Doki Livros | Tipo Destino, Susane Colasanti

domingo, janeiro 26, 2014

Tipo Destino
E se sua alma gêmea fosse o namorado de sua melhor amiga?
Autora: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Classificação: 4/5 Luas

capa
Muitas vezes encontramos o nosso destino nos caminhos que tomamos para evita-lo. La Fontaine não poderia estar mais certo – e é exatamente por isso que essa citação está logo no começo da segunda parte desse novo livro de Suzane Colasanti.

Tenho um histórico de histórias adolescentes com dona Suzane – e a cada novo livro tenho a sensação de que estou voltando no tempo e assistindo de camarote algum dos dramas que eu e muitas amigas passamos durante o colegial. É estranhamente divertido.

Enfim, em Tipo Destino conhecemos duas meninas, melhores amigas, que se veem envolvidas numa situação delicada. Erin e Lani são extremamente diferentes uma da outra, mas mesmo assim conseguem levar sua amizade. Erin namora um garoto, Jason, e Lani também se apaixona por ele. É uma história bem simples e rápida de se ler.

Lani é uma boa personagem, gosto de como sua forma de pensar funciona, sua lealdade pela amiga e seu amor por astrologia – eu, particularmente não sou muito ligada no assunto, mas pareceu interessante o modo como o Desconhecido ajuda a mudar a vida dos personagens. Erin é mais o tipo de personagem que estou acostumada a encontrar e bem, não posso dizer que suas reações não fizeram sentido para mim.

E então temos Blake e Jason. Na minha opinião, esses dois fizeram com que a história se tornasse única – mesmo que conheçamos esse tipo de enredo há muito tempo. E, não podemos esquecer de Connor, que mesmo sendo pouco destacado (porque é isso o que acontece com personagens secundários), foi uma brisa de ar fresco durante a leitura. Os garotos são mais fáceis de lidar, e tem reações mais “realistas” a tudo o que acontece. Junto com Lani e Erin, eles formaram um bom grupo que se aproximou do leitor – podemos nos ver em algum personagem, alguma forma de pensar, algum trejeito.

De uma maneira geral, gostei da dinâmica da história. Não é legal ter o seu namorado roubado, principalmente se for pela sua melhor amiga, mas no coração não se manda – o que também não significa que devemos ficar felizes por isso. Também não é confortável roubar o namorado de sua melhor amiga, principalmente se você manter o pensamento de que deve sua vida à ela. E bem, não é nenhum pouco agradável ficar no meio disso tudo, como se o mundo estivesse desabando – pobre Jason.

É de conhecimento geral que Colasanti sabe escrever para adolescentes. Sua maneira fluida de colocar as palavras de forma que não seja maçante acompanhar o desenrolar da trama, e de abordar temas delicados nesse período da vida é bem construída e sem enrolações.

Tipo Destino é uma leitura rápida que tem, entre outras, a função de mostrar que imprevistos acontecem e o destino, mesmo que não pareça, é feito por nós mesmo, por nossas escolhas e decisões. É triste – e até mesmo cruel – nos magoarmos e a nossas amigas, mas a melhor solução nesses casos, é conversar e entender o que de fato se passa em nossas cabeças e corações.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe