Doki Livros | Jogos Vorazes, Suzanne Collins

terça-feira, março 15, 2011

Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Páginas: 400
Editora Rocco
Onde Encontrar: Saraiva
capa
Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'? 

E aqui vai a resenha de "Jogos Vorazes", um dos melhores livro de 2010, na minha humilde opinião.
Katniss se oferece para participar dos Jogos Vorazes no lugar de sua irmã, Prim. O outro concorrente de sua "cidade", o Distrito 12, é Peeta, o filho do padeiro. Então a história começa, realmente.
Mas antes disso, vamos dar uma olhada na vida de Catnip antes disso tudo:
"-A gente teria como fazer isso, sabe -diz Gale, calmamente.
-O que? -pergunto.
-Sair do Distrito. Fugir daqui. Viver na floresta. Você e eu, a gente conseguiria -completa."
Katniss vivia principalmente da venda das caças que fazia na floresta com Gale. Sua vida não era perfeita, mas era no mínimo... básica. Sua relação com Gale não era apenas amizade ou parceria de negócios, era algo mais, mas ela não teve tempo de descobrir. E havia sua família, sua mãe e sua irmã, Prim. Vivia pelas duas, fazia o possível para proporcionar o mínimo para elas. Até ela ter que ir aos Jogos. Então Gale promete cuidar delas.
Sinceramente, eu gosto de Gale. Não sabemos muito sobre ele, apenas o que Katniss, ou Catnip (como ele a chama), lembra, mas mesmo assim, é o personagem que mais ficou em minha mente enquanto lia.
"Bem, há uma garota. Sou apaixonado por ela desde sempre. Mas tenho certeza de que ela não sabia que eu existia até a colheita.
Sons de solidariedade ecoam na multidão. Amores não correspondidos com os quais eles se identificam.
-Ela tem namorado?
-Não sei, mas muitos garotos gostam dela.
-Então, olha só o que você vai fazer. Você vence e volta pra casa. Ela não vai poder te recusar nessas circunstâncias, vai? -Diz Caesar, incentivando-o.
-Não sei se vai dar certo. Vencer... não vai ajudar nesse caso.
-E por que não? -quis saber Caesar, aturdido.
Peeta enrubece e gagueja.
-Porque... porque... porque ela veio para cá comigo."
E então a preparação dos competidores para os Jogos começam. E temos Peeta. O garoto do pão. Sempre gentil e com um sorriso encantador, fofo. É difícil não ficar dividida como Katniss ficou, não há como ficar de outra maneira em sua situação.
Temos também Cinna, o estilista, que parece ser o mais compreensivo e amigável dali. Junto com sua equipe, transforma nossa menina em uma garota-quente.
Os Jogos começam e tudo o que posso dizer é que as regras de boa convivência não se aplicam por aqui. 'Cada um por si e Deus para todos' é uma boa definição. Mas existem exceções... Como Rue, a aliada de Katniss. Durante toda a leitura, cada página te deixa pensando, cada acontecimento, cada diálogo, cada aliança.
A adrenalina é constante e o ritmo da leitura também. É o tipo de livro que se lê com prazer. Suzanne Collins foi brilhante.
"O garoto do pão já está me escapando."
Mal consigo esperar por "Catching Fire".

O que vem por ai...
Catching Fire, segundo volume da série Jogos Vorazes.
Previsão de lançamento: Primeiro semestre de 2011.
Sinopse: Depois de no primeiro volume Katniss se oferecer para substituir a irmã mais nova nos Jogos Vorazes, que têm como lema “matar ou morrer”, contra todas as expectativas, não só Katniss Everdeen venceu os Jogos Vorazes, como pela primeira vez na história desta competição dois tributos conseguiram sair da arena com vida. Os dois jovens Katniss e Peeta tornaram-se agora principais rostos de uma rebelião que nunca esteve em seus planos. E o Capitólio não fará qualquer menção para se vingar…

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe