#showyourselfie: Uma petição visual pela juventude

quarta-feira, agosto 13, 2014











Hoje vou fazer um post diferente, não vou falar sobre um livro ou filme ou música, vou falar sobre nós - jovens - e sobre esse projeto promovido pelo UNFPA (Fundo de Populações das Nações Unidas) e Global Citizen que me chamou a atenção.
Quando você #showyourselfie (mostra a si mesmo), pode ter a certeza de que cada jovem possui o direito de determinar o seu próprio futuro. (traduzido) - Global Citizen
A proposta do #ShowYourSelfie é você tirar uma selfie e postar no site - todas as selfies serão reunidas e mostradas para os líderes mundiais que estarão presentes na reunião da ONU em setembro para decidir a agenda de desenvolvimento mundial nos próximos 15 anos. Assista ao vídeo abaixo:

O vídeo abaixo está em inglês e explica resumidamente a ideia do projeto - para quem não fala inglês, eu traduzi as informações importantes disponíveis no site e coloquei aqui também, logo após o vídeo :)

PORQUE #SHOWYOURSELFIE? 
É hora de mostrar aos líderes mundiais que há apoio visível de todo o mundo para aumentar o investimento do governo nos direitos e necessidades dos jovens. 
Ao longo dos próximos meses, vamos trazer esta campanha para todos os cantos do mundo para construir uma comunidade imparável de pessoas que estão prontas para "mostrar suas selfies". Vamos recolher todas essas selfies e apresentá-las aos líderes mundiais de 193 países, quando eles se reunirem para discutir a agenda de desenvolvimento futuro nas Nações Unidas em setembro de 2014 e 2015. Esta agenda vai determinar as prioridades do governo para o desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos. 
É hora de nos colocar na imagem. #Showyourselfie para a juventude.

PORQUE adolescentes e jovens? 
O que poderia ser mais importante do que capacitar um quarto da população do mundo? Estamos falando de jovens! 
Adolescentes e jovens são 1.8 bilhão (um quarto da nossa população). Há pessoas mais jovens no mundo de hoje do que nunca. Eles são uma força poderosa, individual e coletivamente. Eles estão construindo a base do futuro do mundo. No entanto, milhões de jovens não têm acesso às necessidades e direitos básicos. Necessidades como educação, serviços de saúde, planejamento familiar, educação sexual abrangente, proteção contra a violência, e acesso a um trabalho decente. 
  • 500 milhões de jovens vivem com menos de 2 dólares por dia. 
  • 175 milhões de jovens em países pobres não conseguem ler uma frase completa. 
  • Mais de 74 milhões de jovens estão desempregados. 
  • Os jovens estão pegando mais DSTs do que ninguém. 
  • Mais jovens morrem de doenças relacionadas com o HIV do que qualquer outra pessoa. 

Às meninas são especialmente susceptíveis de serem negados os investimentos e as oportunidades de que precisam para realizar seu pleno potencial. 
  • Mais de 500 milhões de meninas vivem em países em desenvolvimento. 
  • 1 em cada 3 meninas em países pobres e de renda média é casada com menos de 18 anos. 
  • Cerca de 16 milhões de meninas adolescentes dão à luz todos os anos. Muitas delas morrem no processo. 

Isso é inaceitável.

PORQUE 2015? 
Temos uma enorme oportunidade em 2015 para mudar isso. 
Ao longo dos próximos 18 meses, os líderes mundiais estão planejando o roteiro para o desenvolvimento para os próximos 15 anos. Este roteiro, chamado de Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, irá abordar as questões mais críticas do nosso tempo: mudança climática, saúde, igualdade de gênero e direitos humanos. Em cada uma dessas áreas, os jovens têm mais a ganhar e a perder. No entanto, eles são os menos considerados. Adolescentes e jovens são muitas vezes esquecidos e invisíveis na elaboração de políticas, alocação de orçamento e legislação. 
Precisamos enviar uma mensagem poderosa e visível para quem decide pois, como eles planejam o futuro, devem colocar os jovens no centro das atenções. 


Sobre o UNFPA
O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) é o organismo da ONU responsável por questões populacionais. Trata-se de uma agência de cooperação internacional para o desenvolvimento que promove o direito de cada mulher, homem, jovem e criança a viver uma vida saudável, com igualdade de oportunidades para todos; apóia os países na utilização de dados sóciodemográficos para a formulação de políticas e programas de redução da pobreza; contribui para assegurar que todas as gestações sejam desejadas, todos os partos sejam seguros, todos os jovens fiquem livres do HIV/Aids e todas as meninas e mulheres sejam tratadas com dignidade e respeito.

Sobre o Global Citizen
Global Citizen é uma ferramenta para ampliar e unir o chamado de uma geração por justiça. É a iniciativa emblemática do Global Poverty Project, uma organização de educação e defesa internacional cuja missão é fazer crescer o número e a eficácia dos Cidadãos Globais para atingir o público, negócios e compromisso político e ação para acabar com a pobreza extrema até 2030.

Este não é um publieditorial, apenas considerei ser uma boa iniciativa para mostrar para você :)

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe