Doki Livros | Simplesmente Ana, Marina Carvalho

domingo, agosto 18, 2013

Simplesmente Ana - Um conto de fadas torna-se realidade
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novas Páginas (Novo Conceito)
Páginas: 304
Classificação: 4/5 Luas

capa
Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.
Tive uma boa surpresa durante a leitura da estreia literária de Marina Carvalho, com uma história suave e divertida, que remete aos contos de fada que ouvíamos e líamos quando crianças, a autora nos presenteou com personagens cativantes e uma capa maravilhosa - como todas as feitas por Marina Avila que já vi.
O livro nos mostra como a vida de Ana mudou a partir do momento em que descobriu ser filha de um rei europeu. Acompanhando o olhar da moça, conhecemos Krósvia e os novos atores no palco de sua vida, o que inclui um belo rapaz que tem tudo o que é preciso para ser um príncipe num cavalo branco.
Ana é uma personagem bem construída, que vai se adaptando à sua nova realidade, o que reflete em suas ações e sentimentos. Não é fácil estar num lugar novo, completamente diferente de sua antiga casa. Andrej, seu pai, é ocupado como deveria ser, mas mostra seu amor pela filha de forma bonita e, eu diria, suave. Já Alex é quase uma força da natureza, suas ações se contradizem e é impossível negar a química entre ele e a princesa.
Simplesmente Ana me lembrou bastante dos livros de O Diário da Princesa de Meg Cabot, por ter trama similar e ser narrado de forma real - com a voz da personagem principal -, fazendo com que o leitor se aproxime dos sentimentos de Ana. É claro que existem diferenças, mas não posso deixar de citar que também lembrei da cena do orfanato em O Diário da Princesa 2 (sim, o filme com Anne Hathaway) quando Ana vai fazer trabalho voluntário - não contarei onde - com sua tia.
Intertextualidades á parte, Simplesmente Ana é uma leitura leve, perfeita para quem está precisando de um descanso das histórias mais fortes e cheias de reviravoltas que encontramos por todo lado. Não deixe de ler! É muito bom saber que a literatura nacional contemporânea tem nomes como Marina Carvalho.

You Might Also Like

5 comentários

  1. É incrível como mais e mais as autoras brasileiras estão entrando no mercado literário com tudo. Eu amei esse livro, até marquei como favorito no skoob <3 Adoro esse universo de princesas e quem não gostaria de acordar um dia uma?

    Também me lembrou os livros da Meg hahaha. Mas tem sua originalidade.

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    é simplesmente incrível como a literatura nacional está ótima,estou amando ler os livros.
    Tenho este livro e estou doida para ler ele.Claro que sua resenha só me deixou mais curiosa.
    Beijos

    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Li bons comentários sobre esse livro, não é meu tema preferido, mas parece ser uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  4. Minha preocupação com livros nacionais começa pelas capas, nem sempre são bacanas ou transmitem aquilo que o livro quer passar, essa capa ficou muito boa e pela sua resenha o livro não deixa nada a desejar para outros . Espero poder ler ele logo.

    ResponderExcluir
  5. Me apaixonei pela capa desde a primeira vez que a vi.
    Gostei da proposta.
    A lembrança de Meg Cabot me preocupa um pouco. Só li um livro dela (Insaciável), tem um humor inteligente e tal, mas não impressionou muito... se bem que um só livro é pouco para se formar opinião...
    Bem, continuo louca para ler Simplesmente Ana!

    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe