Doki Livros | Jardim de Inverno, Kristin Hannah

domingo, setembro 08, 2013

Jardim de Inverno - Nós mulheres, fazemos escolhas pelos outros, não por nós mesmas. E quando somos mães, nós suportamos o que for preciso or nossos filhos.
Autora: Kristin Hannah
Editora: Novo Conceito
Páginas: 415
Classificação: 5/5 Luas
capa

Jardim de Inverno não é o primeiro livro de Kristen Hannah que leio, mas por ter sido publicado (lá fora) antes de O Caminho para Casa (primeiro livro de Hannah que li sem receios de me emocionar), pude perceber as leves mudanças na forma como a autora levou essas duas histórias - isso seria parte do natural processo de amadurecimento de escrita, que acomete a todos nós? Enfim.
Nenhum céu estrangeiro a me conservar,
nenhuma asa de fora protegeu meu rosto.
Fico como testemunha do comum,
Sobrevivente daquele tempo, daquele lugar.
- Anna Akhmatova, pág 409
A história gira em torno de Nina e Meredith, duas irmãs tão diferentes uma da outra e ao mesmo tempo tão parecidas, e sua relação com a mãe, Anya, uma mulher fria que esconde muito do seu passado.

Me tomou um pouco de tempo conseguir realmente me envolver com a história e gostar de seus personagens, principalmente com Nina, que me irritou sem medidas no início da narrativa. Apesar de ter toda a atitude que é desejável numa personagem, Nina é do tipo que nunca está presente no que realmente importa - e Meredith é do tipo que se refugia no trabalho para evitar os problemas que tem em casa.

Estava resolvida a desistir da leitura quando Anya começou a contar seu conto russo. É aqui que as coisas parecem começar a funcionar. De volta ao passado, Anya nos mostra como sua vida foi difícil e os vários pesadelos que teve que sofrer - o que nos permite entender suas ações e o porque de tratar as filhas como trata. A história inteira rende boas doses de relfexão e contemplação - não só para as filhas, mas para o leitor, também. Centenas de "e se" planaram por minha mente enquanto acompanhava de longe o desenrolar do futuro dessas três mulheres.

Sem dúvidas é um livro bonito. Mas seu tom é extremamente triste. Principalmente quando paramos para pensar que a história de Anya é fictícia, mas a de milhares de famílias não.

A narrativa segue um ritmo tranquilo, a história é linear, sem os altos e baixos desgastantes que encontramos em diversas nrrativas, e seus desdobramentos agradam. Sem tantas surpresas e reviravoltas, Jardim de Inverno traz um final muito satisfatório - e com direito à uma surpresa.

O tom invernal da história ajuda a leitura fluir um pouco mais devagar, mas nada que seja prejudicial. Além disso, é uma ótima oportunidade para você conhecer um pouco do que Anna Akhmatova escreve (seus trechos aparecem em alguns momentos).

Jardim de Inverno é uma leitura limpa, bonita e feita para nos trazer à realidade.

You Might Also Like

7 comentários

  1. Olá, bom esse é um dos meus livros desejados como sabe.
    Essa mae das meninas me instigou. E eu gosto de livros onde as histórias são bem reais :)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Vicky, adorei a resenha e fiquei ainda mais curioso pela livro, já vinha querendo ler algum tempo, e agora quero mais ainda! espero ganhar, hehe

    só achei na sua resenha um errinho: você escreveu "duas irmão tão diferentes.."
    mas está ótimo! parabéns! ;*

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece bem interessante, apesar de vc dizer que a história flui devagar, já ouvi resenhas boas a respeito. Gosto de histórias reais e dramas, acredito que gostarei desse também.

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros que envolvam a temática inverno (mesmo que seja só no título), rs. Tenho acompanhado as resenhas sobre ele e tudo tem me fascinado cada vez mais!
    A sua resenha me deixou ainda mais curiosa (mesmo tendo a pegada triste que mencionou) e fiquei empolgada quando menciona que o final e com direito a uma surpresa! #curiosidademodeon

    ResponderExcluir
  6. Nadine Silveira

    Desde que vi a capa desse livro me encantei, ela é muito bonita, ele é bem interessante não só pela capa, mas também pelo título e por sua temática familiar que promete ser bem emocionante.
    Enfim, com certeza vou lê-lo!!

    ResponderExcluir
  7. A capa é linda, me apaixonei por ela desde o primeiro instante. Os livros da NC não me decepcionaram até hoje, nunca li um livro deles que não tenha gostado e espero que este não seja o primeiro. Apesar de ansiosa estou muito dividida, vejo resenhas boas e outras nem tanto. É esperar pra ler e tirar minhas próprias conclusões! Beijos, Rê

    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe