Doki Livros | Se Eu Ficar, Gayle Forman

segunda-feira, agosto 04, 2014

No último final de semana resolvi reler Se Eu Ficar - sim, eu já conhecia a história - por uma série de motivos: havia recebido a nova edição brasileira há poucos dias da editora (foi preciso que o filme ficasse pronto para que ele ganhasse a devida atenção, não é?), queria relembrar de partes importantes para me preparar para assistir ao filme e, para falar a verdade, depois de assistir ao trailer mais uma vez, senti saudades de Mia. Então, decretei o "Final de Semana de #SeEuFicar", juntei os presentes que a NC enviou, fiz pipoca, brigadeiro de avelã, me aconcheguei no sofá e mergulhei com Mia na difícil tarefa de escolher entre deixar tudo para trás e ficar. Desde já fique avisado: Se Eu Ficar é aquele tipo de livro que abala as suas estruturas - e que te marca para sempre.

capa
Eu particularmente gosto muito da capa original e apesar de detestar livros com a capa do pôster de suas adaptações cinematográficas, não posso negar que esse pôster tem uma beleza delicada - e eu diria que é até mesmo de uma beleza gloriosamente sutil que combina com a atmosfera da história.

A narrativa da história é feita pelo ponto de vista de Mia, que passeia entre acontecimentos do presente (com ela na UTI ao lado de seu corpo e/ou andando pelo hospital) e flashbacks de cenas do passado (com Adam, seus pais, sua melhor amiga, seu irmão...) e é intercalada por reflexões que ela faz, tentando encontrar a saída certa para a sua situação - o que faz com que o leitor se envolva com a personagem, crie laços de afeição e acabe torcendo para que a decisão que ela tome não o faça sofrer também. Mia é uma personagem fiel à muitas garotas espalhadas pelo mundo, ama música e tem um futuro brilhante pela frente e acompanhar a incerteza que a cerca quando ela entra em coma é como um balde de água fria que nos faz acordar - a vida é frágil, já cansamos de ouvir isso, mas o que talvez ainda não tenhamos percebido (ou assimilado) é o quanto é fácil morrer (um acidente, um suicidio, qualquer coisa) e o quanto é difícil continuar vivendo, porque a vida, ah a vida... a vida é uma luta constante, por mais clichê que isso possa parecer. Me vi, novamente, acompanhando cada pensamento de Mia, sentindo cada palavra escrita nas páginas do livro - e chorando e sorrindo a cada nova folha.

Gayle Forman, com uma delicadeza impecável na escrita, criou uma história curta, extremamente emocionante e envolvente e nos presenteou com personagens cativantes por serem reais, demonstraremas dúvidas que todos sentimos, os medos que passamos. Se Eu Ficar é sem dúvida um dos meus livros preferidos por mostrar não apenas a luta pela escolha entre a vida e a morte de Mia, mas por mostrar o amor puro compartilhado por Adam, a amizade sem limites de Kim, o amor e alegria de um ambiente familiar - composto não apenas pelos pais e irmãos, mas por amigos e pessoas queridas que sempre nos acompanham em todos os momentos da vida.

<3
Os detalhes dessa edição são completamente encantadores! Em todas as páginas encontramos notas musicais, o que combina perfeitamente com a personalidade de Mia.

Dica de chá: Para mim, Se Eu Ficar deve ser lido com a doce companhia de uma xícara de chá de morango.

A adaptação de Se Eu Ficar será lançada em 4 de setembro. O livro possui uma continuação, Para Onde Ela Foi, que é narrada pelo ponto de vista de Adam (que rende mais algumas lágrimas) e que será lançado em 6 de outubro.

E para você entrar no clima do mundo de Mia, assista a esse vídeo de Yo-Yo Ma (esse é o meu favorito, mas não é o mesmo que é citado no livro), que tem papel importante no desenrolar dessa história:

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe