Doki Livros | Destino, Ally Condie

segunda-feira, abril 18, 2011

Destino (Matched)
Autora: Ally Condie
Páginas: 240
Editora: Suma das Letras
Onde Encontrar: Saraiva / Cultura
capa
Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.
Destino é, sem sombra de dúvidas, um dos livros mais aguardados do ano, e por isso (entre outras coisas) resolvi dividir essa resenha em duas partes, uma sem spoilers, outra com; porque não irei estragar as surpresas agradáveis para quem ainda não leu (:

SEM SPOILERS
Meu livro ficou cheio de tags, porque tem tanta coisa que eu quero citar... mas só lá em baixo, na parte dedicada aos spoilers (:
Como sempre, a primeira coisa a me conquistar foi a capa, a menina de vestido verde dentro de uma bolha também verde 'acordou' minha curiosidade e, depois, a sinopse terminou o trabalho ao me deixar super, hiper, mega ansiosa para o lançamento. E gostei do que encontrei ao começar a ler (anote-se que foi depois de 1 hora e 15 minutos de aula de filosofia sobre Auguste Comte, então... irei citá-lo novamente).
Logo nos primeiros capítulos começamos a nos habituar à Sociedade e seu sistema, tudo muito eficiente e tranquilo para todos -pelo menos em minha opinião. Ainda no começo, elegi meu personagem preferido: Xander Thomas Carrow, com seu sorriso, suas atitudes, nem mesmo Ky com todo o seu mistério e sensibilidade conquistou minha simpatia como o lindo garoto de olhos azuis e cabelos louros. É claro que Cassia também está na ala dos favoritos, afinal, é através dela que conhecemos a história e são suas reações e sentimentos que sentimos como se fossem nossos. Outra personagem que merece destaque é Em, uma das amigas deles. Ela lembra aquela nossa melhor amiga que praticamente tem uma crise de nervos na noite de seu primeiro encontro, fato que nos é familiar e... certo.
A leitura é fácil, você não cansa mesmo depois que horas se passaram, a história te envolve e você quer a todo custo que Cassia escolha aquele por quem você torce. Me apaixonei pela história, pelos personagens e por essa ideia distopica que funciona tão bem. Fico feliz que a Suma tenha lançado aqui e já começo a ficar ansiosa por sua continuação, Crossed. Super indico!
Ah! Antes que me esqueça, só me toquei do porque da capa no meio do livro #MomentoDevagar , mas agora eu sei, e achei a sacada simplesmente fantástica! *-*

Agora, continue a leitura por sua conta e risco, spoilers à vista (:

COM SPOILERS
Queima vermelho na escuridão.
Sábado passado, depois da aula de filosofia, abri Destino e uma das primeiras coisas que li foi "Não precisamos compreender tudo. E, como nos lembra a Sociedade, existe uma diferença entre conhecimento e tecnologia. O conhecimento não nos falha." Me lembrei instantaneamente de Comte e sua síntese da filosofia positivista "Conhecer para prever, prever para agir". A Sociedade conhece e prevê, isso deixa tudo mais fácil e cômodo. E como Comte, diferente de Clotilde DeVoux, "eu não quero dançar, eu quero conspirar", vou deixar alguns spoilers e mais um pouco da minha opinião (sem mais filosofia, prometo).
Não entre docemente naquela boa noite
No fundo, todos somos um pouco rebeldes, não? E Cassia começa a questionar quando seu avô, antes de morrer, lhe mostra o antigo papel escondido em seu estojo de pó compacto. Mas tudo é perigoso demais, não apenas para ela, mas à todos que ama. Sua família.
A principio quando a chuva caiu
Do céu tão grande e profundo
Tinha cheiro de sálvia, meu cheiro preferido. (...)
Com todas as suas dúvidas e anseios, Cassia começa a passar mais tempo com Ky, ao mesmo tempo em que sente trair -não só a confiança- de Xander. Ky a ensina a escrever. Mais perguntas aparecem... E 'segredos' aparecem por todos os lados. Depois que aprendemos a questionar, nunca mais conseguimos parar, está no ser humano ser curioso, sentir necessidade de saber mais, conhecer. E eu realmente acho que se ela tivesse confiado um pouco mais em Xander (é, me deixe defendê-lo um pouco, é meu personagem favorito, oras!), as coisas poderiam ser um pouco diferentes... rs
-As pessoas sempre dizem isso -diz Ky. -Mas o vermelho é a primeira cor da primavera. É a verdadeira cor do renascimento. Do começo.
Não tem nenhum motivo especial por esse quote (aí de cima), mas eu gosto de vermelho. E você entenderá melhor quando chegar nas páginas 188/189.
Não irei contar o final, não sou tão chata assim :p Mas antes de terminar, um último quote:
-Eu também apareci na tela, Cassia -diz ele, em voz baixa. -Mas foi ele que você escolheu ver. -E depois, rápido como um jogador que faz a última jogada, se afasta e passa pelas portas. Me deixa para trás.
Ficou curioso para saber como, quando e quem disse isso? Não se preocupe, nada é mais normal, isso já foi previsto. (:
Não perca tempo, que é escasso, e leia. =^.^=
E você sabe, a Sociedade faz tudo pensando em nosso bem-estar. Continue confiando.

Confira também o Book Trailer (:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Olá!!!
    Amei a capa, a sinopse, a resenha... Enfim, agora estou louca pra ler!
    Eu estou pensando em fazer um blog literário, você pode me dar algumas dicas para resenhas e coisas do tipo?
    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe