Doki Livros | Sonhe Mais, Jai Pausch

sábado, junho 15, 2013

Sonhe Mais - Reconstruindo a vida após a perda
Autora: Jai Pausch
Editora: Novo Conceito
Páginas: 256
Classificação: 4/5 Luas

capa

Jai Pausch passou por um trauma: a perda do marido para um câncer de pâncreas. A enfermidade de Randy Pausch também destruiu as verdades e as certezas em que Jay acreditava. Pega de surpresa pela doença, que avançou rapidamente, Jay Pausch precisou inverter suas prioridades. Acostumada a cuidar da família, percebeu que aquele era, também, o momento de cuidar de si mesma, porque, do contrário — caso fraquejasse —, sua família não sobreviveria. E, apesar de todas as alterações pelas quais passou, foi capaz de registrar a maior parte de suas experiências, dúvidas e medos.
Este registro acabou se constituindo num relato vigoroso sobre como a morte muda o relacionamento entre as pessoas e sobre como é possível sobreviver, passo a passo, a essas mudanças.
Sonhe Mais é referência para todos os que estão vivendo uma fase de transição e é leitura obrigatória para aqueles que passaram, ou estão passando, por um momento de dor.

Então eu descobri, ou finalmente me conformei, que sou emotiva demais - que isso fique bem claro - com livros que contam histórias reais.
"Houve obstáculos ao longo da estrada."
Nesse livro, Jai conta como viveu nos meses em que seu marido, Randy - mais conhecido como o autor de A Lição Final -, sofreu com o câncer no pãncreas. É uma história realista, real, cheia de esperança, carregada de amor e vontade de continuar no caminho, mesmo que para isso, muitas decisões tenham que ser feitas, por mais dolorosas que elas possam ser.
Sonhe Mais é mais uma cortesia adorável da Editora Novo Conceito (Obrigada! *-*), e devo deixar registrado que a cada livro que recebo, mais me impressiono com o carinho que cada um deles recebe. Nesse caso, no canto de todas as páginas existem, junto com o nome da autora, duas folhinhas desenhadas detalhadamente, além disso, a linda capa é texturizada e o título está em relevo - quer mais? Enfim...
Em quase trezentas páginas, acompanhamos as mudanças pelas quais a família de Randy teve que passar, Jai precisou ser forte mesmo com as incertezas e medos. Ela não tinha exericência nenhuma para cuidar de alguém doente, mas seu amor foi mais forte do que qualquer dúvida e momento difícil.
Enquanto as páginas passavam, fui descobrindo o quão é difícil viver assim, para quem está doente e seus familiares e foi com um suspiro de alivio que antes pouco antes da metade da história, Wanda apareceu para ajudar a dividir o peso dos ombros de Pausch.
"Minha máscara de força se rompeu, derretida sob as lágrimas, e mostrei meu eu vulnerável, à flor da pele. E Randy sentiu-se confortado. Naquele momento de tristeza, nós nos abraçamos, sabendo, em nosso coração, que nos amavámos na saúde e na doença, até que a morte nos separasse."
E quando a morte os separou, Jai aprendeu mais uma lição. A de que cada pessoa sofre de um jeito, e que o jeito de uma criança demonstrar que sente falta de seu pai é diferente da maneira como uma mãe demonstra a saudade de seu marido. Ela aprendeu também que precisava cuidar de si mesma, que não poderia esquecer que estava viva e tinha filhos para cuidar e apoiar.
Com uma narrativa em tom confessional - aquele que usamos em nossos diários mais secretos -, a autora abriu sua vida para que pudéssemos entender pelo o que ela passou, pelo o que ela sentiu e, principalmente, pelo que ela lutou.
Nos últimos capítulos, descobrimos mais sobre o seu apoio às instituições que ajudam portadores de câncer e de como isso é importante.
Sonhe Mais é sobre sonhar, sobre ter esperança, sobre amar completamente uma pessoa. É uma história de amor. E de um certo modo, uma história com um final feliz, porque mesmo que Randy tenha morrido, muito do que ele acreditava está semeado em outras pessoas, em Jai principalmente.
"Começar de novo é algo que fazemos várias vezes ao longo da vida, por muitas razões diferentes, como o divórcio ou a perda de um emprego Fechar um capítulo da vida naturalmente gera medo e ansiedade."
Esse livro é leitura obrigatória para quem teve sua vida transformada, ou está mudando de vida agora. Mais do que recomendado.
"Uma das maiores lições de vida que aprendi foi sonhar novos sonhos."

You Might Also Like

1 comentários

  1. Acho a capa linda e ele parece-me ser bem interessante. Gostaria muito de ler.

    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe