Doki Livros | Esperando por Você, Susane Colasanti

sábado, junho 15, 2013

Esperando por Você - Dois meninos. Duas paixões. Uma garota indecisa.
Autora: Suzane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Páginas: 336
Classificação: 4/5 Luas

capa
É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek - o amor da sua vida - a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?
Esperando por Você é mais um livro para adolescentes, disso eu tenho certeza de que você sabe. Você deve saber também que muitas pessoas o consideram como chick-lit ("a literatura para garotas") - o que eu realmente não tenho certeza se se encaixa somente como chick, mas... Você deve saber também que quando se trata dessa autora, podemos esperar uma história inteligente.
"Ainda me escondendo e com medo de me desapegar. Esperando que você me encontre e me mostre o caminho."
Pois bem, a história de Marisa é "simples" e bem conhecida para várias garotas da sociedade contemporânea em que vivemos: ela pensava que sua vida estava relativamente boa, sua família era normal e tudo estava seguramente feliz. Até que cai uma bomba em seu colo e ela descobre que seus pais estão se separando.
Marisa é uma adolescente como todas as outras, até mesmo um pouco irritante no começo da narrativa, e se prende bastante apenas nos seus sentimentos, esquecendo de "nos contar" mais sobre os acontecimentos. Ela é fútil. E quando você pensa que irá parar a leitura, novos fatos te prendem na história.
Colasanti sabe tratar de temas maduros com linguagem fácil e leve - feita para jovens, mesmo - e como sempre, consegue trazer uma história que se encaixa na realidade de várias garotas, como se fosse uma maneira de dizer "Não se preocupe, tudo sempre melhora depois da tempestade".
O ponto alto do livro é o DJ misterioso. Ele entra em cena no momento perfeito e balança a história.
Quanto à Derek, o galá é o estereótipo do garoto popular da escola, lindo (pressupõe-se, já que não temos muitas descrições físicas nesse sentido) e sonho de consumo de Marisa. Já Nash, o improvável companheiro de Química da protagonista, é fofo e inteligente. Dois garotos completamente diferentes que despertam diversos sentimentos na garota - por isso o "indecisa" no subtítulo/descrição do livro.
"Quero mesmo ser o tipo de pessoa que faz isso. Que segue em frente com a vida, que perdoa as pessoas, de maneira saudável e feliz. Parece que, quando faço isso mentalmente, é uma coisa fácil Mas quando tento na vida real, não é tão fácil assim."
Esperando por Você é realmente bastante clichê, com o garoto popular, as paixonites adolescentes, as mudanças nos relacionamentos, idas e vindas com os melhores amigos, porém deixa uma mensagem boa, trata de temas atuais e "avisa" para o leitor que sim, sempre teremos decisões a tomar e sempre poderemos errar, mas ainda existem as segundas chances.
"Você chegou ao fundo do poço. Muitos de nós já estiveram lá. Mas a boa notícia é que, a partir desta situação, a vida só pode melhorar. E isso vai acontecer."

You Might Also Like

6 comentários

  1. Não gosto quando a protagonista do livro parece vazia e fútil, gosto de atitude. nada de "Esperando" quem que corre atras. Muito real este segundo quote. Apesar da historia ser clichê quero muito conferir.

    ResponderExcluir
  2. Fico logo desapontada com a leitura quando é cheia de clichês, coisas previsíveis... Bem, só lendo pra saber se realmente foi uma leitura que valeu a pena...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vitória! ^^
    Hum, vou concordar com as meninas acima: não gosto muito de histórias clichês. Acho que acaba tirando um pouco da graça da história porque você já sabe mais ou menos como vai ser.
    Porém, acho que é possível utilizar uma "fórmula" pronta e, ainda assim, fugir um pouco do comum. Não li nenhum livro da Susane ainda, mas pelo que tenho lido de resenhas, ela escreve mais ou menos como a Sara Dessen (que eu adoro!): Bota uma história bem comum, mas no meio mistura assuntos mais sérios, coisas com que o leitor possa se identificar ou ficar curioso e é ai que ela prende a pessoa u.ú

    Não sei o que esperar desse livro (e é melhor pra evitar decepção, né?), mas gostaria muito de lê-lo. ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu leio esse tipo de livro mas os clichês realmente cansam Mesmo assim, gostaria muito de ler e tirar minhas conclusões.

    ResponderExcluir
  5. Já li Esperando Por Você e amei. Não costumo ler muitos livros do gênero, mas me encantei por esse. Não é por que me identifiquei com a protagonista (pelo menos eu acho que não), mas não a vi como uma pessoa tão fútil e irritante.
    A única ressalva que faço é em relação ao Derek que foi pouco explorado e a previsibilidade da história. Até o DJ eu sabia quem era.
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que uma leitura "para garotas" às vezes é gostosa; é como as comédias românticas ou os dramas românticos, sempre tem os clichês e sempre nos pegamos assistindo. Lerei o livro, com certeza.

    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe