Doki Livros | Thirteen Reasons Why, Jay Asher

segunda-feira, março 21, 2011

Thirteen Reasons Why (Os 13 Porquês)

Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 256
Onde Encontrar: Saraiva / Cultura

capa internacional
Eu poderia começar essa resenha dizendo apenas que é bom, que e bem escrito, mas não seria fiel à minha opinião. Aproveite a resenha, que mais tarde vem minha opinião.
Hannah, a colegial problemática, cometeu suicídio quinze dias antes da história começar. E ela começa quando Clay Jensen, um de seus colegas, recebe em casa um pacote sem remetente contendo treze fitas cassete, com os lados numerados de 1 a 13. Clay leva um choque quando ouve a voz de Hannah sair das fitas - e fica mais apreensivo quando descobre que a garota gravou aquilo tudo como uma justificativa, seu desabafo sobre os treze motivos que a levaram ao suicídio, imputados a diversas pessoas da escola.
Clay não entende o motivo de estar nas fitas; ele gostava de Hannah Baker e havia ficado com ela recentemente em uma festa. Mas depois a garota passou a evitá-lo. E tudo o que ele quer é descobrir em que medida poderia ter responsabilidade em sua morte. Segue-se uma longa noite em claro, em que os podres de vários colegas vão aparecendo e se encaixando na vida tortuosa de Hannah, desencadeando o sentimento de desistência que acaba por lhe tirar a vida. Uma das virtudes do autor, Jay Asher, foi escrever sua história quase como um livro de mistério; é impossível conter a ansiedade para saber o que vai acontecer no próximo capítulo, o que a garota vai contar na próxima fita. Outra, tratar de um assunto pesado numa linguagem acessível e coloquial, misturando a voz de Hannah nas fitas e a reação de Clay em seus pensamentos.

"Olá, meninos e meninas. Hannah Barker aqui. Ao vivo e em som (...) Eu espero que você esteja pronto, porque estou prestes a te contar a história da minha vida.Mais especificamente, de como a minha vida acabou. E se você está escutando estas fitas, você é uma das treze razões."

Esse trecho está bem no começo do livro e me chamou muita atenção, foi uma das razões de ter começado a ler o livro..
Eu li em inglês, na versão britânica, mas a capa que ilustra esse post é da versão americana, sim, eu sei, eu sou do contra... Quando terminei de ler, me lembrei muito de I Love You, I Hate You, I Miss You, por se tratar de um assunto tão delicado quanto a morte. Assim como em I Love You, I Hate You, I Miss You, chorei muito enquanto lia. Aqui no Brasil é conhecido como Os 13 Porques, posso dizer que realmente prefiro em ingles (a capa brasileira também me chocou um pouco).
No blog http://hannahsreasons.blogspot.com/ você pode ouvir as fitas gravadas pela Hannah. Ainda não tive oportunidade de ouvi-las, mas irei.
Capa Brasileira

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe