Doki Livros | O Momento Mágico, Jeffrey Zaslow

sábado, junho 15, 2013

O Momento Mágico - Uma história sobre o amor que desejamos às nossas filhas
Autor: Jeffrey Zaslow
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320
Classificação: 5/5 Luas

capa
Em uma cidadezinha, a 100 quilômetros de Detroit, há uma loja antiga com mais de 78 anos que se tornou um ícone em roupas para casamento e vestidos de noiva. Por ali já passaram mais de cem mil moças: noivas, mães e madrinhas. Seus vestidos vão além de roupas elegantes para mais uma cerimônia: eles representam, no imaginário das noivas e de seus pais, a garantia de uma noite de princesa, um símbolo do “felizes para sempre”.
Para estas moças, este lugar é, certamente, uma linha divisória: de um lado está a fé no amor e no romance e, do outro, a ingenuidade e o medo.
Da substância desses sentimentos contraditórios, Jeffrey Zaslow selecionou histórias que às vezes nos fazem rir, às vezes nos partem o coração, mas que oferecem um panorama do que é o casamento e do que as famílias ensinam às suas filhas sobre amor e compromisso.

Esse livro me marcou bastante por uma série de questões, mas primeiro vou falar da delicadeza com que ele foi produzido: em todas as páginas há desenhos delicados e em várias delas, ilustrando as histórias das noivas, existem fotos em preto e branco, para que possamos associar as histórias aos rostos reais. E kit veio com um saquinho de arroz (aquele que a gente joga nos noivos) em formato de coração, um amor! <3

"O trabalho de um pai, disseram-nos, é lembrar à filha de seus pontos fortes e guiá-la até sua condição de mulher adulta."
Essa frase é uma das primeiras que você lê ao iniciar o livro. é uma das mais bonitas também e reflete o amor que esse autor - um pai como muitos outros [como o seu também] - sente por suas filhas. É lindo de se ler e nos inspira a tentar sermos filhos melhores (já que no meu caso, estou longe de ser mãe).
O Momento Mágico narra através das histórias de várias noivas e história da loja de vestidos de noiva, a Becker's Bridal, que está há gerações na família Becker e vem sobrevivendo no mercado mesmo com as diversas mudanças ocorridas na sociedade.
Em 24 capítulos, conhecemos a Sala Mágica, uma sala - que uma vez foi o cofre do antigo banco que ocupava o prédio no qual a loja está localizada hoje - repleta de espelhos onde a noiva pode se olhar usando o vestido por todos os ângulos possíveis. Imagine um lugar só com espelhos? Parece perfeito? Pois é, a foto que acompanha me garante que é incrível.
Narrando de forma suave e cadenciada, Jeffrey consegue nos envolver com fios de seda nas histórias de cada mulher, jovem ou não, que passou por lá - incluindo , a dona da Becker's que possui a difícil missão de continuar o legado da avó, sofrendo com a concorrência de lojas de departamento e atacado. Não é fácil ser lojista, mas pelo o que o autor nos conta, ela ama o que faz.
"Há um velho ditado judaico que diz: "Toda vez que acontece um casamento, um novo mundo é criado". Todos os dias, em sua loja, Shelley testemunha as transições de um mundo antigo para um novo nas interações das noivas com seus pais - e nas conversas sobre os noivos e os planos para o futuro."
Toda mulher que conheceu algum conto de fada quando criança já sonhou, mesmo que por apenas uma vez, se casar com um lindo vestido branco, de véu e grinalda arrastando pelo chão. Eu já sonhei com isso - mas dizem que sou uma garota-Disney por adorar contos de fada e histórias de amor bonitas. Mas chega um momento na vida de cada um, que paramos de pensar nisso, ou simplesmente deixamos de lado e ao ler os diversos casos reais contados por Zaslow de forma tão doce nessas mais de 300 páginas me fez querer voltar a sonhar. A pensar em casamento como uma instituição bonita, repleta de significados e simbologias.
Uma das histórias que mais me chamaram a atenção foi a de Meredith, uma noiva não tão jovem como as outras, mas linda e com sorriso fácil. sua história de amor aconteceu quando ela não mais esperava e me deixou feliz - é estranho ficar feliz por alguém que nem conhecemos? 
""É melhor ser uma noiva mais velha", Meredith diz. "Eu sei quem eu sou e o que espero de um homem, e sei o suficiente para pôr isso de lado e aceitar que o que eu preciso em um homem é o melhor que se pode ter.""
Meredith não levou nenhum vestido da Becket's, mas senti que sua história teve um final feliz - e que seu casamento foi perfeito.
"Às vezes, as mães sabem a coisa certa para se dizer."
Esse livro é realmente "Uma história sobre o amor que desejamos às nossas filhas". É sobre o amor que desejamos encontrar, que desejamos que nossas melhores amigas encontrem e que (em alguns casos) desejamos que nossas mães encontrem (pois todos merecem uma segunda ou terceira chance de encontrar a pessoa certa de verdade).
Existe uma razão para a minha classificação ser 5/5 Luas: O Momento Mágico é, e continuará a ser, um dos melhores livros que li nesse ano e me sinto madura o suficiente para dizer que, quando, e se, me casar, quero ir à Becker's Bridal tentar encontrar um vestido e chorar na frente dos espelhos da Sala Mágica.

You Might Also Like

7 comentários

  1. Fiquei curiosa para conhecer o interior do livro, deve ser lindo mesmo. A historia do livro parece linda, adorei os quotes e só pela sua descrição já gostei da Sala Mágica.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vicky, primeiro gostaria de parabeniza-la pelo blog. Estou realmente apaixonada!
    Tenho uma pergunta sobre o livro. O autor trata de algum caso de casamento homosexual?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Por não conhecer o autor, fiquei com um pé atrás... li com um certo medo. Mas é uma história muito gostosa... na verdade, várias histórias no mesmo livro e por isso vários pontos de vistas, desde clientes até funcionários... recomendo!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conheço essa autora, mas eu sou dessas que julga pela capa (confesso) e que cooooisa fofa! Já quero1

    ResponderExcluir
  5. Só pela delicadeza do arroz no kit imagino que já impressiona né.
    Lendo sua resenha fiquei com vontade de ler também..rsrs
    Já vou marcar ele na minha lista de desejados.
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Não conheço o autor do livro mas tenho vontade de ler, pois a capa e a sinopse me chamaram a atenção e depois que li algumas resenhas e comentários, minha curiosidade acerca do mesmo só aumentou.

    ResponderExcluir
  7. A frase "Uma história sobre o amor que desejamos às nossas filhas" já diz tudo não é?
    Me apaixonei pela resenha desse livro, gostaria de ler sim.
    Fora a capa que é linda e o kit muito fofo o arroz em forma de coração :)

    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe