Entrevista - Georgette Silen

terça-feira, março 15, 2011

Olá! Tive o prazer de entrevistar Georgette Silen.
É tão legal entrevistar os autores (brasileiros e estrangeiros) porque acabamos percebendo que eles são pessoas 'como a gente'. *-* Bom, confira a entrevista:

*Quando você começou a escrever e o que te motivou?
Eu sempre escrevi desde a adolescência, quando comecei a fazer teatro e tinha que criar roteiros e peças teatrais para os grupos escolares. Foi o trabalho com teatro que me motivou a escrever histórias, contá-las e depois me estimulou a querer publicá-las.

*Como é ser uma escritora no Brasil?
Ser escritor no Brasil é assumir uma profissão, uma condição. Você precisa estudar para se aperfeiçoar, você tem que se dedicar a ela como em qualquer outro trabalho. Não posso dizer como é ser um escritor fora do Brasil, se é mais fácil ou não, mas aqui no Brasil você enfrenta as mesmas dificuldades como em todas as profissões: aprendizado, prática, reconhecimento e retorno.

*Qual é a melhor parte em escrever? E qual a pior?

A melhor é criar todo um universo novo, com personagens que estão na sua cabeça e que decidem criar vida e contar suas histórias. Você é responsável por ser o veiculo entre sua imaginação e a realidade para o leitor.
A mais dificil é quando sua história chega em um momento onde parece não haver uma saída para o enredo. Então você precisa relaxar, parar, refletir, reescrever, reestruturar, as vezes até começar de um novo ponto outra vez, e conflitar suas ideias. Ou simplesmente relaxar e fazer outra coisa no momento em que esses entraves acontecem


*Recentemente, vi o livro "Tratado Secreto de Magia". Você sempre participa de antologias como essa?
 Participei de várias antologias e continuo participando de algumas esse ano e para o ano que vem. Antologias são um bom termômetro para medir a intensidade com que suas tramas chegam ao leitor. Se entre vários contos, os leitores te mandam email e conversam sobre sua história, isso significa que viram um diferencial em você, na sua narrativa.
A lista de obras em que participei pode ser vista no blog http://georgettesilen.blogspot.com


*Você também organiza antologias, como é essa experiência?
Bastante cansativa e também estimulante. Quando se organiza algo você se expõe as criticas que vem de vários lados, tanto de autores quanto leitores. Não posso reclamar, é um trabalho que dá energia e que ensina muito.

*O que gosta de fazer quando tem um tempo livre?
Ler. rsrsrsrs
Mas também gosto de viajar, ou simplesmente ficar em casa e dormir...Adoro dormir...rsrsrs

*De que tipo de livros você gosta? Algum autor preferido...?
Adoro livros de fantasia, sempre gostei. Mas gosto muito de suspense também, livros de Arte e também de História, Mitologia, entre outros nesse estilo.
Autor? Dificil, são tantos, rsrsrs.. Gosto muito de Joseph Campbell, pelo referencial mitologico e arquétipo que ele me proporciona.

*De que tipo de música você gosta? Alguma banda ou cantor(a) preferido?
Gosto de MPB, jazz, blues, musica clássica e instrumental. Também tenho muitas bandas e cantores favoritos, fica dificil escolher um só.

*Você tem alguma coisa em comum com seus personagens?
Todo autor acaba colocando alguma coisa de si mesmo em seus personagens. Na verdade cada um dos meus tem algo que me motiva, pode ser a alegria, ou até mesmo a tristeza, depende do estilo do personagem ou do que ele deseja comunicar. Sempre tem algo sim, com certeza.

*No que anda trabalhando atualmente?
Na divulgação do meu livro solo, Lázarus, publicado pela editora Novo Século. Estou divulgando muito esse trabalho, promovendo resenhas em blogs e sites, além de entrevistas em jornais e blogs, tudo para que o publico leitor conheça o livro e aprecie a estória. Além disso, estou revisando os outros três volumes do Lázarus, e mexendo em projetos paralelos de outras histórias.

*Qual o conselho você deixaria para quem está começando a escrever agora?
Não ter medo de críticas. Elas sempre vão existir e se você desistir na primeira critica negativa, então não conseguirá dizer a que veio na literatura. Defenda seu trabalho, aceite as sugestões e criticas, pese-as  e aproveite o que puder tirar de bom para melhorar seu trabalho, mas nunca desista por ser criticado.

Obrigada, foi um prazer entrevistá-la. ^-^
O prazer foi todo meu e obrigada a todos os leitores.
Quem quiser me contatar pode usar o email: missgette@yahoo.com.br,
Twiter: @georgettesilen


Então, é isso aí. ^-^
Foi muito legal =)

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por passar no Doki Doki :) A sua visita é muito importante para mim. Gostou de alguma coisa? Não gostou? Me conte! ;)

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Editora parceira

Subscribe