles que o cercam, percebemos que tudo se encaixa muito bem aqui.


Por se tratar de uma história de heróis, esperamos encontrar a base com que já estamos acostumados, o que não ocorre. Em Big Hero, seu conceito de herói é modificado continuamente para mostrar que nada é fixo, mas sim que tudo está submetido aos acontecimentos vivenciados pelos personagens - que passam por todo o caminho da "criação do herói" (e mais um pouco). O que me leva a falar do vilão. Não existe um "vilão" propriamente dito. Os antagonistas são pessoas que resolvem seus problemas na maneira que lhes convém, independente do que isso signifique - suas motivações são egoístas, sim, mas sua forma de agir faz com que a história fuja do clichê. Para falar a verdade, achei que a história e suas explicações são bastante realistas, até mais do que esperava.

E para quem adora uma referência, este é um prato cheio. Além dos easter-eggs já esperados, podemos ver referências ao mundo de Gigantes de Aço, ao estilo do Homem de Ferro, ao estilo de Tron, e até mesmo aos Vingadores e sua formação - é tão legal! :D

Ah! E não posso deixar de lado o cenário! A fusão entre Tokyo e São Francisco em San Fransokyo foi muito bem organizada. Vemos elementos da cultura japonesa lado a lado com, por exemplo, a famosa ponte que dá nome à cidade americada. É tudo tão bonito! - estou apaixonada!

Cheio de detalhes mesclados à história, aos personagens e ao cenário, Big Hero é:


*ótimo!*

E só para terminar esse port... OLHA ESSE FANART INCRÍVEL! ~sim, estou no fangirl mode on.

Vi nesse tumblr.
Agora, sim,
Até breve! 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Ai que legal!!., adorei o post... Ainda não assisti o desenho mas estou vendo o sucesso que ele está fazendo

    XOXO

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! hehe ele é muito bom :X - quando tu tiver um tempinho, assista e volte pra me contar o que achou!

    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe